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Tipo do documento: Memorial
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: História de formação e profissionalização docente – caminhos para a emancipação
Autor(es): Borges, Maria Célia
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Segundo membro da banca: Tuttman, Malvina Tânia
Terceiro membro da banca: Araújo, José Carlos Souza
Quarto membro da banca: Silva, Maria Vieira
Resumo: O presente texto foi organizado como um memorial descritivo que reúne fatos históricos da minha formação profissional, das experiências acumuladas na carreira docente, das produções acadêmicas, bem como fatos da vida pessoal. O documento intitulou-se “História de formação e profissionalização docente – caminhos para a emancipação”. Trata-se de exigência parcial para a Promoção da Classe de Professora Associada IV para a Classe de Professora Titular da Carreira de Magistério Superior, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Elenca-se como objetivo geral analisar e descrever o processo de desenvolvimento da formação e da prática profissional docente num movimento de reflexão crítica. Os objetivos específicos são: rememorar criteriosamente o percurso de formação da Educação Básica, da graduação e da pós-graduação; levantar as principais experiências laborais e profissionalizantes vivenciadas na prática docente, da educação básica ao ensino superior; refletir criticamente sobre as experiências investigativas no desenvolvimento de projetos de pesquisa; listar e comentar seletivamente sobre as publicações mais importantes ao longo da carreira docente; e elencar e refletir sobre as atividades de extensão como experiências da profissão docente. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com explicitação de alguns dados quantitativos e temporais, utilização da pesquisa bibliográfica e documental. Os principais autores chamados para o diálogo, são: Dourado (2016, 2019); Dussel (2002); Freire (1974, 1999, 2000); Freitas (2007, 2018, 2020); Laval (2019); Libâneo (1999, 2008, 2018, 2022); Marx (1998, 2011); Rios (2010); Saviani (2000, 2005, 2008); e Severino (1998, 2001), entre outros. Além disso, foram buscados documentos e evidências dos fatos como fotografias, certificados, publicações, etc. Assim, foram utilizados textos (livros e artigos), documentos (certificados, diplomas...), fotografias e as “memórias” existentes. Nos relatos e memórias, procurou-se dialogar com autores, fazer reflexões, emitir pareceres e expressar sentimentos, num misto de ciência e subjetividade. Os resultados apresentados evidenciaram um longo percurso de formação e de experiências profissionais que ainda se encontram em andamento.
Abstract: The present text is conceived as a descriptive memorandum collecting historical facts from my professional training, accumulated experiences in teaching, academic productions and also facts from my personal life. The document is entitled “History of Teacher Education and Professionalization – Paths to Emancipation". It is a partial requirement for the promotion from the class of Associate Professor IV to the class of Full Professor of Higher Education Teaching Career at the Federal University of Uberlandia (UFU). The general objective was to analyze and describe the process of developing education and professional teaching practice in a movement of critical reflection. The specific objectives are: a careful recollection of the training path in basic education, and from undergraduate education to post-graduation; raise the main work and professional experiences in teaching practice, from basic education to higher education; critically reflect on investigative experiences in the development of research projects; list and selectively comment on the most important publications throughout the teaching career; and list and reflect on extension activities as experiences of the teaching profession. The methodology used was qualitative research, with explanation of some quantitative and temporal data and the use of bibliographical and documental research. The main authors called for dialogue are: Dourado (2016, 2019); Dussel (2002); Freire (1974, 1999, 2000); Freitas (2007, 2020); Laval (2019); Libâneo (1999, 2008, 2018, 2022); Marx (1998, 2011); Rios (2010); Saviani (2000, 2001, 2005, 2008); and Severino (1998, 2001), among others. In addition, documents and evidence of the facts were sought, e.g. photographs, certificates, publications, etc. Thus texts (books and articles), documents (certificates, diplomas...), photographs and existing “memories” were used. In the reports and memoirs, an attempt was made to enter into a dialogue with the authors to reflect, express opinions and to express feelings, in a mixture of science and subjectivity. The results presented show a long path of education and professional experiences that are still in progress.
Notas: Memorial apresentado à Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Uberlândia-MG, como parte dos requisitos exigidos para Promoção da Classe de Professora Associada IV para a Classe de Professora Titular da Carreira de Magistério Superior, conforme a Portaria do Ministério da Educação 982 - 3 out. 2013 - e a Resolução 3 - 9 jun. 2017 - do Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia.
Palavras-chave: experiências de formação
produções acadêmicas
experiências profissionais
Produções e publicações
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Maria Célia. História de formação e profissionalização docente – caminhos para a emancipação. 2024. 138 f. Memorial (Promoção à Classe E - Professor Titular) FACED - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41364
Data de defesa: 16-Fev-2024
Aparece nas coleções:MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Educação (FACED)

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