Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41435
Tipo do documento: Memorial
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Memorial: prática profissional no curso de Artes Visuais (1997-2023)
Título(s) alternativo(s): Professional practice in the Visual Arts course (1997-2023)
Autor(es): Silva, Elsieni Coelho da
Primeiro membro da banca: Coimbra, Camila Lima
Segundo membro da banca: Martins, Alice Fátima
Terceiro membro da banca: Souza, José Afonso Medeiros
Quarto membro da banca: Pinho, Maria José de
Resumo: Sem a pretensão de abordar a integralidade da minha prática profissional universitária, já avaliada bienalmente ao longo de toda a carreira, esse memorial se propõe a uma narrativa reflexiva crítica do todo, da pesquisa e seus atravessamentos, em uma práxis profissional, sobretudo entre 1997 e 2023. Período esse que se inicia com a minha entrada na docência universitária – no Instituto de Artes, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – e se finda em março de 2023, data em que adquiri o direito a uma avaliação e promoção como professora titular. Para a consecução do memorial, procurei contemplar o modelo estrutural instituído pela Resolução nº 03/2017, do Conselho Diretor, da referida Universidade (UFU, 2017). Isso implica incluir uma atuação no ensino, na produção investigativa, na extensão e na gestão. Assim, propus pensar como a pesquisa atravessou minhas práticas profissionais, no intuito de apresentar, reflexivamente, as diferentes maneiras pelas quais ela se foi constituindo como uma referência e se inserindo em atividades profissionais com demandas tão distintas. Busco, por conseguinte, enfatizar a pesquisa não só como geradora de uma produção investigativa, mas como práxis norteadora das minhas atividades profissionais – de docência, extensão e gestão. Cabe destacar que, na resolução 3/2017, se ensino e orientação estão apartados como atividade docente para a quantificação de uma produção, no roteiro para a promoção do professor titular, a orientação nem aparece como um tipo de atividade profissional. Problemática que aqui resolvo assumindo ensino e orientação como atividades docentes. A orientação, não fossem as demandas de inclusão das outras atividades profissionais, seria a escolha primeira como temática do que limitaria a discussão desse memorial, consistindo na que mais foi desenvolvida. Essa escolha justificava-se pelas preocupações pessoais, ao longo da carreira, quanto às estratégias didático-pedagógicas nas atividades docentes de orientação. Isso se mostra ainda mais relevante, visto que, no âmbito de uma produção bibliográfica nacional, há parcas pesquisas e reflexões sobre práticas de orientação à pesquisa, bem como nos falta uma bibliografia que possa colaborar com a formação e a prática de orientadores. Desafio que nos leva a tatear, em um processo de aprendizagem, caminhos como orientadores. Essa busca, muitas vezes, revela-se solitária e empírica. Nesse lugar, procurei não somente desvelar percursos significativos do educar, mas também as contradições na mediação do conhecimento, tendo como fontes as memórias e os documentos enquanto rastros desse caminho. Em um exercício interpretativo, espero, por fim, que esse memorial reflexivo possa contribuir com uma abordagem singular acerca da orientação, bem como da pesquisa, na condição de norteadora das diferentes práticas profissionais, no âmbito universitário.
Abstract: With no intention of addressing the entirety of my university professional practice, already evaluated biennially throughout my career, this memorial proposes a critical and reflective narrative of the whole, of the research and its crossings, in a professional praxis, especially between 1997 and 2023. This period begins with my debut as a university teacher – at the Institute of Arts, at the Federal University of Uberlândia (UFU) – and it ends in March 2023, when I acquired the right to an evaluation and promotion as a full professor. To create the memorial, I sought to contemplate the structural model established by Resolution No. 03/2017, of the Board of Directors, of the aforementioned University (UFU, 2017). This implies including an action in the fields of teaching, of investigative production, of extension and of management. Thus, I proposed to think about how research crossed my professional practices, with the aim of presenting, reflexively, the different ways in which it became a reference and inserted itself into professional activities with such different demands. I seek, therefore, to emphasize research not only as a creator of investigative production, but also as a guiding praxis of my professional activities – teaching, extension, and management. It is worth noting that, in resolution 3/2017, if teaching and guidance are separated as teaching activities for the quantification of a production, in the roadmap for the promotion of full professor, guidance does not even appear as a type of professional activity. I resolve this problem here by assuming teaching and guidance as teaching activities. Guidance, if the inclusion of other professional activities was not demanded, would be the first choice as the theme that would limit the discussion of this memorial, consisting of the one that was most developed. This choice was justified by personal concerns, throughout my career, regarding didactic-pedagogical strategies in docent guidance activities. This is even more relevant, given that, within the scope of national bibliographical production, there is little research and reflection on research guidance practices, as well as a lack of bibliography that can collaborate with the training and practice of supervisors. A challenge that leads us to grope, in a learning process, for paths as supervisors. This search often proves to be solitary and empirical. In this place, I sought not only to reveal significant paths of education, but also the contradictions in the mediation of knowledge, using memories and documents as sources in the condition of traces of this path. In an interpretative exercise, I hope, finally, that this reflective memorial may contribute with a unique approach to guidance, as well as to research, as a guide for different professional practices in the university context.
Palavras-chave: Memorial
Professional practice
Prática profissional
Research and teaching
Pesquisa e docência
Artes Visuais
Visual arts
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Elsieni Coelho da. Memorial: prática profissional no Curso de Artes Visuais (1997-2023). 2024. 147 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - IARTE) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41435
Data de defesa: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Artes (IARTE)

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