Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41345
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCoelho, Mara Michele-
dc.date.accessioned2024-03-08T18:15:04Z-
dc.date.available2024-03-08T18:15:04Z-
dc.date.issued2024-01-25-
dc.identifier.citationCOELHO, Mara Michele. Diálogos com os professores: uma análise sobre narrativas do cotidiano no Novo Ensino Médio em Capinópolis MG. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.145.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41345-
dc.description.abstractThis study is related to the changes in relation to the New High School. Mainly, with a focus on the Textbook in basic education in the state of Minas Gerais. The objective is to expose some changes in different documents based on the changes that occurred in High School, in Basic Education. Given that there was a significant impact on teachers and students, in addition to the large volume of books presented in the National Textbook Plan 2021. In this way, we can see that Sociology is an important critical science, since the classics of Sociology already point this out, according to its evolution as a curricular component in Minas Gerais schools. From the changes presented in Law 13.415/2017, there is a neoliberal and ideological dispute that permeates the educational field focused on the labor market. Regarding the importance of the textbook "Dialogue", chosen by teachers of Human and Social Sciences of a public school in the state of Minas Gerais, there is an extensive volume of books. To this end, this research used qualitative methodology, bibliographic research for data collection and documental, through several official documents (Law 13.145/2017, LDB, PCNs, BNCC, CRMG, MG Curriculum Matrix, PNLD). Participant observation was carried out in a public school in the state of Minas Gerais, the Sérgio de Freitas Pacheco State School - Capinópolis - MG. Interviews were also conducted with teachers in the area of Human Sciences about the use and applicability of the Textbook in the classroom. The results, based on the information collected in the interviews, indicate that the Textbook can be considered an important object of teaching and learning for some teachers, because most of them do not use it in the classroom, its use is more continuous for studies and for lesson planning, and its applicability in the classroom with students is less constant. In this sense, in relation to the use of the Book, it tends to depend on the pedagogical practices of each teacher. Therefore, the present research aims to contribute to future studies and questions related to contributions about the use and applicability of the Sociology Textbook in High School, both by teachers and students.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectNew High Schoolpt_BR
dc.titleDiálogos com os professores: uma análise sobre narrativas do cotidiano no Novo Ensino Médio em Capinópolis-MGpt_BR
dc.title.alternativeDialogues with teachers: an analysis of narratives of daily life in the New High School in Capinópolis-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Junqueira, Marili Peres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948736445694004pt_BR
dc.contributor.referee1Previtali , Fabiane Santana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154680248919577pt_BR
dc.contributor.referee2Raizer, Leandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8741489441886156pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3669722353328270pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo está relacionado às alterações em relação ao Novo Ensino Médio. Principalmente, com olhar direcionado ao Livro Didático na Educação Básica no estado de Minas Gerais. O objetivo é expor algumas alterações de diferentes documentos a partir das mudanças ocorridas no Ensino Médio da Educação Básica. Haja vista que houve impacto significativo para professores e estudantes, além do grande volume de livros apresentados no Plano Nacional do Livro Didático - 2021. Desse modo, podemos ver que a Sociologia se mostra como importante ciência crítica, uma vez que os clássicos da Sociologia já apontam isso, de acordo com sua evolução como componente curricular nas escolas. A partir das mudanças apresentadas na Lei 13.415/2017, observa-se uma disputa neoliberal e ideológica que permeiam o campo educacional voltado ao mercado de trabalho. Já em relação a importância do Livro Didático “Diálogo”, escolhido por professores de Ciências Humanas e Sociais de uma escola pública estadual mineira, verifica-se extenso volume de Livros. Para tanto, nesta pesquisa foi utilizada metodologia qualitativa, pesquisa bibliográfica para coleta de dados e documental, por meio de diversos documentos oficiais (Lei 13.145/ 2017, LDB, PCNs, BNCC, CRMG, Matriz Curricular MG, PNLD). Foi realizada observação participante em uma escola pública estadual mineira - Capinópolis- MG. Também foram realizadas entrevistas com os professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas sobre o uso e aplicabilidade do livro didático em sala de aula. Os resultados, a partir das informações colhidas nas entrevistas, apontam que o Livro Didático pode ser considerado um importante objeto de ensino e aprendizagem para alguns professores, pois a maioria não utiliza em sala de aula, seu uso é mais contínuo para estudos e para o planejamento das aulas, sendo menos constante sua aplicabilidade em sala de aula com os estudantes. Nesse sentido, em relação ao uso do livro, tende a depender das práticas pedagógicas de cada professor. Portanto, a presente pesquisa visa contribuir para futuros estudos e questionamentos relacionados ao uso e aplicabilidade do livro didático para a Sociologia Escolar no Ensino Médio, tanto por professores quanto por estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration95pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.145pt_BR
dc.crossref.doibatchid24c40abe-dc8f-4051-b9b0-8b89eb555223-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiálogosProfessoresAnálise.pdf883.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.