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dc.creatorFerreira, Eduarda Mendes-
dc.date.accessioned2024-07-17T19:33:21Z-
dc.date.available2024-07-17T19:33:21Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Eduarda Mendes. Estratégias de Formação de Preço de uma Empresa do Ramo de Decoração em Santa Juliana/MG. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41687-
dc.description.abstractThe current economic climate and intense competition require business managers to employ tools that help them stay in the market and become more competitive. This entails careful attention to product costs as well as the structure of sales prices. Against this backdrop, it is crucial for organizations to develop effective pricing strategies. Thus, the general objective of this research was to identify the pricing strategies used by a company in the decoration industry based in Santa Juliana/MG. Semi-structured interviews and document analysis were used for data collection. Content analysis was used for analysis. The results showed that the most important element in the definition of the price is the costs added to a markup and that profit is the main objective in pricing in the analyzed company. Regarding the decision-making on prices, this is usually led by the company's manager, with the support of specialized consultants. This study generates contributions by developing a theoretical-empirical research, which can help in the discussion about price formation in the decoration industry. It also contributes to the managers of decoration companies by enabling the knowledge and understanding of the specificities related to price formation in the sector in order to generate and maintain competitiveness. Finally, it also contributes to academics and researchers, highlighting the variables considered in pricing in companies in the field, directing the development of new research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPreços de vendapt_BR
dc.subjectEstratégias de formação de preçopt_BR
dc.subjectSales pricespt_BR
dc.subjectPricing strategiespt_BR
dc.subjectEmpresas de serviçopt_BR
dc.subjectSetor de decoraçãopt_BR
dc.subjectService companiespt_BR
dc.subjectDecorations sectorpt_BR
dc.titleEstratégias de formação de preço de uma empresa do ramo de decoração em Santa Juliana/MGpt_BR
dc.title.alternativePrice Formation Strategies of a Company in the Decoration Industrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fehr, Lara Cristina Francisco de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7316310548510815pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO clima econômico atual e a concorrência intensa exigem que os gestores empresariais empreguem ferramentas que os auxiliem a permanecer no mercado e a se tornarem mais competitivos. Isso implica em uma atenção cuidadosa aos custos dos produtos, bem como à estrutura dos preços de venda. Diante desse panorama, é crucial que as organizações desenvolvam estratégias eficazes de formação de preço. Assim, o objetivo geral da presente pesquisa foi identificar as estratégias de formação de preço utilizadas por uma empresa no ramo de decorações sediada em Santa Juliana/MG. Para coleta dos dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a análise documental. Para análise, empregou-se a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o elemento considerado mais importante na definição do preço são os custos somados a um markup e que o lucro é o objetivo principal na precificação na empresa analisada. Com relação à tomada de decisão sobre os preços, esta é geralmente liderada pelo gestor da empresa, com suporte de consultores especializados. Este estudo gera contribuições ao desenvolver uma pesquisa teórico-empírica, a qual pode auxiliar na discussão sobre formação do preço no ramo de decorações. Contribui, ainda, para os gestores de empresas de decoração ao possibilitar o conhecimento e entendimento das especificidades relacionadas à formação de preço no setor de forma a gerar e manter competividade. Por fim, contribui também com acadêmicos e pesquisadores, evidenciando as variáveis consideradas na precificação em empresas do ramo, direcionando o desenvolvimento de novas pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApt_BR
dc.orcid.putcode163853494-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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