Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41650
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3028-6439
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga
Alternate title (s): Six times Luke: meaningful reading and the construction of subjectivity in the work of Lygia Bojunga
Author: Oliveira , Carmen Janete Agliardi
First Advisor: Ferreira, Carolina Duarte Damasceno
First member of the Committee: Loyola, Juliana Silva
Second member of the Committee: Barth, Pedro Afonso
Summary: O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta didática a partir da obra de Lygia Bojunga, Seis vezes Lucas com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, a partir da mediação da literatura, leituras compartilhadas, registros no diário de leitura, contato com outros gêneros, buscando tornar a leitura literária uma experiência significativa para o participante. A finalidade dessa proposta foi orientar os alunos em um processo de apropriação e experiência literária por meio da leitura subjetiva, a partir da obra de Lygia Bojunga. A experiência de ler uma obra literária é desafiadora e única. Para percorrer os caminhos da leitura, esperava-se um envolvimento singular e individual do leitor, por meio de um resgate de sensações tanto de leituras prévias quanto de vivências da realidade. Assim, é a formação do sujeito leitor a que se propôs esta pesquisa. Utilizamos a metodologia de natureza qualitativa e descritiva para o desenvolvimento da pesquisa ação, conforme os apontamentos de Thiollent (2011). Ao trabalhar o livro Seis vezes Lucas buscamos encorajar as abordagens sensíveis da obra, atentar para a recepção dos participantes e as suas expressões, orais, escritas, com linguagem verbal e não verbal, diante da leitura feita. Foi utilizado também o diário de leituras como instrumento teórico-metodológico para a coleta de dados. Quanto à fundamentação teórica, baseou-se em estudos sobre o letramento literário (Cosson, 2012) leitura subjetiva (Bajour, 2012; Jouve, 2002, 2013; Langlade, 2013; Rouxel, 2012, 2013b) e construção de sentidos (entre outros).
Abstract: This thesis aimed at proposing a teaching method based on the work Seis vezes Lucas (Six times Lucas) by Lygia Bojunga for providing students with a valuable experience on reading literary text. The method was implemented in a nineth grade class of an elementary school. It comprised literature mediation, sharing readings, reading diary entries, and approach to different genres. The goal was to guide students through the process of understanding and experimenting literary text by means of a subjective reading of the Bojunga’s work. Reading a literary text is a unique, challenging experience. The path of reading presumed reader’s direct and personal engagement to the process, evoking feelings both from previous readings and life experience. Thus, the ultimate goal was the reader’s training. This research applies a qualitative, descriptive methodological approach to the development action research, as argued by Thiollent (2011). By working with Seis vezes Lucas, this study encourages subjective approaches to text and considers students’ perception of the reading, considering their means of expression – oral or written, with verbal and nonverbal language. Reading diary was also used as theoretical and methodological tool for data collection. The theoretical framework comprises studies on literary literacy (Cosson, 2012) subjective reading (Bajour, 2012; Jouve, 2002, 2013; Langlade, 2013; Rouxel, 2012, 2013b), and meaning making (and others).
Keywords: letramento literário
mediação da leitura
leitura subjetiva
Lygia Bojunga.
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística
Literatura - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: OLIVEIRA, Carmen Janete Agliardi. Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga. 2024.119 f. Dissertação ( Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41650
Date of defense: 21-Mar-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeisVezesLucas.pdfDissertação3.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons