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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41648
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-9760-7153 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Percursos e percalços entre a formação e o ser professor de física: motivações para a prática pedagógica |
Alternate title (s): | Paths between formation and physics teaching: motivations for pedagogical practice |
Author: | Faria, Maryelly da Silva |
First Advisor: | Ustra, Sandro Rogério Vargas |
First member of the Committee: | Terrazzan, Eduardo Adolfo |
Second member of the Committee: | Sales, Nilva Lúcia Lombardi Sales |
Third member of the Committee: | Silva, Fernanda Duarte Araujo |
Fourth member of the Committee: | Lima, Sorandra Correa de |
Summary: | A formação de professores de Física é envolta pela problemática dos altos índices de evasão e desistência. Constata-se elevado déficit de professores da área de Física atuando nas escolas públicas, sendo um dos motivos o pouco interesse pela permanência na carreira docente. As condições de trabalho dos docentes apresentam cenários adversos: violência na escola, descaso com a saúde física e mental dos professores, poucos recursos e suporte. Ser professor de Física implica em inúmeros desafios, que vão desde o seu fazer profissional às políticas públicas e relações sociais. Partindo disso, o objetivo desta pesquisa é identificar quais elementos motivacionais podem contribuir para os professores de Física egressos da UFU se engajarem na profissão docente. Estudar a motivação é analisar o que faz as pessoas realizarem determinadas ações para alcançarem seus objetivos. Para compreender os aspectos que contribuem para a motivação docente foram trazidas como respaldo à investigação a Teoria da Autodeterminação e a Teoria da Autoeficácia. As vozes participantes desta pesquisa foram professores egressos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Santa Mônica, que atuam na educação básica. O corpus foi composto por duas etapas: questionário e entrevista, ambos aplicados remotamente. Realizou-se a análise de dados por meio da Análise Textual Discursiva. As categorias foram elaboradas a posteriori com base na estrutura conceitual definida para a pesquisa e dados coletados. Das análises foi evidenciado que o gosto pela Física tangencia a permanência no curso, o que possibilita a vivência em atividades que envolvem a prática docente e as reflexões pertinentes à construção de uma formação sólida dos saberes necessários ao exercício da profissão. Alguns motivos externos também guiam a intencionalidade enquanto licenciando, como a busca da independência financeira. A maior queixa em relação a formação inicial é sobre como os saberes pedagógicos foram desenvolvidos durante o curso pelos professores formadores. A figura do professor formador influencia não só o tornar professor, mas também a postura profissional, logo, a atuação deles deve contemplar o que se espera do futuro professor. Considera-se que as experiências durante a graduação são relevantes para a identificação com a docência e regulação da motivação para a escolha em atuar como professor. Os docentes, em sua maioria, demostram permanência com algum grau de engajamento. Essa permanência é mediada pelos fatores ambientais, que apoiam a necessidade de autonomia, competência e pertencimento. Identificou-se a importância da satisfação da necessidade de pertencimento para o comportamento engajado de dimensão emocional. Apesar disso, evidencia-se que a estrutura de trabalho da rede Estadual de Minas Gerais faz com que os professores tenham desejo de atuar em outros níveis de ensino ou institutos federais. Eles também mostram que, mesmo gostando do trabalho como docente, os tensionamentos podem fazer com que procurem outros caminhos para manter uma vida digna para si e sua família. |
Abstract: | The education of physics teachers is surrounded by the problem of high dropout rates. There is a high shortage of physics teachers working in public schools, one of the reasons being a lack of interest in remaining in a teaching career. Teachers' working conditions present adverse scenarios: violence at school, disregard for teachers' physical and mental health, few resources and support. Being a physics teacher involves numerous challenges, ranging from professional practice to public policies and social relations. With this in mind, the aim of this research is to identify which motivational elements can contribute to physics teachers graduating from UFU becoming engaged in the teaching profession. Studying motivation means analyzing what makes people take certain actions to achieve their goals. In order to understand the aspects that contribute to teacher motivation, the Self-Determination Theory and the Self-Efficacy Theory were brought to support the research. The participants in this research were teachers who had graduated from the Physics degree course at the Federal University of Uberlândia (UFU), Santa Mônica campus, and who work in basic education. The corpus consisted of two stages: a questionnaire and an interview, both applied remotely. The data was analyzed using Textual Discourse Analysis. The categories were drawn up a posteriori based on the conceptual structure defined for the research and the data collected. From the analysis, it emerged that the interest in physics has a tangential effect on staying on the course,which allows them to experience activities that involve teaching practice and reflections that are pertinent to building solid training in the knowledge needed to practice the profession. Some external motives also guide their intentions as undergraduates, such as the search for financial independence. The biggest complaint about initial training is how pedagogical knowledge was developed during the course by the teacher educators. The figure of the teacher educator influences not only becoming a teacher, but also their professional attitude, so their actions must take into account what is expected of the future teacher. It is considered that experiences during undergraduate studies are relevant to identifying with the profession and regulating the motivation for choosing to work as a teacher. The majority of teachers show that they remain engaged to some degree. This permanence is mediated by environmental factors, which support the need for autonomy, competence and belonging. The importance of satisfying the need to belong for emotionally engaged behavior was identified. Despite this, it is noted that the work structure of the Minas Gerais state school system leads teachers have the desire to work at other levels of education or federal institutes. They also show that, even though they enjoy their work as teachers, the stresses can make them look for other ways to maintain a proper life for themselves and their families. |
Keywords: | Formação inicial e permanente Professores de Física Motivação Teoria da autodeterminação |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Educação Professores - Satisfação no trabalho Motivação na educação Física (Ensino médio) Professores de física |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | FARIA, Maryelly da Silva. Percursos e Percalços entre a formação e o ser professor de Física : motivações para a prática pedagógica. 2023. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.98. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.98 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41648 |
Date of defense: | 23-Feb-2023 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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