Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41630
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-4512-4167
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um olhar sobre a verdade: a força do dizer verdadeiro nos depoimentos de ex-estudantes publicados no volume 9 do Relatório final da Comissão da verdade da Universidade de São Paulo (CV-USP)
Título(s) alternativo(s): A look at the truth: the power of truthful telling in the testimonies of former students published in volume 9 of final report of the Truth Commission of the University of São Paulo (CV-USP)
Un regard sur la vérité: le pouvoir de la vérité dans les témoignages d’anciens étudiants publiés dans le tome 9 de Rapport final de la Commission de la Vérité de l'Université de São Paulo (CV-USP)
Una mirada a la verdad: el poder de decir la verdad en los testimonios de exalumnos publicados en el volumen 9 de Informe Final de la Comisión de la Verdad de la Universidad de São Paulo (CV-USP)
Autor(es): Leite, Arthur Damasceno Ribeiro de Oliveira
Primeiro orientador: Danelon, Márcio
Primeiro membro da banca: Carvalho, Alexandre Filordi de
Segundo membro da banca: Leite, César Donizetti Pereira
Terceiro membro da banca: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Quarto membro da banca: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
Resumo: A presente tese tem como objetivo problematizar a relação do sujeito com a verdade no relatório final da Comissão da Verdade da Universidade de São Paulo (CV-USP) e foi desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação, Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Por meio de um recorte metodológico nos depoimentos dos ex-estudantes, publicados no Volume 9 da CV-USP, aspiramos indagar como a verdade foi produzida na fala desses depoentes, como ela se manifesta através dos enunciados de verdade que esses sujeitos sustentam e, nesse contexto, quisemos saber qual é a forma do sujeito que diz-a-verdade no relatório. Com escopo de responder tais perguntas, realizamos uma pesquisa documental nos relatórios finais da CNV e da CV-USP, um estudo bibliográfico exploratório na BDTD e no Portal de Periódicos da Capes, bem como uma investigação teórico-filosófica ao dialogar com a obra e o pensamento de Michel Foucault, abordando em especial as categorias: sujeito, verdade, subjetividade, aleturgia, autoaleturgia, parresía, coragem de verdade, dizer-verdadeiro, etopoiese, éthos e tradicionalidade existencial cínica. Como resultado, defendemos a tese de que os jogos de verdade, propostos pela CV-USP, estimularam os depoentes a produzir um dizer-verdadeiro como autoaleturgia, na primeira pessoa da enunciação, verdade que, ao ser manifestada na fala dos ex-estudantes através de uma modalidade específica de veridição – a parresía imprecatória – aponta para o Jogo da Parresía e para o éthos do parresiasta; para a forma do sujeito que, dizendo a verdade, manifesta a sua coragem. Portanto, propomos que os depoimentos dos ex-estudantes, vítimas das graves violações aos direitos humanos praticadas pela ditadura civil-militar (1964-1985) na USP, revelam subjetividades que, valendo-se da coragem do seu dizer-verdadeiro, denunciam crimes, interpelam o Estado acerca das violências perpetradas no passado contra a população e, sobretudo, através desse exercício de liberdade, expressam um éthos que, forjado no pacto parresiástico do sujeito com a verdade que sustenta, revela uma posição subjetiva de resistência frente ao esquecimento que remete, outrossim, a traços de uma tradicionalidade cínica de existência: ora do Herói filosófico, ora do revolucionário. Sobretudo, indica o éthos daquele que exorta o cuidado de si como o primeiro passo para o cuidado de toda a humanidade, expressando a função de katáskopos: aquele que foi ao front da humanidade e voltou para indicar os perigos. Destarte, em nosso estudo, intentamos mostrar como os sujeitos depoentes se valem do jogo da parresía para educar: lembrar para não repetir
Abstract: The present thesis aims to problematize the relationship between one individual with the truth in the final report of the Truth Commission of the University of São Paulo (CV-USP) and was developed within the scope of the Research Line History and Historiography of Education, Graduate Program in Education at the Faculty of Education of the Universidade Federal de Uberlândia. Through a methodological approach, focused on the testimonies of former students published in Volume 9 of the CV-USP, we aspire to investigate how truth was produced in the speech of these witnesses, how it manifests through the statements of truth that these subjects uphold, and, in this context, we wanted to understand the form of the subject who speaks the truth in the report. In order to answer these questions, we conducted documentary research in the final reports of the National Truth Commission (CNV) and CV-USP, an exploratory bibliographic study in the BDTD and in the Capes Periodicals Portal, as well as a theoretical philosophical investigation by engaging with the work and thought of Michel Foucault. This includes addressing specific categories such as: subject, truth, subjectivity, aleturgy, self aleturgy, parrhesia, courage of truth, truthful-speaking, ethos, and existential cynicism traditionalism. As a result, we argue that the truth games proposed by CV-USP stimulated the witnesses to produce a truthful-speaking as self-aleturgy, in the first person of enunciation, a truth that, when manifested in the speech of former students through a specific modality of veridiction – imprecatory parrhesia – points to the Parrhesia Game and to the ethos of the parrhesiast; to the form of the subject who, by speaking the truth, manifests their courage. Therefore, we propose that the testimonies of former students, victims of serious human rights violations committed by the civil-military dictatorship (1964-1985) at USP, reveal subjectivities that, relying on the courage of their truthful-speaking, denounce crimes, question the State about past violence against the population, and, above all, through this exercise of freedom, express an ethos forged in the parrhesiastic pact of the subject with the truth they uphold, revealing a subjective position of resistance against forgetting, which also refers to traces of an existential cynicism traditionalism: sometimes of the Philosophical Hero, sometimes of the Revolutionary. Above all, it indicates the ethos of the one who exhorts self-care as the first step towards the care of all humanity, expressing the function of katáskopos: the one who went to the forefront of humanity and returned to indicate the dangers. Thus, in our study, we attempt to show how the testifying subjects use the parrhesia game to educate: to remember in order to not repeat it
Palavras-chave: Sujeito
Verdade
Aleturgia
Parresía
Comissão da Verdade da USP
Michel Foucault
Subject
Truth
Aleturgy
Parrhesia
Truth Commission of USP
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Comissão Nacional da Verdade (Brasil)
Universidade de São Paulo
Arquivos e arquivamento (Documentos)
Catalogação - Documentos arquivisticos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: LEITE, Arthur Damasceno Ribeiro de Oliveira. Um olhar sobre a verdade: a força do dizer verdadeiro nos depoimentos de ex-estudantes publicados no volume 9 do Relatório final da Comissão da verdade da Universidade de São Paulo (CV-USP). 2023. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.51.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.51
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41630
Data de defesa: 19-Out-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
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