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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41412
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Guerra, Angela Célia Moreno Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T22:55:23Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14T22:55:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.identifier.citation | GUERRA, Angela Célia Moreno Nunes. Aqui dentro do lado de fora: a teatralidade em "Intramuros", de Lygia Bojunga. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.153 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41412 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the way in which Lygia Bojunga theatricalizes writing by exploring paratextual spaces in her latest book, Intramuros (2016), putting on stage the writing of the book itself. In this way, creating another space in which it is not possible to distinguish inside or outside, highlighting the need to extend our gaze beyond the text, beyond the book and the way it is structured, as well as the place occupied by the figures that participate in the writing and set it in motion as the author, the reader, the characters, and the book itself. To do this, we began the research with a brief overview of the book as an object, considering its material transformations. We have theoretical support from important scholars such as: Agamben (2018), Turrer (2017), Compagnom (1996) and Genette (2009). To think about theatricality, that is, “language taken to the limit”, we had as theoretical support the works of Barthes, as well as Bident (2012), who focused on barthesian theatricality, and other theorists who looked at writing that questions writing itself, such as Blanchot (2018) and Deleuze (2011). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | teatralidade | pt_BR |
dc.subject | theatricality | pt_BR |
dc.subject | livro | pt_BR |
dc.subject | book | pt_BR |
dc.subject | materialidade | pt_BR |
dc.subject | materiality | pt_BR |
dc.subject | paratextos | pt_BR |
dc.subject | paratexts | pt_BR |
dc.subject | Intramuros | pt_BR |
dc.subject | Intramuros | pt_BR |
dc.title | Aqui dentro do lado de fora: a teatralidade em "Intramuros", de Lygia Bojunga | pt_BR |
dc.title.alternative | Here inside outside: the theatricality in "Intramuros", by Lygia Bojunga | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Paulo Fonseca | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0032062367504361 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Cinara de Araújo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9411661684375225 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Soares, Leonardo Francisco | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8507310300864306 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2283170772833849 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar o modo como Lygia Bojunga teatraliza a escrita ao explorar os espaços paratextuais em sua última obra, Intramuros (2016), colocando em cena a escrita do próprio livro que se escreve. Dessa forma, a escritora faz surgir um espaço outro em que não é possível distinguir dentro ou fora, evidenciando a necessidade de estendermos nossos olhares para além do texto, para além do livro e para o modo como ele se estrutura , bem como para o lugar ocupado pelas figuras que participam da escrita e a colocam em movimento: o autor, o leitor, as personagens e o próprio livro. Para isso, faz-se necessário um breve percurso sobre o livro enquanto objeto, considerando suas transformações materiais. Contamos com o apoio teórico de importantes estudiosos como: Agamben (2018), Turrer (2017), Compagnon (1996) e Genette (2009). Para pensarmos a teatralidade, ou seja, “a linguagem levada ao limite”, tivemos como apoio teórico os trabalhos de Barthes, assim como de Bident (2012), que se debruçou sobre a teatralidade barthesiana, e outros teóricos que lançaram seus olhares para essa escrita que se debruça sobre a própria escrita, como Blanchot (2018) e Deleuze (2011). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários | pt_BR |
dc.sizeorduration | 116 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.153 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 155481532 | - |
dc.crossref.doibatchid | b1520b59-4764-4806-a9bf-3734fa75ac83 | - |
dc.subject.autorizado | Literatura | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
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