Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41253
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Práticas discursivas publicitárias: as (im)possibilidades do dizer na produção dos sujeitos LGBTI+
Alternate title (s): Discursive advertising practices: the (im)possibilities of saying in the production of LGBTI+ subjects
Author: Melo, Felipe Ferreira de
First Advisor: Dorne, Vinícius Durval
First member of the Committee: Araujo, Marcelo Marques
Second member of the Committee: Fernandes Junior, Antônio
Summary: Este trabalho visa compreender as relações entre as práticas discursivas publicitárias e a produção de sujeitos LGBTI+ sob o prisma dos Estudos Discursivos Foucaultianos. A pesquisa analisa três anúncios publicitários veiculados em 2021: “Avon Conecta – #AvonTáOn”, “Burger King – Como explicar?” e “Novos Beijos Icônicos – Mercado Livre”, a partir da seguinte pergunta discursiva: “Como os enunciados publicitários dos anúncios citados produzem discursivamente sujeitos LGBTI+?”. Para tanto, os enunciados são tomados em suas instâncias de acontecimentos e no recorte das séries enunciativas, para serem relacionados a outros enunciados, a fim de observar as relações entre os elementos dessas séries e o modo como elas significam, constroem, produzem sentidos sobre e para os sujeitos LGBTI+. O empreendimento de análise foi articulado em três trajetos temáticos: “Corpo: superfície discursiva”; “Sujeito cindido: orgulhar-se x confessar-se”; “Neoliberalismo: quem lacra lucra?”. Por meio desses trajetos, refletimos sobre o que significa, hoje em dia, ter enunciados publicitários circulando para uma grande audiência em diferentes canais. A sexualidade se manifesta, de acordo com Foucault (1984), por meio de padrões culturais historicamente construídos e determinados, e a sociedade se encarrega de reforçá-los. Por meio da mobilização de discursos alinhados com as perspectivas, desejos e demandas dos sujeitos LGBTI+, observamos que enunciados de materiais publicitários são mais cuidadosamente pensados pelas marcas quando elas pretendem acessar e engajar nichos inscritos nos chamados grupos minorizados. Observamos também que um discurso pode: fixar ou desestabilizar regularidades; moldar e redefinir subjetividades; objetivar e subjetivar sujeitos e corpos, em uma história erigida de múltiplas temporalidades e de intensas disputas discursivas. No cerne das nossas indagações, está a compreensão de como as subjetividades são formadas, moldadas e, por vezes, redefinidas pelos enunciados publicitários.
Abstract: This work aims to understand the relationships between advertising discursive practices and the production of LGBTI+ subjects under the prism of Foucauldian Discursive Studies. The research analyzes three advertisements aired in 2021: “Avon Conecta – #AvonTáOn”, “Burger King – Como explicar?”, and “Novos Beijos Icônicos – Mercado Livre”, from the following discursive question: “How do the advertising statements of the mentioned ads discursively produce LGBTI+ subjects?”. For this, the statements are taken in their instances of events and in the cutout of the enunciative series, to be related to other statements, in order to observe the relationships between the elements of these series and the way they signify, construct, produce meanings about and for LGBTI+ subjects. The analysis endeavor was articulated in three thematic paths: “Body: discursive surface”; “Split subject: pride x confession”; “Neoliberalism: who profits from being woke?”. Through these paths, we reflect on what it means, nowadays, to have advertising statements circulating for a large audience on different channels. Sexuality manifests itself, according to Foucault (1984), through historically constructed and determined cultural patterns, and society is responsible for reinforcing them. By mobilizing discourses aligned with the perspectives, desires, and demands of LGBTI+ subjects, we observe that statements of advertising materials are more carefully thought out by brands when they intend to access and engage niches inscribed in the so-called minoritized groups. We also observe that a discourse can: fix or destabilize regularities; shape and redefine subjectivities; and objectify and subjectify subjects and bodies, in a history erected from multiple temporalities and intense discursive disputes. At the core of our inquiries is the understanding of how subjectivities are formed, shaped, and sometimes redefined by advertising statements.
Keywords: Publicidade
Advertising
Foucault
Foucault
LGBTI+
LGBTI+
Estudos Discursivos Foucaultianos
Foucauldian Discursive Studies
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Quote: MELO, Felipe Ferreira de. Práticas discursivas publicitárias: as (im)possibilidades do dizer na produção dos sujeitos LGBTI+. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.581.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.581
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41253
Date of defense: 23-Nov-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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