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dc.creatorMendes, Mariane Melo-
dc.date.accessioned2024-02-16T16:59:29Z-
dc.date.available2024-02-16T16:59:29Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.identifier.citationMENDES, Mariane Melo. As temáticas da censura e da intolerância no testemunho de Françoise Frenkel: uma leitura da obra "Sem lugar no Mundo". 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.94pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41183-
dc.description.abstractFrançoise Frenkel est une survivante de la Seconde Guerre Mondiale, une libraire juive qui, avec beaucoup de courage et détermination, a réussi à s'échapper de la prison dans les camps de concentration nazis. Cette Dissertation de Master présente, pour la première fois au Brésil, l’étude du témoignage intitulé Sans place dans le monde: récit d’une libraire juive en fuite pendant la Seconde Guerre Mondiale (2018), en se concentrant sur les expériences de l’écrivaine, qui dénotent les échos du passé et font ressortir les thèmes de la censure et de l’intolérance dans cette période si dramatique du XXe siècle. De cette façon, l’objectif général de cette recherche est d’explorer davantage les thèmes de la censure des livres, des médias, ainsi que l’antisémitisme; en plus de se pencher sur certaines spécificités de la production littéraire de Frenkel qui pourraient la caractériser comme une Littérature de Témoignage, à l’exemple du récit à caractère mémorial. La méthodologie adoptée a été l’analyse théorique interprétative, en utilisant certains chercheurs, tels que: Anders Rydell (2018), Éric Hobsbwan, Fernando Báez (2006), Hannah Arent (2012), Maria Luiza Tucci Carneiro (2002), Márcio Seligmann-Silva (2020), Primo Levi (1988), entre autres.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSegunda-Guerra Mundialpt_BR
dc.subjectSeconde Guerre Mondialept_BR
dc.subjectcensurapt_BR
dc.subjectcensurept_BR
dc.subjectintolerânciapt_BR
dc.subjectintolérancept_BR
dc.subjecttestemunhopt_BR
dc.subjecttémoignagept_BR
dc.subjectjudeuspt_BR
dc.subjectjuifspt_BR
dc.subjectsobreviventespt_BR
dc.subjectsurvivantspt_BR
dc.titleAs temáticas da censura e da intolerância no testemunho de Françoise Frenkel: uma leitura da obra "Sem lugar no mundo"pt_BR
dc.title.alternativeLes thématiques de la censure et de l’intolérance dans le témoignage de Françoise Frenkel : une lecture de l’œuvre "Sans place dans le monde"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Kênia Maria de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565924641557935pt_BR
dc.contributor.referee1Serves, Suzana Maria de Sousa Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6622753664393541pt_BR
dc.contributor.referee2Sylvestre, Fernanda Aquino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7263180497540978pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8309418688059021pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoFrançoise Frenkel é uma sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, foi uma judia livreira que, com muita coragem e determinação, conseguiu escapar da prisão nos Campos de Concentração nazistas. Esta Dissertação de Mestrado apresenta, pela primeira vez no Brasil, o estudo do testemunho intitulado Sem lugar no mundo: relato de uma livreira judia em fuga na Segunda Guerra Mundial (2018), com foco nas experiências da autora, que denotam ecos do passado e trazem à tona as temáticas da censura e da intolerância nesse período tão dramático do século XX. Dessa forma, tem-se que o objetivo geral dessa pesquisa é explorar mais os temas do cerceamento aos livros, aos veículos midiáticos, bem como o antissemitismo; além de debruçar sobre algumas especificidades da produção literária de Frenkel, que poderiam caracterizá-la como uma Literatura de Testemunho, a exemplo da narrativa de cunho memorialístico. A metodologia adotada foi a análise-teórico-interpretativa, utilizando-se de alguns estudiosos, tais quais: Anders Rydell (2018), Éric Hobsbwan, Fernando Báez (2006), Hannah Arent (2012), Maria Luiza Tucci Carneiro (2002), Márcio Seligmann-Silva (2020), Primo Levi (1988), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.94pt_BR
dc.orcid.putcode153403042-
dc.crossref.doibatchid1f4b89c3-a107-46d7-b108-e3e41901ffa7-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoFrenkel, Françoise, 1889-1975 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoGuerra Mundial, 1939-1945 - Judeuspt_BR
dc.subject.autorizadoTestemunhos e relatospt_BR
dc.subject.autorizadoLiteratura judaicapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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