Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41283
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mal-estar no contemporâneo: A Insustentabilidade da sociedade de consumo
Autor(es): Peçanha, Gustavo César Caraski
Primeiro orientador: Sass, Simeão Donizeti
Primeiro membro da banca: x
Segundo membro da banca: Dias, Silvano
Resumo: Através deste trabalho, buscaremos analisar sob diferentes perspectivas as deturpações de valores sociais, e a modulação de conceitos como o da sustentabilidade em favor do neoliberalismo. Para tanto, pretendemos explorar, partindo de Freud, o mal-estar presente no sujeito inserido em uma sociedade em desenvolvimento. Perpassando questões mais recentes como as colocadas em Gadotti, e trazidas por Chomsky que mostram que para além do indivíduo temos um mal-estar na sustentabilidade da vida. Exploraremos possíveis formas de entender e conceituar esses problemas, além de tentar amenizá-los ou resolvê-los, através do esclarecimento de Naomi Klein e do próprio Chomsky. Por meio de diversas abordagens apontaremos as questões éticas envoltas no tema, sua aplicação prática e por consequência, política, além das muitas expressões estéticas e artísticas que demonstram esse mal-estar como existente numa sociedade subjugada pelas formas de poder vigentes. A escolha da discussão sobre a insustentabilidade na sociedade de consumo e seu recorrente mal-estar no contemporâneo se faz necessária devido à gravidade de seu impacto na vida e como entendemos nossa forma de viver em sociedade. Portanto, acreditamos que a presente pesquisa se mostra relevante como forma de apresentar os problemas da sociedade contemporânea frente o consumismo neoliberal.
Palavras-chave: Filosofia contemporânea
Sustentabilidade
Ética
Consumo
Neoliberalismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEÇANHA, Gustavo César Caraski. Mal-estar no contemporâneo: A insustentabilidade da sociedade de consumo. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41283
Data de defesa: 16-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MalEstarContemporâneo.pdf637.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.