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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41639
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6309-1016 |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Política de formação de professores para educação bilíngue de surdos |
Título (s) alternativo (s): | Teacher Training Policy for Bilingual Deaf Education |
Autor: | Lima, Marcia Dias |
Primer orientador: | Silva, Lazara Cristina da |
Primer miembro de la banca: | Borges, Maria Celia |
Segundo miembro de la banca: | Campos, Mariana de Lima Isaac Leandro |
Tercer miembro de la banca: | Hollosi, Marcio |
Cuarto miembro de la banca: | Souza, Vilma Aparecida de |
Resumen: | Esta pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Linha de Pesquisa “Estado, Políticas e Gestão da Educação”, se insere na temática de políticas para a formação de professores, tendo como tema: “POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS”. Nesse sentido, o principal objetivo foi analisar as políticas públicas e a orientação dos textos legais sobre a formação de professores para a Educação de Surdos no período de 2002 a 2022. Os objetivos específicos do estudo foram: discutir a política da Educação de Surdos na visão dos estudos culturais; discorrer sobre como se configurou a Educação de Surdos no Brasil; explicitar como ocorre a formação de professores de estudantes Surdos no Brasil; descrever como as políticas de formação de professores contemplam a formação de professores para a Educação Bilíngue de Surdos, apresentar princípios orientadores para a elaboração de uma proposta de formação dos professores de Surdos numa perspectiva bilíngue. A metodologia empregada se configurou como qualitativa e exploratória, envolvendo, principalmente, a análise documental. Nesse contexto, a hipótese central da pesquisa foi que a política de formação de professores para a Educação de Surdos, conforme estabelecida nos documentos regulatórios brasileiros de 2002 a 2022, é inadequada, uma vez que não prepara os professores na teoria e prática para trabalharem, efetivamente, na modalidade escolar da Educação Bilíngue de Surdos. Os resultados revelaram que os cursos de graduação não atendem adequadamente às exigências legais para a Educação Bilíngue de Surdos. Observa-se um interesse isolado por questões educacionais e linguísticas dos Surdos entre professores e pesquisadores. Desse modo, recomenda-se implementar medidas que incluam a análise da língua de sinais, estudos culturais, diálogo com a comunidade Surda e reflexão sobre os fundamentos de uma educação que valorize a língua, identidade e cultura Surdas. É fundamental promover a autonomia dos docentes, por meio de formações que permitam uma abordagem mais integrada e menos estruturada. A abordagem bilíngue é crucial para reduzir a lacuna linguística e fortalecer a capacidade dos alunos Surdos de compreenderem conceitos complexos e participarem plenamente do currículo escolar. Diante disso, sugere-se uma estratégia contínua e colaborativa entre teoria, prática e reflexão na formação de professores. A política de formação deve incluir diretrizes claras, desenvolvimento de currículos específicos, garantia de recursos financeiros, colaboração institucional, monitoramento contínuo e incentivo à pesquisa. A formação inicial e a continuada ainda necessitam de políticas de Estado eficazes que, realmente, preparem os professores para a realidade da Educação Bilíngue de Surdos. Ademais, este estudo concluiu que as políticas brasileiras de formação de professores para a Educação de Surdos não preparam adequadamente os educadores para atuarem na modalidade de Educação Bilíngue de Surdos, tanto teoricamente quanto na prática. Por fim, destaca-se a necessidade de uma revisão crítica das políticas atuais e a implementação de diretrizes claras, desenvolvimento de currículos específicos e fomento à colaboração institucional, com o objetivo de promover uma educação mais inclusiva e eficaz para a comunidade Surda. |
Abstract: | This PhD research is associated with the Post-Graduation Program in Education at the Federal University of Uberlândia, in the research line “Estado, Políticas e Gestão da Educação” (State, Policies and Education Management), and it takes part in the policies for the teacher’s formation issues with the theme: “TEACHER FORMATION POLICIES FOR BILINGUAL EDUCATION FOR THE DEAF”. In this sense, the main objective was to analyze the public policies and the orientation of the legal texts about teachers’ formation towards Education for the Deaf in the period from 2002 to 2022. The study’s specific objectives were: to discuss the policy of deaf education from the cultural studies’ perspective; to discourse about how Education for the Deaf was configured in Brazil; to explain how Deaf students teachers’ formation takes place in Brazil; to describe how teachers’ formation policies contemplate the teachers’ formation for Bilingual Education for the Deaf, to present guide principles to elaborate a new proposal for Deaf students teachers’ formation in a bilingual perspective. The methodology used in this research was configured as qualitative and exploratory, involving, mainly, documental analysis. In this context, the research’s main hypothesis was that the teachers’ formation policy for Education for the Deaf, as established in the Brazilian regulatory documents from 2002 to 2022, is inadequate since it does not prepare teachers in theory and practice to work effectively in the school modality of Bilingual Education for the Deaf. The results revealed that the graduation courses do not properly support the legal requirements for Bilingual Education for the Deaf. It is possible to observe an isolated interest in educational and linguistic issues related to the Deaf by teachers and researchers. Thereby, it is recommended to implement actions that include sign language analysis, cultural studies, dialogue with the Deaf community and reflection about the fundamentals of an education that values the Deaf language, identity and culture. It is important to promote the autonomy of the teachers, by means of formation that allows an integrative and less structured approach. The bilingual approach is crucial to reducing the linguistic gap and strengthening the Deaf students capacity to understand complex concepts and fully participate in the school curriculum. In face of it, it is suggested a continued and collaborative strategy between theory and practice and a reflection in the teacher's formation. The formation policy should include clear guidelines, the development of specific curricula, financial resources’ guarantee, institutional collaboration, continuous monitoring and research encouragement. The initial formation and the continued formation still need efficient State policies that, actually, prepare teachers for the reality of Bilingual Education for the Deaf. Moreover, this study concluded that Brazilian policies of teachers’ formation for Deaf education do not properly prepare teachers to act in the Bilingual Education for the Deaf modality, both theoretically and in practice. In the end, it is necessary to emphasize the necessity of a critical review of current policies and the implementation of clear guidelines, specific curriculum development and the encouragement to institutional collaboration in order to promote a more inclusive and efficient education for the Deaf community. |
Palabras clave: | Política pública Formação de professores Educação Bilíngue de Surdo Public Policy Teacher’s Formation. Bilingual Education for the Deaf |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Educação Educação bilíngüe Estudantes surdos Professores de surdos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | LIMA, Márcia Dias-Política de formação de professores para educação bilíngue de surdos. 2024. 276 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5503. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5503 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41639 |
Fecha de defensa: | 26-feb-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
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