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dc.creatorSant'Ana, Vitor Taha-
dc.date.accessioned2024-02-15T18:07:20Z-
dc.date.available2024-02-15T18:07:20Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.citationSANT'ANA, Vitor Taha. Aerodynamic Modeling and Simulation of a Reduced-Scale Generic Future Fighter Using Neuro-Fuzzy with Differential Evolution. 2023. 120 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.6006pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41169-
dc.description.abstractThe pursuit of accurate aerodynamic modeling in aeronautical engineering has driven the exploration of advanced computational techniques. This research applies Neuro-Fuzzy Hybridized with Differential Evolution (NF-DE) to develop a high-fidelity aerodynamic model and simulation for the Generic Future Fighter (GFF), a reduced-scale aircraft. The primary objective is to create a system identification methodology through flight testing for detailed and unsteady aerodynamic models. The methodology combines the interpretability of Fuzzy Inference Systems (FIS) with the adaptability of Artificial Neural Networks (ANN). The study includes a comparison between NF-DE and alternative optimization and fuzzy inference methods. After developing unsteady aerodynamic models based on first Taylor series equations for each force and moment coefficient, a 6-degrees-of-freedom (DOF) simulation is designed in Matlab’s Simulink environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem Aerodinâmicapt_BR
dc.subjectNeuro-Fuzzypt_BR
dc.subjectIdentificação de Sistemaspt_BR
dc.subjectTeste em voopt_BR
dc.subjectEvolução Diferencialpt_BR
dc.subjectAerodynamic Modelingpt_BR
dc.subjectDifferential Evolutionpt_BR
dc.subjectNeuro-Fuzzypt_BR
dc.subjectSystem Identificationpt_BR
dc.subjectFlight Testingpt_BR
dc.titleAerodynamic Modeling and Simulation of a Reduced-Scale Generic Future Fighter Using Neuro-Fuzzy with Differential Evolutionpt_BR
dc.title.alternativeModelagem e Simulação Aerodinâmica de um Caça Genérico Futuro em Escala Utilizando Neuro-Fuzzy com Evolução Diferencialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Krus, Petter-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6632050652065235pt_BR
dc.contributor.advisor1Finzi Neto, Roberto Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3792275882221002pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Neusa Maria Franco de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5847546197659440pt_BR
dc.contributor.referee2Galvão, Roberto Kawakami Harrop-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2331014850737529pt_BR
dc.contributor.referee3Steffen Junior, Valder-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6838375689601075pt_BR
dc.contributor.referee4Cavalini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.contributor.referee5Staack, Ingo Max Werner-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8456860338471122pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA busca por modelos aerodinâmicos precisos em engenharia aeronáutica tem levado à exploração de técnicas computacionais avançadas. Esta pesquisa explora a aplicação do Neuro-Fuzzy hibridizado com a Evolução Diferencial (NF-ED) como ferramenta para alcançar um modelo e simulação aerodinâmica com elevada fidelidade para um modelo em escala reduzida de um caça conhecido como Generic Future Fighter (GFF). O objetivo principal é desenvolver uma metodologia de identificação de sistema através de teste em voo para adquirir modelos aerodinâmicos detalhados e não estacionários, especialmente para esta aeronave, combinando a interpretabilidade de Sistemas de Baseados em Regras Fuzzy (SBRF) com a adaptatbilidade das Redes Neurais Artificiais (RNA). Esta pesquisa apresenta uma comparação entre o NF-ED e outros métodos de otimização, e também outro método de inferência fuzzy. Após a obtenção do modelo aerodinâmico não estacionários com base nas aproximações das séries de Taylor para cada coeficiente de força e momento, é construída uma simulação de 6 graus de liberdade no ambiente Simulink do Matlab.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration120pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLEpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.6006pt_BR
dc.crossref.doibatchid1f4b89c3-a107-46d7-b108-e3e41901ffa7-
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Engenharia Mecânica

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