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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41734
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4488-5210 |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O imaginário sempre floresce: um caminho pelas flores da mitologia aos contos de fadas de Hans Christian Andersen |
Título (s) alternativo (s): | The imaginary always blooms: a journey through the flowers from mythology to the fairy tales of Hans Christian Andersen |
Autor: | Soncini, Gabriela Regina |
Primer orientador: | Souza, Enivalda Nunes Freitas e |
Primer miembro de la banca: | Pereira, Kênia Maria de Almeida |
Segundo miembro de la banca: | Cunha, Jakeline Fernandes |
Tercer miembro de la banca: | Campos, Fernanda Cristina de |
Cuarto miembro de la banca: | Barth, Pedro Afonso |
Resumen: | As flores representam forças imagéticas profundas nas narrativas. Imagens vegetais povoavam o mundo antigo, pois simbolizavam uma relação constante que os povos arcaicos tinham com o seu meio natural, cujos fenômenos eram desconhecidos e misteriosos. Os paraísos e os mundos invisíveis sempre trazem em seu cerne a ideia de um jardim, revelando poeticamente um imaginário rodeado por flores. Diante do encantamento pelo que floresce, vários mitos buscaram contar sobre o nascimento da flora. São histórias belas, muitas vezes com características trágicas, que narram sobre jovens que morreram na “flor da idade” e se transformaram. As flores são imagens além de tudo poéticas, são formas míticas imemoriais, e seus significados chegam até os dias de hoje ainda encantados e cantados pelas vozes antigas. As imagens de flores também estão presentes fortemente nos contos de fadas. Muitas vezes, é o desejo por uma flor que desencadeia o rumo da história ou mesmo encontrar uma flor é um meio de cura mágica para um encantamento. As narrativas e poesias que evocam as flores são muitas e o intuito deste trabalho é fazer um caminho de análise, um recorte de imagens das flores na mitologia, especialmente a mitologia grega, e também no imaginário religioso cristão, para alcançar a representação das flores em contos de fadas clássicos, para, enfim, se realizar uma leitura mais profunda de alguns contos de Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês, autor de mais de 156 contos de fadas. Inspirado por diversas mitologias (principalmente a grega e a nórdica), histórias cristãs, histórias populares, poesias e lendas, Andersen escreveu inúmeras histórias e as flores, em suas narrativas, representam pertinente caminho de análise e estudo, já que as mesmas causam profundas lembranças e sentimentos poéticos na obra do escritor. As flores em Andersen são parte essencial da tessitura da narrativa contada, além de visitarem temas míticos primordiais. Neste trabalho, serão analisadas as narrativas de Andersen em que as flores são personagens com características humanas, como em contos em que as flores possuem profundo destaque na trajetória dos personagens. Dessa forma, essa tese realiza um estudo arqueológico, em que as imagens das flores é que vão delinear o caminho de pesquisa pelas histórias que floresceram no imaginário das narrativas mágicas. |
Abstract: | Flowers symbolize profound imagery within narratives. Vegetable imagery pervaded the ancient world, representing the enduring relationship that archaic people maintained with their natural environment. Those phenomena were unknown and mysterious. Paradises and unseen realms consistently feature gardens at their core, poetically enveloped in images of flowers. Given the enchantment of flowers, numerous myths have sought to explain their origins. These are beautiful tales, often imbued with tragic elements, recounting the stories of young individuals who perished in the "flower of age," transforming into flowers themselves. Flowers transcend mere poetic symbolism. They embody timeless mythical forms for which their significance persists to this day, still echoing ancient voices. Floral imagery also permeates fairy tales extensively. Often, a quest for a flower initiates the narrative, or the discovery of a flower serves as a magical means to break an enchantment. Many narratives and poems evoke flowers and the aim of this work is to undertake an analytical journey. A selection of floral images in mythology, particularly Greek and Christian, leading to an examination of their portrayal in classic fairy tales. Finally, a deeper exploration of select stories by Hans Christian Andersen, the Danish writer renowned for his more than one hundred and fifty-six fairy tales. Drawing inspiration from various mythologies, chiefly Greek and Norse, Christian narratives, folk tales, poetry, and legends. Andersen crafted countless stories, with flowers serving as a significant avenue for analysis and study, evoking deep memories and poetic sentiments within his works. In Andersen's narratives, flowers constitute an integral part of the narrative fabric, often revisiting primordial mythical themes. This thesis aims to conduct an archaeological study wherein floral imagery delineates the research path through the enchanting narratives that have flourished in the realm of imagination. |
Palabras clave: | Imaginário Contos de fadas Mitologia Simbologia das flores Hans Christian Andersen Imaginary Fairy tales Mythology Symbolism of flowers |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Tema: | Literatura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Cita: | SONCINI, Gabriela Regina. O imaginário sempre floresce: um caminho pelas flores da mitologia aos contos de fadas de Hans Christian Andersen. 2024. 221 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.180. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.180 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41734 |
Fecha de defensa: | 26-feb-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. |
Aparece en las colecciones: | TESE - Estudos Literários |
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