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ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-4793-6743
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Comportamento Pedonal em Shopping Centers: Uma análise comparativa em Uberlândia - MG
Título(s) alternativo(s): Comportamento Pedonal em Shopping Centers: Uma análise comparativa em Uberlândia - MG
Autor(es): Arantes, Deyvilla Mary Pedro de
Primeiro orientador: Garrefa, Fernando
Primeiro membro da banca: Vital, Giovanna Teixeira Damis
Segundo membro da banca: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Resumo: A pesquisa explora a evolução dos shopping centers desde 1916, destacando sua presença global e crescimento no Brasil, analisando a natureza imobiliária desses empreendimentos, seu papel na descentralização das cidades e o impacto na dinâmica do consumo, abordando as diferentes fases do ciclo de vida do produto e suas diversas tipologias, pontuando a crise enfrentada e a atualização do modelo com foco em entretenimento. Dessa forma, apresenta a relevância dos estudos mercadológicos para entender o comportamento dos consumidores e o desafio de projetar esses espaços de forma assertiva, salientando a importância do planejamento para mitigar riscos de edifícios inerciais falidos. Com ênfase no comportamento pedonal, o trabalho traz a luz, a importância do fluxo no comércio, examinando elementos como disposição física, design, arquitetura e influências culturais e econômicas. Para isso a pesquisa propõe uma metodologia que combina análises espaciais, observações de campo e questionários, com o objetivo de compreender a dinâmica interna e fornecer aos projetistas subsídios para que tenham melhores decisões projetuais, visando contribuir para a ciência do varejo e o desenvolvimento de projetos mais eficientes em cidades médias, através da comparação dos resultados obtidos nos empreendimentos, Center Shopping e Uberlândia Shopping em Uberlândia-MG, investigando qual oferece melhores condições para os seus visitantes. Portanto, analisa a influência da configuração espacial na dinâmica do consumidor, destacando que a organização interna, a diversidade do mix de lojas e a facilidade de acesso são fatores determinantes. A pesquisa revela ainda, que, apesar das semelhanças entre os shoppings, o Center Shopping se destaca pela sua localização centralizada e acessibilidade, tornando-se mais favorável ao pedestre.
Abstract: The research explores the evolution of shopping centers since 1916, highlighting their global presence and growth in Brazil. It analyzes the real estate nature of these ventures, their role in decentralizing cities, and the impact on consumption dynamics. The study covers different product life cycle phases and various typologies, addressing the crisis faced and the model's update with a focus on entertainment. It underscores the importance of market studies in understanding consumer behavior and the challenge of designing these spaces effectively, emphasizing the need for planning to mitigate the risks of failed inertial buildings. With a focus on pedestrian behavior, the work sheds light on the significance of flow in commerce, examining elements such as physical layout, design, architecture, and cultural and economic influences. To achieve this, the research proposes a methodology that combines spatial analyses, field observations, and questionnaires with the aim of comprehending internal dynamics and providing designers with insights for better project decisions. The goal is to contribute to retail science and the development of more efficient projects in medium-sized cities by comparing results from two establishments, Center Shopping and Uberlândia Shopping in UberlândiaMG, investigating which one offers better conditions for visitors. Therefore, it analyzes the influence of spatial configuration on consumer dynamics, highlighting that internal organization, diversity of the store mix, and ease of access are determining factors. The research also reveals that, despite similarities between the malls, Center Shopping stands out due to its centralized location and accessibility, making it more favorable for pedestrians.
Palavras-chave: Shopping centers
Configuração espacial
Comportamento pedonal
Center shopping
Uberlândia shopping
Spatial configuration
Pedestrian behavior
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Assunto: Arquitetura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Referência: ARANTES, Deyvilla Mary Pedro de. Comportamento Pedonal em Shopping Centers: Uma análise comparativa em Uberlândia - MG. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.594.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.594
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41395
Data de defesa: 6-Nov-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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