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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9933-6070
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pedagogias de Lifestyle: educação, aparência e performance feminina nas revistas O Cruzeiro (Brasil) e Ladies’ Home Journal (EUA) – 1946-1953.
Título(s) alternativo(s): Lifestyle Pedagogies: education, appearance, and feminine performance in the magazines O Cruzeiro (Brazil) and Ladies' Home Journal (USA) – 1946-1953
Autor(es): Demarque, Gisllene Rodrigues Ferreira
Primeiro orientador: Campos, Raquel Discini de
Primeiro coorientador: Moallem, Minoo
Primeiro membro da banca: Carvalho, Carlos Henrique de
Segundo membro da banca: Neiva, Renata Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca: Buitoni, Dulcília Helena Schroeder
Quarto membro da banca: Cunha, Maria Teresa Santos
Resumo: A imprensa feminina no Brasil, desde seus primórdios, no século XIX, até o século XXI, é disseminadora de práticas e representações do que é considerado idealmente feminino (Buitoni, 1990, 2009). Ao mesmo tempo que reflete anseios e visões do imaginário social em relação às mulheres, constrói representações sobre o que elas devem ser, como devem pensar e agir; prescrições e conselhos que geralmente são transmitidos através de uma linguagem de “amizade” e comunicados por agentes de voz de influência, por exemplo colunistas. Diante disso, desenvolvemos a pesquisa intitulada “Pedagogias de Lifestyle: educação, aparência e performance feminina nas revistas O Cruzeiro (Brasil) e Ladies’ Home Journal (EUA) – 1946-1953”, para pensar criticamente sobre como a revista brasileira O Cruzeiro, por meio da seção Assuntos Femininos, e a revista norte-americana Ladies’ Home Journal buscaram, através de seus conteúdos de aconselhamento e dos anúncios publicitários, educar as leitoras sobre modos de ser e estar no mundo, o que chamamos de pedagogias de lifestyle. As revistas O Cruzeiro (Brasil) e Ladies’ Home Journal (EUA) foram selecionadas como fontes de análise por serem impressos de grande relevância na história social da imprensa do século XX em seus respectivos países. Além disso, apresentam similaridades em seus textos, imagens, meios e fins. O recorte temporal escolhido, de 1946 a 1953, é justificado por vários motivos: A periodicidade da seção Assuntos Femininos em O Cruzeiro, que foi publicada de forma fixa com as colunas Da Mulher para a Mulher, Elegância e Beleza e Lar, Doce Lar; por este período ser considerado a fase de consolidação de O Cruzeiro até alcançar seu apogeu editorial; por se tratar de um momento significativo na história das mulheres, levando em consideração o contexto pós-guerra e, especialmente os “anos dourados” de 1950. Nesse período, limites previamente determinados às vivências femininas seriam flexibilizados, mudando as concepções de emancipação e de liberdade, mesmo que ainda de modo incipiente. Tais ideais emergiriam com maior força nas décadas seguintes, nos Estados Unidos, alcançando o Brasil por meio de influências das indústrias cultural e midiática. Pensamos a respeito do papel desempenhado por tais impressos na educação das mulheres à luz dos pressupostos da História Cultural (Certeau, 1988; Le Goff, 2003; Prost, 2019; Pesavento, 2004), da História da Educação do corpo e das sensibilidades femininas (Cunha, 2007; Lipovetsky, 2000; Luca, 2013; Perrot, 2015; Pinsky, 2013; Sant’Anna, 2013; Vigarello, 2006), da História Social da Imprensa (Burke, 1992, 2005; Darnton, 1990; Buitoni, 2009; Scanlon, 1995; Damon-Moore, 1994), e da filosofia da linguagem (Bakhtin, 1979, 1997; Brait, 2006; Discini, 2012; Fiorin, 2020). Ao realizarmos esta pesquisa, de natureza qualitativa, documental e bibliográfica, compreendemos que a imprensa no século XX é um dos artefatos culturais mais relevantes a serem analisados pelos historiadores da educação. Concluímos que O Cruzeiro e Ladies’ Home Journal eram periódicos de grande relevância e proeminência no tempo e espaços em que circularam, contribuindo para a criação de modas, modos e modismos que influíram e foram influenciados pela cultura de seu tempo. Instruía-se sobre como viver uma vida fundamentada em dois pilares principais: o consumo e a performance. Educava-se para ser bela e elegante, manter-se jovem e magra, e estar asseada e saudável. Além disso, ensinava-se para amar e ser amada, fazer a gestão do lar e ser mãe. Tais ensinamentos funcionavam como formadores da identidade feminina, e incidiam diretamente sobre presença feminina na esfera privada e na vida social. Esses discursos ainda estão muito presentes na imprensa feminina do século XXI. São pedagogias de lifestyle que, entre rupturas e atualizações, se fazem ver, sobretudo, na internet. Através das mídias sociais, consumo e performance tornam-se tônicas centrais na criação de inúmeros conteúdos publicados por influenciadores digitais – vozes de influência que abordam esses elementos, principalmente, com o propósito de construir sonhos, negócios e marcas.
