Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41454
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-2224-0461
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo retrospectivo de cães atendidos no hospital veterinário da universidade federal de uberlândia no período de 2018 à 2023 submetidos à osteotomia niveladora do plato tibial (tplo), para tratamento da insuficiência do ligamento cruzado cranial
Autor(es): Reis, Júlia Maísa Borges
Primeiro orientador: Mota, Francisco
Primeiro membro da banca: Fagundes, Aracelle
Segundo membro da banca: Alves, Tamila
Resumo: A ruptura do ligamento cruzado cranial em cães é uma das causas mais comum de claudicação do membro pélvico. A função desse ligamento é evitar a rotação interna da tíbia bem como o seu deslocamento cranial em relação ao fêmur e a hiperextensão do joelho. De modo que esse ligamento possui um papel fundamental na função do membro pélvico mantendo a estabilidade da articulação do joelho em toda a sua amplitude de movimento. Lesões no ligamento cruzado cranial resultam em instabilidade da articulação e a predispõe a alterações degenerativas. Há formas terapêuticas conservadoras e invasivas para a correção dessa ruptura, as técnicas cirúrgicas disponíveis se dividem em extra-articulares, intra-articulares e osteotomias corretivas. A osteotomia do nivelamento do platô tibial (TPLO) muda o ângulo da tíbia em relação ao fêmur, dessa forma reduz o deslocamento cranial da tíbia durante o andar do cão causado pela insuficiência do ligamento cruzado cranial. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de vida e função motora dos animais submetidos à técnica de TPLO no setor de clínica cirúrgica de pequenos animais do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia - MG, com intuito de verificar a eficiência deste procedimento em diferentes raças, sexos, idades e pesos e ainda apresentar um relato de caso. Os resultados obtidos com o estudo retrospectivo e o relato de caso desse trabalho demonstra que após o procedimento cirúrgico 70% dos pacientes deixaram de claudicar , 80% dos pacientes conseguem suportar o peso corporal sobre o membro operado, 60% dos tutores avaliam a função do membro como excelente, ainda foi possível observar sucesso no tratamento do paciente descrito no caso relatado. Concluiu-se portanto, que a TPLO se mostrou efetivo no tratamento da insuficiência do ligamento cruzado cranial.
Palavras-chave: TPLO
A ruptura do ligamento cruzado cranial em cães é uma das causas mais comum de claudicação do membro pélvico. A função desse ligamento é evitar a rotação interna da tíbia bem como o seu deslocamento cranial em relação ao fêmur e a hiperextensão do joelho. De modo que esse ligamento possui um papel fundamental na função do membro pélvico mantendo a estabilidade da articulação do joelho em toda a sua amplitude de movimento. Lesões no ligamento cruzado cranial resultam em instabilidade da articulação e a predispõe a alterações degenerativas. Há formas terapêuticas conservadoras e invasivas para a correção dessa ruptura, as técnicas cirúrgicas disponíveis se dividem em extra-articulares, intra-articulares e osteotomias corretivas. A osteotomia do nivelamento do platô tibial (TPLO) muda o ângulo da tíbia em relação ao fêmur, dessa forma reduz o deslocamento cranial da tíbia durante o andar do cão causado pela insuficiência do ligamento cruzado cranial. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de vida e função motora dos animais submetidos à técnica de TPLO no setor de clínica cirúrgica de pequenos animais do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia - MG, com intuito de verificar a eficiência deste procedimento em diferentes raças, sexos, idades e pesos e ainda apresentar um relato de caso. Os resultados obtidos com o estudo retrospectivo e o relato de caso desse trabalho demonstra que após o procedimento cirúrgico 70% dos pacientes deixaram de claudicar , 80% dos pacientes conseguem suportar o peso corporal sobre o membro operado, 60% dos tutores avaliam a função do membro como excelente, ainda foi possível observar sucesso no tratamento do paciente descrito no caso relatado. Concluiu-se portanto, que a TPLO se mostrou efetivo no tratamento da insuficiência do ligamento cruzado cranial
Ligamento
Canino
Joelho
Cirurgia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: REIS, Júlia Maísa Borges. Estudo retrospectivo de cães atendidos no hospital veterinário da universidade federal de uberlândia no período de 2018 à 2023 submetidos à osteotomia niveladora do plato tibial (tplo), para tratamento da insuficiência do ligamento cruzado cranial. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41454
Data de defesa: 30-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoRetrospectivoCães.pdf2.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.