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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Corpos, gêneros e sexualidades na formação docente: uma intervenção artístico-pedagógica em escolas de Uberlândia-MG
Título(s) alternativo(s): Bodies, genders and sexualities in teacher training: an artistic-pedagogical intervention in schools in Uberlândia-MG
Autor(es): Flôres, Leonardo Silva
Primeiro orientador: Leal, Mara Lucia
Primeiro membro da banca: Leal, Mara Lucia
Segundo membro da banca: Melo, Roberta Maira de
Terceiro membro da banca: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Resumo: Esta pesquisa trata da criação e aplicação de uma intervenção artístico-pedagógica em duas escolas da cidade de Uberlândia (MG). O objetivo foi contribuir com e para a formação continuada de professores/as da educação básica pública brasileira. Com a intervenção se buscou fomentar o debate sobre as identidades de gêneros e orientações sexuais nas salas de aula, incluindo suas especificidades. Como pergunta norteadora temos a seguinte problematização: De que maneira o(a) professor(a) percebe sua formação, o sistema de ensino, o contexto social e político para as práticas dialógicas sobre as temáticas de gêneros e sexualidades com a pessoa estudante? Este questionamento reflete minha percepção enquanto estudante e professor gay sobre as micro violências e a falta de diálogo por parte do corpo docente e gestor das escolas sobre o debate em corpos, gêneros e sexualidades em sala de aula. A metodologia da pesquisa seguiu com abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e a criação de um plano de intervenção artístico-pedagógica, tendo uma performance como parte integrante, o qual foi desenvolvido e executado por mim como material disparador, a fim de propor um diálogo inicial sobre a temática apresentada. Para a fundamentação teórica, dialogou-se com as produções de professoras/res, pesquisadoras/res e artistas que também corroboram com estudos sobre corpos, gêneros e sexualidades. Com a intervenção artístico-pedagógica, convidou-se o corpo docente das escolas a refletir acerca da necessidade e ressignificação de conceitos e preconceitos que envolvem as construções culturais sobre os corpos e suas manifestações em gêneros e identidades, contribuindo com a descoberta de novos caminhos pedagógicos, metodológicos e didáticos no cotidiano escolar em sala de aula.
Abstract: This research deals with the creation and application of an artistic-pedagogical intervention in two schools in the city of Uberlândia (MG). The objective was to contribute to and for the continued training of teachers in Brazilian public basic education. The intervention sought to encourage the debate about gender identities and sexual orientations in classrooms, including their specificities. As a guiding question we have the following problematization: How does the teacher perceive his/her training, the education system, the social and political context for the dialogical practices about the themes of gender and sexualities with the student? This questioning reflects my perception as a gay student and teacher about micro violence and the lack of dialogue on the part of teaching staff and school managers about the debate on bodies, genders and sexualities in the classroom. The research methodology followed a qualitative approach, bibliographical review and the creation of an artistic-pedagogical intervention plan, with a performance as an integral part, which was developed and executed by me as trigger material, in order to propose an initial dialogue about the theme presented. For the theoretical foundation, we discussed the productions of teachers, researchers and artists who also corroborate studies on bodies, genders and sexualities. With the artistic-pedagogical intervention, the teaching staff of schools were invited to reflect on the need and resignification of concepts and prejudices that involve the cultural constructions about bodies and their manifestations in genders and identities, contributing to the discovery of new pedagogical paths, methodological and didactic in everyday school life in the classroom.
Palavras-chave: educação
corpos
gêneros
sexualidades
performance
intervenção artístico-pedagógica
education
bodies
genres
sexualities
performance
artistic-pedagogical intervention
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Artes
Arte na educação - Uberlândia (MG)
Pedagogia da arte - Uberlândia (MG)
Performance (Arte) - Uberlândia (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: FLÔRES, Leonardo Silva. Corpos, gêneros e sexualidades na formação docente: uma intervenção artístico-pedagógica em escolas de Uberlândia-MG. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5015.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5015
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41382
Data de defesa: 13-Dez-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

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