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dc.creatorSilva, Isabela Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-03-13T13:55:55Z-
dc.date.available2024-03-13T13:55:55Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.citationSILVA, Isabela Rodrigues. A letra cursiva nos anos iniciais da alfabetização: obrigatoriedade ou tradição?. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41371-
dc.description.abstractThe essay presented here has as its theme the mandatory use of cursive writing in Elementary School and comes from reflections that take into account the study of ideas, aspects of thought about the teaching of writing and literacy, but also the observation of school reality and the imposition of a unique form of writing, as if it represented legitimate “school writing”, disregarding other writings present in other social environments frequented by students as possible forms. Questioning this mismatch, we arrived at the questions that guided this research: What would be the point of making mandatory the practice of writing that is mostly observed in the school environment or in personal writings, the latter being a choice of the writer? Why force us to write in cursive, given that in the society in which we live, literacy practices occur primarily with printed letters? When elaborating reflections on them, we pursue the following objectives: (a) analyze, in the documents that guide the literacy process in elementary school, the guidelines on the use of cursive; (b) problematize the discussions that circulate about the requirement for cursive handwriting, in specialized literature on the subject; and (c) Point out possibilities for working with different forms of writing, considering the Brazilian educational reality. Reading the works produced on the subject, in different areas of knowledge, led us to the hypothesis of an “invented school tradition” and allowed us to point out some points for reflection and contribute to the expansion of this debate in the field of research in Education and also in scope of school institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita cursivapt_BR
dc.subjectCursive writingpt_BR
dc.subjectObrigatoriedadept_BR
dc.subjectObligatorinesspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleA letra cursiva nos anos iniciais da alfabetização: obrigatoriedade ou tradição?pt_BR
dc.title.alternativeCursive writing in the early years of literacy: mandatory or tradition?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marcelino, Mical de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2523817942820098pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Simone Aparecida dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427484879374588pt_BR
dc.contributor.referee2Miyoshi, Simone Cléa dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ensaio que ora se apresenta tem como tema a obrigatoriedade da letra cursiva no Ensino Fundamental e advém de reflexões que levam em conta o estudo de ideias vertentes de pensamento sobre o ensino da escrita e a alfabetização, mas também a observação da realidade escolar e a imposição de uma forma única de escrita, como se a mesma representasse a legítima “escrita escolar”, desconsiderando como formas possíveis, outras escritas presentes nos demais ambientes sociais frequentados pelos alunos. Questionando sobre esse descompasso, chegamos às perguntas que orientaram essa pesquisa: Qual seria o sentido de tornar obrigatória a prática de uma escrita que observa-se majoritariamente no ambiente escolar ou em escritos pessoais, sendo estes últimos uma escolha de quem escreve? Por que obrigar a escrever a letra cursiva, sendo que na sociedade em que estamos inseridos as práticas de letramento se dão prioritariamente com a letra de imprensa? Ao elaborar reflexões sobre as mesmas, perseguimos os seguintes objetivos: (a) analisar, nos documentos que norteiam o processo de alfabetização no ensino fundamental, as orientações acerca do uso da letra cursiva; (b) problematizar as discussões que circulam sobre a exigência da caligrafia com letra cursiva, na literatura especializada sobre o assunto; e (c) Apontar possibilidades de trabalho com as diversas formas de escrita, considerando a realidade educacional brasileira. A leitura dos trabalhos produzidos sobre o tema, em diversas áreas do conhecimento, nos levaram à hipótese de uma “tradição escolar inventada” e nos permitiram apontar alguns pontos para reflexão e contribuir para a ampliação desse debate no campo da pesquisa em Educação e também no âmbito das instituições escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode155395471-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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