Abstract: "The women's press in Brazil, from its beginnings in the 19th century to the 21st century, has been a disseminator of practices and representations of what is considered ideally feminine (Buitoni, 1990, 2009). While reflecting the aspirations and views of social imagination regarding women, it constructs representations of what they should be, how they should think and act; prescriptions and advice that are often conveyed through a language of 'friendship' and communicated by influential voices, such as columnists. In light of this, we developed the research entitled 'Lifestyle Pedagogies: education, appearance, and feminine performance in the magazines O Cruzeiro (Brazil) and Ladies' Home Journal (USA) – 1946-1953,' to critically examine how the Brazilian magazine O Cruzeiro, through its Women's Issues section, and the American magazine Ladies' Home Journal sought, through their counseling content and advertisements, to educate readers about ways of being and existing in the world, what we call lifestyle pedagogies. The magazines O Cruzeiro (Brazil) and Ladies' Home Journal (USA) were selected as sources of analysis for being prints of great relevance in the social history of 20th-century press in their respective countries. Additionally, they present similarities in their texts, images, means, and purposes. The chosen temporal scope, from 1946 to 1953, is justified for several reasons: the periodicity of the Women's Affairs section in O Cruzeiro, which was regularly published with the columns From Woman to Woman, Elegance and Beauty, and Home, Sweet Home; this period is considered the consolidation phase of O Cruzeiro until it reached its editorial zenith; it represents a significant moment in women's history, considering the post-war context and especially the 'golden years' of the 1950s. In this period, previously defined limits to women's experiences would be relaxed, changing conceptions of emancipation and freedom, even if still in an incipient way. Such ideals would emerge more forcefully in the following decades in the United States, influencing Brazil through the cultural and media industries. We contemplate the role played by these prints in educating women in light of the assumptions of Cultural History (Certeau, 1988; Le Goff, 2003; Prost, 2019; Pesavento, 2004), the History of Education of the body and feminine sensibilities (Cunha, 2007; Lipovetsky, 2000; Luca, 2013; Perrot, 2015; Pinsky, 2013; Sant'Anna, 2013; Vigarello, 2006), Social History of the Press (Burke, 1992, 2005; Darnton, 1990; Buitoni, 2009; Scanlon, 1995; Damon-Moore, 1994), and the philosophy of language (Bakhtin, 1979, 1997; Brait, 2006; Discini, 2012; Fiorin, 2020). Through this qualitative, documentary, and bibliographic research, we understand that the press in the 20th century is one of the most relevant cultural artifacts to be analyzed by historians of education. We conclude that O Cruzeiro and Ladies' Home Journal were periodicals of great relevance and prominence in the time and spaces in which they circulated, contributing to the creation of fashions, ways, and fads that influenced and were influenced by the culture of their time. Instruction focused on living a life based on two main pillars: consumption and performance. Education was provided to be beautiful and elegant, to stay young and slim, and to be tidy and healthy. Additionally, it taught to love and be loved, manage the home, and be a mother. These teachings served as shapers of feminine identity and directly impacted the female presence in the private sphere and social life. These discourses are still very present in 21st-century women's press. They are lifestyle pedagogies that, amid ruptures and updates, are evident, especially on the internet. Through social media, consumption and performance become central themes in the creation of numerous contents published by digital influencers – influential voices that address these elements, mainly with the purpose of building dreams, businesses, and brands.
Notas: Em 2020, fui contemplada com uma bolsa de pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para desenvolvimento da tese de doutorado, intitulada “Pedagogias de Lifestyle: educação, aparência e performance feminina nas revistas O Cruzeiro (Brasil) e Ladies’ Home Journal (EUA) - 1946-1953”. No ano de 2021 fui contemplada com bolsa de pesquisa do Programa Institucional de Internacionalização da Universidade Federal de Uberlândia, UFU-CAPES.PrInt para realizar Doutorado Sanduíche no período de seis meses em parceria com a University of California Berkeley, nos Estados Unidos, sob a coorientação da diretora dos Estudos de Mídia, professora Ph.D. Minoo Moallem, vinculada ao Departamento de Estudos Femininos (Department of Gender and Women’s Studies). Por meio do intercâmbio acadêmico como visiting student researcher, tive acesso ao sistema de bibliotecas da UC Berkeley , no qual encontrei o Arquivo de Revistas Femininas (Women’s Magazine Archive) .
Palavras-chave: História da Educação
O Cruzeiro
Assuntos Femininos
Ladies’ Home Journal
Imprensa Feminina
History of Education
O Cruzeiro
Women's Affairs
Ladies' Home Journal
Women's Press
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: DEMARQUE, Gisllene Rodrigues Ferreira. Pedagogias de Lifestyle: educação, aparência e performance feminina nas revistas O Cruzeiro (Brasil) e Ladies’ Home Journal (EUA) – 1946-1953. 2023. 280fl. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.88
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.88
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41166
Data de defesa: 19-Dez-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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