Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41353
Tipo do documento: Memorial
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Memorial descritivo: para promoção à carreira de titular
Título(s) alternativo(s): Descriptive memorial: for promotion to the tenure track career
Autor(es): Silveira, Helder Eterno
Primeiro membro da banca: Cruz, Wellington de Oliveira
Segundo membro da banca: Soares, Marlon Hebert da Flora
Terceiro membro da banca: Mendes, Rosa Maria
Quarto membro da banca: Coelho, Wilma de Nazaré
Resumo: Este memorial descreve uma jornada dedicada ao ensino, pesquisa, extensão e gestão educacional. Atuando na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e em instituições internacionais, minha carreira foi pautada pelo compromisso com a educação e a defesa da democracia. Minha contribuição na UFU abrangeu o ensino superior, pesquisa e extensão. Como docente e pesquisador, busquei a excelência no ensino e contribuí para o avanço do conhecimento em Química. Na extensão, coordenei ações que fortaleceram o compromisso da universidade com a comunidade, incluindo o programa "Proteger-se" para saúde mental dos estudantes. Além da UFU, assumi posições de liderança no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) e na Coordenação Nacional dos Pró-Reitores de Extensão da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Atuei ativamente na promoção de políticas de extensão e na defesa da educação superior inclusiva. Combati ameaças à universidade pública, como o programa Future-se, que visava enfraquecer o papel do Estado na educação superior. Também promovi a diversidade e inclusão em iniciativas étnico-raciais, acessibilidade e igualdade de gênero. Na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), coordenei programas de valorização do magistério, influenciando a formação de futuros professores. Minha atuação em programas de formação docente em países africanos demonstra meu compromisso global com a educação. Atividades humanitárias incluíram a assistência às comunidades trans durante a pandemia, por meio do Centro de Referência em Atenção Integral para Saúde Transespecífica (CRAIST) do Hospital de Clínicas da UFU. Este memorial representa meu compromisso com a educação, a democracia e a diversidade. Demonstra que a busca por um ensino superior inclusivo e democrático é possível e essencial
Abstract: This memoir describes a journey dedicated to higher education, research, extension, and educational management. Working at the Federal University of Uberlândia (UFU) and international institutions, my career was guided by a commitment to education and the defense of democracy. My contribution at UFU encompassed higher education, research, and extension. As a teacher and researcher, I sought excellence in teaching and contributed to advancing knowledge in Chemistry. In extension, I coordinated actions that strengthened the university's commitment to the community, including the "Proteger-se" program for student mental health. In addition to UFU, I assumed leadership positions in the Forum of Pro- Rectors for Extension of Brazilian Public Higher Education Institutions (FORPROEX) and in the National Coordination of Extension Pro-Rectors of the National Association of Directors of Federal Higher Education Institutions (ANDIFES). I actively promoted extension policies and the defense of inclusive higher education. I fought threats to public universities, such as the Future-se program, which aimed to weaken the state's role in higher education. I also promoted diversity and inclusion in ethnic-racial initiatives, accessibility, and gender equality. At the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), I coordinated programs to valorize teaching, influencing the training of future teachers. My work in teacher training programs in African countries demonstrates my global commitment to education. Humanitarian activities included assistance to trans communities during the pandemic, through the Comprehensive Care Reference Center for Transespecific Health (CRAIST) at the UFU University Hospital. This memoir represents my commitment to education, democracy, and diversity. It demonstrates that the pursuit of inclusive and democratic higher education is possible and essential.
Notas: Memorial Descritivo como requisito à promoção para carreira de Titular do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Memorial Descritivo
Titularidade
Formação de professores e professoras
Educação em Química
Descriptive memorial
Ownership
Training of teachers
Chemistry Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Assunto: Química
Professores universitários
Formação de professores
Professores de química
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVEIRA, Hélder Eterno. Memorial descritivo para promoção à classe de professor titular da carreira de magistério superior: a vida não cabe no Lattes. 2024. 230 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - IQUFU) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5006.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5006
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41353
Data de defesa: 20-Fev-2024
Aparece nas coleções:MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Química (IQUFU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MemorialDescritivoPromoção.pdfMemorial7.48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.