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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5552-9169
Document type: Tese
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2026-02-23
Title: Colégio Normal São José, Ibiá/MG (1937-1969): Entre os cânones religiosos, morais e educattivos voltados para a profissionalização docente
Alternate title (s): Colégio Normal São José, Ibiá/MG (1937-1969): Among the religious, moral and educational canons aimed at teaching professionalization
Author: Souza, Sirlene Cristina de
First Advisor: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
First member of the Committee: Araujo, José Carlos Souza
Second member of the Committee: Silva, Elizabeth Farias
Third member of the Committee: Quillici Neto, Armindo
Fourth member of the Committee: Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Summary: Esta tese de doutorado situa-se na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação, insere-se na subárea da História das Instituições Escolares e centra-se na análise da História da Profissão Docente, Gênero e Educação. O trabalho de investigação científica tem como tema principal a história do Colégio Normal São José, em Ibiá, Minas Gerais, fundado pelas Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores (RMNSD), em 19 de março de 1937. No que tange à hipótese de pesquisa, acredita-se que a fundação do Colégio se deu pela influência da elite local com o apoio dos poderes políticos e religiosos de instalarem, no município, um colégio que atendesse a demanda de formação das mulheres, devido à falta de um corpo docente qualificado e que pudesse atender aos interesses desses mesmos segmentos. Essa instituição de ensino funcionava em regime de internato, externato e semi-internato para frequência feminina e sua trajetória, nas três primeiras décadas de atividades, sintetiza a participação no processo de disseminação da moral católica e a profissionalização docente das meninas/mulheres, no município de Ibiá e na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa é investigar a participação da Congregação das RMNSD por meio da trajetória do Colégio Normal São José, no processo de profissionalização docente, partindo da análise das práticas docentes e discentes, dos saberes e valores veiculados dentro e fora do cotidiano escolar, no decorrer do intervalo compreendido entre 1937 e 1969. Em 1937 ocorre a fundação do colégio, nos anos posteriores até 1969 evidencia-se a efetiva atuação da Congregação RMNSD, em Ibiá, a partir dessa data ocorre o ingresso de professores leigos, incluindo professores do sexo masculino e a desativação progressiva do Patronato São José. Neste sentido, algumas problemáticas se explicitam no decorrer da investigação: Quais são as características, as finalidades e as dimensões da trajetória histórica do Colégio Normal São José fundado pela Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores, no município de Ibiá? Quais os cânones educacionais, morais e religiosos do Colégio Normal São José, voltados para a formação das professoras primárias, no contexto histórico de 1937 a 1969? Quais as suas implicações na projeção dessas mulheres na sociedade? Quais são as prescrições legais conteudistas e metodológicas para realização desse ideal de formação? Qual a identidade dos sujeitos da pesquisa sobre o processo de profissionalização docente quanto ao perfil docente e perfil discente? De modo que, no diálogo com o quadro referencial teórico e as fontes inventariadas emergem as seguintes categorias de análise: gênero, profissionalização docente, renovação católica, congregação religiosa, elite política, classes sociais, pedagogia do exemplo. Trata-se de uma pesquisa sob a ótica analítica das fontes, levantadas por meio da articulação das informações sincrônicas e diacrônicas, entre o singular e o universal, e das relações de reciprocidade e determinação entre as esferas: nacional, regional e local. A investigação se desdobrou como pesquisa oral, bibliográfica e documental, contou com dados quantitativos e qualitativos obtidos na consulta das fontes documentais, iconográficas e entrevistas realizadas com ex-alunas e professoras do Colégio; com uso de fontes primárias e secundárias submetidas a análises explicativas do materialismo histórico dialético. De modo que, a pesquisa apresenta a tese que o Colégio Normal São José pela ação da Congregação das RMNSD, mediante os cânones religiosos, morais e educativos, contribuiu para a promoção das mulheres no espaço público, a partir do processo de formação e profissionalização docente. A maior possibilidade de participação no espaço público, através da saída de casa para a escola, apresentava-se como um processo de resistência, abrindo as portas do mercado de trabalho para aquelas que queriam mais que educar seus próprios filhos, tornarem-se professoras primárias e profissionais respeitadas. Os resultados da pesquisa apontam que Colégio Normal São José conseguiu tirar do anonimato um número significativo de mulheres que compunha a sociedade ibiaense e região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, elevando-as a ocupar uma posição no espaço público. As mulheres instruídas procuraram romper com a hegemonia da sociedade patriarcal, criando a partir da formação e profissionalização docente, campos de atuação e de autonomia no espaço público. Concluiu-se o que Colégio Normal São José contribuiu para a manutenção dos valores morais tradicionais, mas, também, para a formação intelectual, com o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias às normalistas para o exercício de sua profissão. De forma que, ser professora primária possibilitou a muitas daquelas meninas/mulheres maior autonomia, liberdade de movimentos e poder de decisão, advindos do exercício de uma atividade intelectual e remunerada.
