Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41173
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9202-2749 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O acolhimento local de crianças indígenas refugiadas no Brasil: um estudo de caso sobre a inserção de indígenas warao no sistema de educação básica da cidade de Uberlândia - MG |
Author: | Santos, Luara Dias dos |
First Advisor: | Ferreira, Marrielle Maia Alves |
First member of the Committee: | Guimarães, Iara Rocha |
Second member of the Committee: | Loureiro, Cláudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva |
Summary: | No contexto brasileiro, os Warao são reconhecidos como detentores de direitos, abarcando tanto sua identidade indígena quanto sua condição de refugiados e migrantes. No entanto, na prática, persistem desafios e dificuldades, particularmente relacionados às diferenças culturais, no processo de integração desse grupo à sociedade brasileira. Essas questões desencadearam debates sobre refúgio na cidade de Uberlândia-MG, notadamente em 2019, quando o município recebeu um expressivo número de refugiados da etnia Warao. Além das dificuldades relacionadas à falta de infraestrutura para acomodar essa população, surgiram preocupações por parte do Conselho Tutelar, especialmente no que diz respeito à evasão escolar entre as crianças pertencentes à etnia. Assim, considerando os desafios relacionados à integração dos indígenas Warao no território nacional e as particularidades associadas à migração de menores de idade, surge o questionamento sobre como tem sido o processo de integração das crianças migrantes da etnia Warao no sistema educacional do município de Uberlândia, assim como os principais obstáculos enfrentados nesse processo, tanto pelo sistema educacional quanto pelas crianças. |
Abstract: | In the Brazilian context, the Warao are recognized as holders of rights, encompassing both their indigenous identity and their status as refugees and migrants. However, in practice, challenges and difficulties persist, particularly related to cultural differences, in the process of integrating this group into Brazilian society. These issues triggered debates about refuge in the city of Uberlândia-MG, notably in 2019, when the municipality received a significant number of refugees from the Warao ethnic group. In addition to the difficulties related to the lack of infrastructure to accommodate this population, concerns arose on the part of the Guardianship Council, especially with regard to school dropout among children belonging to the ethnic group. Thus, considering the challenges related to the integration of the Warao indigenous people in the national territory and the particularities associated with the migration of minors, the question arises about how the process of integration of migrant children of the Warao ethnic group into the educational system of the municipality of Uberlândia has been, as well as the main obstacles faced in this process, both by the educational system and by the children. |
Keywords: | Integração local Warao Crianças migrantes Uberlândia |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SANTOS, Luara Dias dos. O acolhimento local de crianças indígenas refugiadas no Brasil: um estudo de caso sobre a inserção de indígenas warao no sistema de educação básica da cidade de Uberlândia - MG. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41173 |
Date of defense: | 21-Nov-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Relações Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AcolhimentoLocalCrianças.pdf | TCC | 428.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License