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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41215
ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-2686-6478 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Possibilidades da abordagem CTSA na prática docente: Estudo da crise hídrica por meio do smartphone |
Alternate title (s): | Possibilidades da abordagem CTSA na prática docente: Estudo da crise hídrica por meio do smartphone |
Author: | Villela, Ana Paula Moreira |
First Advisor: | Santos, Adevailton Bernardo dos |
First member of the Committee: | Auth, Milton Antônio |
Second member of the Committee: | Gehlen, Simoni Tormohlen |
Summary: | Este trabalho propõe uma sequência didática (SD) para professores utilizarem a abordagem CTSA, tornando suas aulas contextualizadas com habilidades e valores que o tornaram um cidadão crítico e responsável. O objetivo geral desta dissertação foi investigar as possibilidades dos professores de escolas públicas e privadas de Uberlândia-MG quanto à abordagem CTSA a partir da análise SD em encontros do processo formativo. Considerando a importância da formação continuada do professor, foi criado um grupo com professores das escolas públicas e privadas da área de ciências da natureza em que ocorreram encontros onde os professores criticaram e contribuíram com a sequência didática “Crise Hídrica: Como podemos contribuir para a solução?” a fim de discutir a realidade de cada professor, sua prática docente e sobre a abordagem CTSA. Essa SD com abordagem CTSA sobre o tema social Crise Hídrica, que é o produto deste trabalho de mestrado profissional, adentrava suas problemáticas ambientais como a importância da água; distribuição da água no planeta Terra; influência do consumo de água da agricultura, industrial e perímetro urbano que cresce cada vez mais nas metrópoles; e o consumo de energia elétrica em sua maioria das hidrelétricas. Essa sequência didática possibilita ao estudante construir seu conhecimento científico, considerando aspectos históricos, éticos, políticos e socioeconômicos. A partir dessa SD, os estudantes de forma ativa podem construir habilidades e valores a fim de que tome decisões responsáveis acerca do problema Crise Hídrica. Considerando os docentes que participaram deste trabalho, os mesmos estavam diante de uma tarefa complexa visto que a nossa formação foi disciplinar e o contexto da SD não era apenas um conteúdo, logo ao longo do processo formativo, foi necessário pensar de maneira interdisciplinar e levando em consideração informações atuais que vinham da sociedade. Além dos encontros e rodas de conversas, foram aplicados questionários eletrônicos, nos quais se objetivou compreender a realidade dos professores que participaram do processo formativo e sua compreensão e uso da abordagem CTSA. De caráter qualitativo, a pesquisa foi delineada pela metodologia de campo, na qual a pesquisadora explorou realidades dos sujeitos pesquisados. Os dados foram categorizados com base na metodologia de análise de conteúdo que define os conteúdos e contextos como unidades de análise. Utilizando tais processos, foram analisadas limitações e possibilidades dos professores quanto à abordagem CTSA, suas observações sobre como avaliavam a SD e as suas aulas em relação a categorização de Aikenhead. Com as estratégias adotadas foi possível constatar a limitação das escolas quanto a se utilizar o conteúdo como ferramenta principal na prática docente, a dificuldade de trabalhar temas sociais e cumprir o conteúdo em poucas aulas, aos baixos recurso tecnológico nas escolas dando espaço como solução o uso do Smartphone como recurso didático tecnológico. Com base em todas as análises, foi possível verificar soluções e melhorias para a Sequência Didática (SD) utilizando as contribuições e experiências de os professores que participaram do processo formativo, além de motivá-los a elaborar suas aulas baseadas nas reflexões feitas ao longo dos encontros e proporcionando uma reflexão ação da formação continuada. |
Abstract: | This work proposes a didactic sequence (SD) for teachers to use the CTSA approach, making their classes contextualized with skills and values that made them a critical and responsible citizen. The general objective of this dissertation was to investigate the possibilities of teachers from public and private schools in Uberlândia-MG regarding the CTSA approach based on SD analysis in meetings of the training process. Considering the importance of continuing teacher training, a group was created with teachers from public and private schools in the area of natural sciences in which meetings took place where teachers criticized and contributed to the didactic sequence “Water Crisis: How can we contribute to the solution ?” in order to discuss the reality of each teacher, their teaching practice and the CTSA approach. This SD with a CTSA approach on the social theme of the Water Crisis, which is the product of this professional master's degree work, addressed environmental issues such as the importance of water; distribution of water on planet Earth; influence of water consumption in agriculture, industry and urban areas, which is increasingly growing in metropolises; and the consumption of electricity in most hydroelectric plants. This didactic sequence allows students to build their scientific knowledge, considering historical, ethical, political and socioeconomic aspects. From this SD, students can actively build skills and values in order to make responsible decisions about the Water Crisis problem. Considering the teachers who participated in this work, they were faced with a complex task since our training was disciplinary and the context of SD was not just a content, so throughout the training process, it was necessary to think in an interdisciplinary way and taking into account consideration of current information coming from society. In addition to the meetings and conversation circles, electronic questionnaires were administered, which aimed to understand the reality of the teachers who participated in the training process and their understanding and use of the CTSA approach. Qualitative in nature, the research was designed using field methodology, in which the researcher explored the realities of the researched subjects. The data was categorized based on the content analysis methodology that defines content and contexts as units of analysis. Using such processes, teachers' limitations and possibilities were analyzed regarding the CTSA approach, their observations on how they evaluated SD and their classes in relation to Aikenhead's categorization. With the strategies adopted, it was possible to verify the limitations of schools in using content as the main tool in teaching practice, the difficulty of working on social issues and completing the content in a few classes, the low technological resources in schools giving space as a solution to the use of the Smartphone as a technological teaching resource. Based on all the analyses, it was possible to verify solutions and improvements for the Didactic Sequence (SD) using the contributions and experiences of the teachers who participated in the training process, in addition to motivating them to prepare their classes based on the reflections made throughout the meetings and providing reflection and ongoing training. |
Keywords: | Crise hídrica Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA) Water crisis Science Technology Society and Environment (CTSA) |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Subject: | Ciência - Estudo e ensino |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | VILLELA, Ana Paula Moreira. Possibilidades da abordagem CTSA na prática docente: Estudo da crise hídrica por meio do smartphone. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2023.651. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.651 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41215 |
Date of defense: | 31-Jul-2023 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 6. Água potável e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. ODS::ODS 7. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
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