Abstract: This doctoral thesis is located in the line of research of History and Historiography of Education, falls within the sub-area of History of School Institutions and focuses on the analysis of the History of the Teaching Profession, Gender and Education. The main theme of the scientific research work is the history of Colégio Normal São José in Ibiá, Minas Gerais, founded by the Religious Missionaries of Our Lady of Sorrows (RMNSD), on March 19, 1937. Regarding the research hypothesis, it is believed that the founding of the College was due to the influence of the local elite, with the support of political and religious powers to install a college, in the municipality, that would meet the demand for women's training, due to the lack of a qualified teaching staff that could meet the interests of these women same segments. This educational institution operated as a boarding school, day school and semi-boarding school for women and its trajectory in the first three decades of activities summarizes its participation in the process of disseminating Catholic morality and the teaching professionalization of girls/women in the municipality of Ibiá and in the Triângulo Mineiro and Alto Paranaíba region. Thus, the general objective of the research is to investigate the participation of the RMNSD Congregation by means of trajectory of Colégio Normal São José in the process of teaching professionalization, based on the analysis of teaching and student practices, the knowledge and values conveyed inside and outside the school routine, during the period between 1937 and 1969. In 1937, the school was founded, in subsequent years until 1969, the effective activity of the RMNSD Congregation in Ibiá became evident, and from that date onwards, lay teachers entered, including teachers from the male gender and the progressive deactivation of Patronato São José. In this sense, some problems become clear during the investigation: What are the characteristics, purposes and dimensions of the historical trajectory of Colégio Normal São José founded by the Congregation of Missionary Religious Women of Our Lady das Dores, in the municipality of Ibiá? What are the educational, moral and religious canons of Colégio Normal São José, aimed at the training of primary teachers, in the historical context of 1937 to 1969? What are its implications for the projection of these women in society? What are the content and methodological legal prescriptions for achieving this training ideal? What is the identity of the research subjects on the teaching professionalization process in terms of teaching profile and student profile? So, in the dialogue with the theoretical framework and the inventoried sources, the following categories of analysis emerge: gender, teaching professionalization, Catholic renewal, religious congregation, political elite, social classes, pedagogy of example. This is research from an analytical perspective on the sources, raised through the articulation of synchronic and diachronic information between the singular and the universal, and the relationships of reciprocity and determination between the spheres: national, regional and local. The investigation unfolded as oral, bibliographic and documentary research, using quantitative and qualitative data obtained through consultation of documentary and iconographic sources and interviews carried out with former students and teachers of the College; using primary and secondary sources subjected to explanatory analyzes of dialectical historical materialism. Therefore, the research presents the thesis that Colégio Normal São José, through the action of the Congregation of the RMNSD, through religious, moral and educational canons, contributed to the promotion of women in the public space, through the process of teacher training and professionalization. The greater possibility of participation in public space, through leaving home for school, presented itself as a process of resistance, opening the doors of the job market to those who wanted more than to educate their own children, to become primary teachers and professionals respected. The research results indicate that Colégio Normal São José managed to remove a significant number of women from Ibia society and the Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba region from anonymity, elevating them to occupy a position in the public space. Educated women sought to break with the hegemony of patriarchal society, creating, through teacher training and professionalization, fields of action and autonomy in the public space. It is concluded that Colégio Normal São José contributed to the maintenance of traditional moral values, but also to intellectual training, with the development of skills and competencies necessary for normalists to exercise their profession. So being a primary teacher gave many of those girls/women greater autonomy, freedom of movement and decision-making power, resulting from the exercise of an intellectual and paid activity.
Keywords: Colégio Normal São José
Congregação das RMNSD
Renovação católica
Profissionalização docente
Congregation of RMNSD
Catholic renewal
Teaching professionalization
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SOUZA, Sirlene Cristina de. Colégio Normal São José, Ibiá/MG (1937-1969): Entre os cânones religiosos, morais e educativos voltados para a profissionalização docente. 2024. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.189.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.189
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41402
Date of defense: 23-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Educação

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