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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-0779-6086
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Zumbi assombra quem?, uma rapsódia de allan da rosa, transpondo a barreira da invisibilidade dos corpos pretos
Título (s) alternativo (s): Zombie haunts who?, a rhapsody by allan da rosa, crossing the barrier of invisibility of black bodies
Autor: Ribeiro, Olbia Cristina
Primer orientador: Vianna, Cintia Camargo
Primer miembro de la banca: Borges, Lilliân Alves
Segundo miembro de la banca: López, Camila Soares
Resumen: Nesta dissertação de mestrado, analisamos a obra Zumbi assombra quem? (2017), de Allan Santos da Rosa, autor negro da periferia de São Paulo. O objetivo principal é compreender como essa obra revifica a rapsódia e transpõe ficcionalmente a barreira da invisibilidade dos corpos pretos, problematizando as representações histórico-sociais de Zumbi. Os objetivos específicos consistem em: destacar as trajetórias pessoal e profissional de Allan da Rosa; delinear e a analisar as vozes discursivas presentes em Zumbi assombra quem?, com foco nos sujeitos polifônicos centrais, os personagens Candê e Tio Prabin; entender a correspondência entre o ficcional e o real, no encruzilhamento dos corpos pretos retratados no texto literário; pensar sobre o processo de o sujeito tornar-se negro. A obra é criada na articulação de uma multiplicidade de gêneros textuais que dialogam entre si, e a partir da colagem e da remodelagem de muitas histórias que se entrelaçam e fazem com que o leitor se perca num tecido composto por várias espacialidades e diferentes temporalidades históricas. Para a construção do referencial teórico e das análises, nos baseamos em autores como: Chamie (1970) e Sarrazac (2012, 2013), que nos apontam possibilidades de reflexão quanto à escrita rapsódica; Bâ (2010), para expandir a nossa compreensão quanto às tradições orais, à ancestralidade e à oralidade; Bakhtin (2010), Canevacci (2004) e Süssekind (2022), para a discussão da polifonia e da coralidade; Nascimento (1985), Souza (1983), Munanga (1996, 2013) e Moore (2007), que nos possibilitam pensar sobre o racismo, os movimentos negros, o quilombo, a cultura e a identidade negra; Chauí (2008), Candido (2006, 2011) e Cuti (2010), para refletirmos sobre a ideologia, os modos de representação da realidade e como o real atravessa os escritos literários. Com a pesquisa, chegamos ao entendimento de que a escrita rapsódica é capaz de subverter padrões criados por uma escrita eurocêntrica e de conceder voz para que o escritor subalterno fale e seja ouvido, enquanto se apropria do espaço literário com uma obra que representa a literatura negro-brasileira.
Abstract: In this master's thesis, we analyze the work Zumbi assombra quem? (2017), by Allan Santos da Rosa, a black author from the outskirts of São Paulo. The main objective is to understand how this work revamps rhapsody and fictionally transposes the barrier of invisibility of black bodies, problematizing the historical and social representations of Zumbi. The specific objectives are: to highlight Allan da Rosa's personal and professional trajectories; to outline and analyze the discursive voices present in Zumbi haunts who?, focusing on the central polyphonic subjects, the characters Candê and Tio Prabin; to understand the correspondence between the fictional and the real, at the crossroads of the black bodies portrayed in the literary text; to think about the process of the subject becoming black. The work is created in the articulation of a multiplicity of textual genres that dialogue with each other, and from the collage and remodeling of many stories that intertwine and make the reader get lost in a fabric made up of various spatialities and different historical temporalities. In order to build the theoretical framework and analysis, we drew on authors such as: Chamie (1970) and Sarrazac (2012, 2013), who point out possibilities for reflection on rhapsodic writing; Bâ (2010), to expand our understanding of oral traditions, ancestry and orality; Bakhtin (2010), Canevacci (2004) and Süssekind (2022), to discuss polyphony and chorality; Nascimento (1985), Souza (1983), Munanga (1996, 2013) and Moore (2007), who enable us to think about racism, black movements, quilombo, culture and black identity; Chauí (2008), Candido (2006, 2011) and Cuti (2010), to reflect on ideology, the ways in which reality is represented and how reality crosses literary writings. Through the research, we have come to understand that rhapsodic writing is capable of subverting patterns created by Eurocentric writing and of giving a voice for the subaltern writer to speak and be heard, while appropriating the literary space with a work that represents black-Brazilian literature.
Palabras clave: Allan da Rosa
literatura negro-brasileira
Ancestralidade
Rapsódia
Polifonia
black-Brazilian literature
Ancestry
Rhapsody
Polyphony
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Tema: Literatura
Rosa, Allan Santos da, 1976- - Crítica e interpretação
Literatura brasileira - Escritores negros
Negras na literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Cita: RIBEIRO, Olbia Cristina. Zumbi assombra quem?, uma rapsódia de Allan da Rosa, transpondo a barreira da invisibilidade dos corpos pretos. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.666.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.666Inclui
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41693
Fecha de defensa: 27-nov-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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