Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41453
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-5487-8034
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Confiabilidade intra e inter examinador da amplitude de movimento do ombro e alinhamento pélvico do plano transverso em atletas overhead
Autor(es): Wagner, Bárbara Pereira
Primeiro orientador: Pogetti, Lívia Silveira
Primeiro coorientador: Felício, Lilian Ramiro
Primeiro membro da banca: Rezende, Mariana
Segundo membro da banca: Santos, Julia
Resumo: Contextualização: A avaliação da amplitude de movimento (ADM) do ombro e do alinhamento pélvico em atletas overhead é crucial para identificar possíveis restrições que podem afetar o desempenho esportivo e aumentar o risco de lesões articulares. Objetivo: Avaliar a confiabilidade intra e entre examinador das medições de ADM do ombro e alinhamento pélvico no plano transverso durante o teste da ponte com extensão unilateral do joelho. Método: Uma amosta de 10 atletas de esportes overhead (vôlei, handebol e basquete) que foi selecionada por conveniência. Os participantes foram submetidos à avaliação da ADM do ombro bilateralmente usando um inclinômetro digital e ao teste da ponte com extensão unilateral do joelho para avaliação do alinhamento pélvico. Dois avaliadores treinados realizaram as avaliações, e a confiabilidade intra e entre examinador foi avaliada usando o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) e o Intervalo de Confiança de 95% (IC 95%), respectivamente. Resultado: Para ADM do ombro, os ICCs intra-examinador variaram de 0.30 a 0.69, enquanto os ICCs entre examinador foram de 0.75 a 0.82. No alinhamento pélvico, os ICCs intra-examinador foram de 0.56 a 0.60 para o ângulo do membro inferior (MI) de impulsão e 0.82 para o MI de apoio, enquanto os ICCs entre examinador foram de 0.86 para o ângulo do MI de impulsão e 0.92 para o MI de apoio. As medidas de consistência intra-avaliador da ADM dos rotadores do ombro, somente a RE de ombro esquerdo do avaliador 1 apresentou valor de p significativo (p < 0.05), as medidas de alinhamento pélvico do membro de apoio os dois avaliadores obtiveram valores de p significativos (p < 0.05) e a consistência entre examinadores somente RI de ombro esquerdo o valor de p foi significativo, sendo 0,015. Conclusão: O índice de confiabilidade entre examinador foi superior ao intra-examinador, a confiabilidade intra teste foi baixa, podendo apontar erros sistemáticos e aleatório.
Palavras-chave: Atletas overhead
Overhead athletes
Amplitude de movimento
Alinhamento pélvico
Confiabilidade
Avaliação física
Range of motion
Pelvic alignment
Reliability
Physical assessment
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: WAGNER, Bárbara Pereira. Confiabilidade intra e inter examinador da amplitude de movimento do ombro e alinhamento pélvico do plano transverso em atletas overhead. 2024. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41453
Data de defesa: 26-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConfiabilidadeIntraInter.pdfTCC - Bárbara Wagner765.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.