Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41342
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3001-5118
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2026-02-29
Title: Grupo terapêutico on-line: processo de tomada de consciência e identificação
Alternate title (s): Online therapeutic group: awareness and identification process
Author: Araújo, Micaela Brandão Póvoa de
First Advisor: Farinha, Marciana Gonçalves
First member of the Committee: Stefanini, Jaqueline Rodrigues
Second member of the Committee: Peres, Rodrigo Sanches
Summary: A pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos para a saúde mental de estudantes universitários, especialmente devido às mudanças nos processos de ensino-aprendizagem. O primeiro estudo delineou como um grupo terapêutico online fortaleceu os vínculos entre os participantes e facilitou a tomada de consciência e o processo de mudança diante do sofrimento psicológico durante esse período desafiador. No segundo artigo trouxe as experiências dos estudantes no momento de volta ao presencial e as dificuldades geradas nesse retorno. A pesquisa-intervenção, fundamentada na abordagem da Gestalt-terapia, analisou as vivências dos estudantes em relação às mudanças provocadas pela COVID-19, bem como o processo de identificação grupal e sua contribuição para o cuidado ao sofrimento desses estudantes. A análise dos dados foi realizada utilizando a Analítica do sentido proposta por Critelli em que os resultados indicaram que o grupo terapêutico online proporcionou um espaço de acolhimento e consciência para o sofrimento vivenciado no contexto universitário, destacando sua eficácia como ferramenta para promover cuidado em saúde mental e qualidade de vida durante a pandemia para esse grupo específico.
Abstract: The COVID-19 pandemic has had significant impacts on the mental health of university students, especially due to changes in teaching-learning processes. The first study outlined how an online therapeutic group strengthened bonds between participants and facilitated awareness and the process of change in the face of psychological distress during this challenging period. In the second article, I brought the experiences of students when returning to face-to-face activities and the difficulties generated by this return. The intervention research, based on the Gestalt therapy approach, analyzed the students' experiences in relation to the changes caused by COVID-19, as well as the process of group identification and its contribution to caring for these students' suffering. Data analysis was carried out using the Meaning Analysis proposed by Critelli, in which the results indicated that the online therapeutic group provided a space of acceptance and awareness of the suffering experienced in the university context, highlighting its effectiveness as a tool to promote mental health care and quality of life during the pandemic for this specific group.
Keywords: COVID-19
saúde mental
universitários
intervenção grupal
Gestalt-terapia
university
mental health
group intervention
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Subject: Psicologia
Psicoterapia de grupo
Gestalt-terapia
Saúde mental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Quote: ARAÚJO, Micaela Brandão Póvoa de. Grupo terapêutico on-line: processo de tomada de consciência e identificação. 2024. 49 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5013.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5013
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41342
Date of defense: 29-Jan-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GrupoTerapeuticoOnline.pdf
  Until 2026-03-01
Dissertação639.63 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons