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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4731-2621
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Perdidas na esquina: lutas de representações e composições visuais das travestis no jornal Lampião da Esquina - RJ (1978-1981)
Título (s) alternativo (s): Lost on the corner: representations and visual compositions of transvestites in the newspaper Lampião da Esquina - RJ (1978-1981)
Autor: Rubbi, Gustavo de Souza
Primer orientador: Barros, Carla Miucci Ferraresi
Primer miembro de la banca: Maior Júnior, Paulo Roberto Souto
Segundo miembro de la banca: Campo, Mônica Brincalepe
Resumen: Em 1978, a imprensa brasileira noticiou que os horizontes de expectativas se abriam para uma liberalização do contexto político nacional. Com os vislumbres de ventos favoráveis para uma certa abertura democrática, surgiu nessa conjuntura, o jornal Lampião da Esquina. Produzido e editado por homossexuais, o periódico circulou entre abril de 1978 e julho de 1981 e publicou trinta e oito edições regulares e três edições extras, das quais cerca de vinte e oito edições destacaram através de reportagens, artigos de opinião, entrevistas e cartas a temática de gênero e corpo das travestilidades. Nesse sentido, a fim de compreender os matizes que caracterizaram os processos de construção identitária das travestis o presente trabalho tem como objetivo investigar as trajetórias representacionais e as composições visuais referente a essas identidades veiculadas pelo jornal Lampião da Esquina, analisando de que forma o projeto político e o projeto gráfico produzidos pelos editores e colaboradores influenciaram nas narrativas acerca das travestilidades. Para alcançar o objetivo proposto, foi analisado a disseminação, às disputas e os tensionamentos acerca das composições travestis, buscando evidenciar as tensões presentes nas diferentes formas de representar essas identidades e a maneira pela qual o jornal contribuiu para a reafirmação de antigos estereótipos e para a construção de novos, acerca das travestilidades. Utilizou-se, principalmente, as perspectivas de gênero de Dona Haraway, o conceito de representações de Chartier, bem como o conceito de visualidade de Nicholas Mirzoeff. O estudo das representações e visualidades elaboradas pelos editores acerca das travestilidades possibilitou revelar que ao decorrer das publicações os editores agruparam as múltiplas identidades que se mesclavam em torno da concepção de homossexuais. Este trabalho revelou, também, que o periódico atuou produzindo uma determinada prática imaginaria das travestis, atribuindo certos comportamentos e características a essas identidades. Ademais, o estudo do projeto político e gráfico da fonte, favoreceu a composição de um quadro imagético/representacional das travestis durante os anos 1970 e 1980.
Abstract: In 1978, the Brazilian press reported the possibility of a liberalization of the national political context. With expectations of a democratic opening, the newspaper Lampião da Esquina emerged at this juncture. Produced and edited by homosexuals, the periodical circulated between April 1978 and July 1981, publishing thirty-eight regular editions and three extra editions. Around twenty-eight editions presented, through reports, opinion articles, interviews and letters, the theme of gender and the body of transvestites. In this sense, in order to understand the characteristics and processes of identity construction of transvestites, the present work aims to investigate the representational trajectories and visual compositions of these identities in the newspaper Lampião da Esquina. In this way, we analyzed how the political and graphic projects produced by editors and collaborators influenced the narratives about transvestites. To achieve the proposed objective, the dissemination, disputes and tensions surrounding transvestite compositions were analyzed. We seek to highlight the tensions present in the different ways of representing these identities and the way in which the newspaper contributed to the reaffirmation of old stereotypes and the construction of new ones regarding transvestites. We mainly used Dona Haraway's gender perspectives, Chartier's concept of representations, and Nicholas Mirzoeff's concept of visuality. The study of the representations and visualities created by the editors regarding transvestites made it possible to reveal that during the publications the editors grouped the multiple identities under the concept of homosexuals. This work also revealed that the periodical acted by producing a certain imaginary practice of transvestites and attributed behaviors and characteristics to these identities. Furthermore, the study of the fountain's political project favored the composition of an image/representational picture of transvestites during the 1970s and 1980s.
Palabras clave: travesti
transvestite
Lampião da Esquina
Lampião da Esquina
representação
representation
visuality
visualidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
Tema: História
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: RUBBI, Gustavo de Souza. Perdidas na esquina: lutas de representações e composições visuais das travestis no jornal Lampião da Esquina - RJ (1978-1981). 2024. 177 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.652.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.652
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41409
Fecha de defensa: 23-feb-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

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