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ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-7599-8722
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os espaços de confinamento nas obras de Samuel Beckett e Maura Lopes Cançado: geometrias da loucura
Título(s) alternativo(s): The spaces of confinement in the works of Samuel Beckett and Maura Lopes Cançado: geometries of madness
Autor(es): Cangussú, Cristiana Silva Mendes
Primeiro orientador: Silva, Maria Ivonete Santos
Primeiro membro da banca: Nery, Yvonélio Ferreira
Segundo membro da banca: Cabral, André Fernando Gil Alcon
Terceiro membro da banca: Camargo, Fábio Figueiredo
Quarto membro da banca: Sylvestre, Fernanda Aquino
Resumo: A presente tese tem por objetivo a leitura crítica dos espaços circulares em O despovoador e Espiral ascendente, obras do escritor e dramaturgo Samuel Beckett, e dos espaços quadráticos em Quad I+II e No quadrado de Joana, obras da escritora mineira Maura Lopes Cançado, desvelando como essas figuras geométricas de confinamento irão contribuir para a loucura de seus personagens. A preocupação com a representação na arte sempre esteve presente tanto na crítica quanto nas obras de Beckett. Sua busca pelo mínimo expressivo retrata o seu interesse por uma arte que, tendo referência no real, busca sua transposição através da discussão do papel do sujeito fragmentado, o qual será analisado no conto O despovoador de 1970 e na peça televisiva Quad I+II de 1981. No conto, o enredo ocorre no confinamento de um cilindro onde cerca de 200 pessoas, inseridas em um lugar extremamente lúgubre, erram à procura do que se chama despovoador. Na peça televisiva, quatro atores, trajando longos capuzes que escondem seus rostos, percorrem, respectivamente, o perímetro de um quadrado, sem nunca se encontrarem, vacilarem ou chegarem ao centro do quadrado. Por sua tensão interna, esta valsa do esgotamento representa o distanciamento da memória e da razão, existindo, segundo Deleuze, como uma “imagem ilógica, amnésica e quase afásica” (2010). Já a escrita de Maura Lopes Cançado traz, na marca autobiográfica da esquizofrenia, o locus familiar à loucura: o hospício. As doenças da autora e a vivência como interna deram a ela matéria viva para escrever sobre um espaço que evoca o enclausuramento físico e mental. O quadrado de Joana foi uma homenagem à sua colega que percorria o perímetro quadrático do pátio na busca de eliminar os traços curvilíneos de humanidade (e sanidade) que ainda lhe restavam. Em Espiral ascendente, a autora narra, em primeira pessoa, um episódio onde tenta suicídio numa cachoeira, unindo-o com o que aconteceu quando é socorrida e levada de volta à clínica. O conto tem explícita intertextualidade com a peça Hamlet de Shakespeare e respaldo na biografia de Maura Lopes Cançado, que representava Ofélia no grupo teatral do manicômio. Sua escrita recriará sua vida, que se baseia na arte, tudo num giro vertiginoso ao sabor torpe de sonifene, medicação para controlar seus ataques virulentos de loucura. O simbolismo do círculo pode ser entendido como uma representação da totalidade dos aspectos da psique do sujeito e de sua relação com o mundo externo e as pessoas. Mais particularmente, o símbolo da espiral seria esse círculo mental em projeção infinda. Desse modo, aproximamos círculos e quadrados beckettianos e cançadianos, vendo, nestes espaços literários, um campo para a reflexão crítica dos liames da razão sob corpos e pensamentos confinados.
Abstract: This thesis aims at a critical reading of the circular spaces in The Lost Ones and Espiral Ascendent and the quadratic spaces in Quad I+II and No quadrado de Joana and how these geometric figures of confinement will contribute to the madness of the characters, being the first works by the writer and playwright Samuel Beckett and the last ones, by the Minas Gerais writer Maura Lopes Cançado. The concern with representation in art has always been present both in criticism and in Beckett's works. His search for the expressive minimum portrays his interest in an art that, having a reference in reality, seeks its transposition through the discussion of the role of the fragmented subject, which will be analyzed in the short story The Lost Ones from 1970 and in the television play Quad I+II from 1981 In the short story, the plot takes place in the confinement of a cylinder where around 200 people, placed in an extremely dismal place, err in search of what is called depopulation. In the television play, four actors dressed in a long hood with their faces hidden, respectively, travel the perimeter of a square, without ever meeting, faltering or reaching the center of the square. Due to its internal tension, this waltz of exhaustion represents the distancing of memory and reason, existing, according to Deleuze, as an “illogical, amnesic and almost aphasic image” (2010). The writing of Maura Lopes Cançado, on the other hand, brings in the autobiographical mark of schizophrenia, the familiar locus of madness: the asylum. The author's illnesses and her experience as an intern gave her living material to write about a space that evokes physical and mental confinement. Joana's square was a tribute to her colleague who walked the quadratic perimeter of the courtyard in an attempt to eliminate the curvilinear traces of humanity (and sanity) that still remained in her. In Espiral Ascendent, the author narrates, in the first person, an episode where she tries to commit suicide in a waterfall, linking it with what happened when she was rescued and taken back to the clinic. The tale has explicit intertextuality with Shakespeare's Hamlet and is supported by the biography of Maura Lopes Cançado, who played Ophelia in the theater group at the asylum. Her writing will recreate her life, which is based on art: all in a vertiginous spin to the torpid taste of sonifene, medication to control her virulent attacks of madness. The symbolism of the circle can be understood as a representation of all aspects of the subject's psyche and its relationship with the external world and people. More particularly, the symbol of the spiral would be this mental circle in endless projection. In this way, we approximate Beckettian and Cançadian circles and squares, seeing in these literary spaces a field for the critical reflection of the bonds of reason under confined bodies and thoughts.
Palavras-chave: Loucura
Imagem
Espaço
Maura Lopes Cançado
Samuel Beckett
Madness
Image
Space
Estudos Literários
Literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Assunto: Literatura
Cançado, Maura Lopes, 1930-1993 - Crítica e interpretação
Beckett, Samuel, 1906-1989 - Crítica e interpretação
Literatura e doença mental
Espaço na literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: CANGUSSÚ, Cristiana Silva Mendes. Os espaços de confinamento nas obras de Samuel Beckett e Maura Lopes Cançado: geometrias da loucura. 2023. 194 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7066
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7066
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41191
Data de defesa: 30-Ago-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
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