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dc.creatorGuerra, Angela Célia Moreno Nunes-
dc.date.accessioned2024-03-14T22:55:23Z-
dc.date.available2024-03-14T22:55:23Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationGUERRA, Angela Célia Moreno Nunes. Aqui dentro do lado de fora: a teatralidade em "Intramuros", de Lygia Bojunga. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.153pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41412-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the way in which Lygia Bojunga theatricalizes writing by exploring paratextual spaces in her latest book, Intramuros (2016), putting on stage the writing of the book itself. In this way, creating another space in which it is not possible to distinguish inside or outside, highlighting the need to extend our gaze beyond the text, beyond the book and the way it is structured, as well as the place occupied by the figures that participate in the writing and set it in motion as the author, the reader, the characters, and the book itself. To do this, we began the research with a brief overview of the book as an object, considering its material transformations. We have theoretical support from important scholars such as: Agamben (2018), Turrer (2017), Compagnom (1996) and Genette (2009). To think about theatricality, that is, “language taken to the limit”, we had as theoretical support the works of Barthes, as well as Bident (2012), who focused on barthesian theatricality, and other theorists who looked at writing that questions writing itself, such as Blanchot (2018) and Deleuze (2011).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectteatralidadept_BR
dc.subjecttheatricalitypt_BR
dc.subjectlivropt_BR
dc.subjectbookpt_BR
dc.subjectmaterialidadept_BR
dc.subjectmaterialitypt_BR
dc.subjectparatextospt_BR
dc.subjectparatextspt_BR
dc.subjectIntramurospt_BR
dc.subjectIntramurospt_BR
dc.titleAqui dentro do lado de fora: a teatralidade em "Intramuros", de Lygia Bojungapt_BR
dc.title.alternativeHere inside outside: the theatricality in "Intramuros", by Lygia Bojungapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Paulo Fonseca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0032062367504361pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Cinara de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9411661684375225pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507310300864306pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2283170772833849pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar o modo como Lygia Bojunga teatraliza a escrita ao explorar os espaços paratextuais em sua última obra, Intramuros (2016), colocando em cena a escrita do próprio livro que se escreve. Dessa forma, a escritora faz surgir um espaço outro em que não é possível distinguir dentro ou fora, evidenciando a necessidade de estendermos nossos olhares para além do texto, para além do livro e para o modo como ele se estrutura , bem como para o lugar ocupado pelas figuras que participam da escrita e a colocam em movimento: o autor, o leitor, as personagens e o próprio livro. Para isso, faz-se necessário um breve percurso sobre o livro enquanto objeto, considerando suas transformações materiais. Contamos com o apoio teórico de importantes estudiosos como: Agamben (2018), Turrer (2017), Compagnon (1996) e Genette (2009). Para pensarmos a teatralidade, ou seja, “a linguagem levada ao limite”, tivemos como apoio teórico os trabalhos de Barthes, assim como de Bident (2012), que se debruçou sobre a teatralidade barthesiana, e outros teóricos que lançaram seus olhares para essa escrita que se debruça sobre a própria escrita, como Blanchot (2018) e Deleuze (2011).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.153pt_BR
dc.orcid.putcode155481532-
dc.crossref.doibatchidb1520b59-4764-4806-a9bf-3734fa75ac83-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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