Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFigueiredo, Rafaela Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-02-07T19:45:21Z-
dc.date.available2024-02-07T19:45:21Z-
dc.date.issued2023-11-16-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Rafaela Ribeiro. O trabalho com a escrita e a reescrita no 7º ano do ensino fundamental: uma análise do projeto escolar “caderno viajante”. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa: Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41135-
dc.description.abstractWriting is a crucial skill for citizenship development, as it promotes the expression of ideas, critical thinking and effective communication in different contexts, especially those that are information, communication and orientation. In the didactic-pedagogical universe, learning how to write can be significantly facilitated through school projects, because it is a methodology that promotes active learning, student motivation and the practical application of skills related to this social practice. Considering this reality and, in an attempt to highlight the effectiveness of school projects, we present and discuss the "Travelling Notebook" project, carried out during our involvement with the Pedagogical Residency (RP) program offered by the Federal University of Uberlândia (UFU). Understanding that promoting the acquisition and improvement of writing represents one of the main responsibilities of the school in the social context. Therefore, this study aims to analyze the writing of summaries, produced by students in the 7th year of Elementary School at the State School Frei Egídio Parisi, in Uberlândia (MG), based on the news reported and published in social media. . For this analysis, we are based on Fiad; Mayrink-Sabinson (2001) and Menegassi; Gasparoto (2016), defenders of the idea that writing does not just consist of reproducing information, but rather a complex process that involves the construction of meanings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProjeto escolarpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectRewritingpt_BR
dc.subjectSchool projectpt_BR
dc.titleO trabalho com a escrita e a reescrita no 7º ano do ensino fundamental: uma análise do projeto escolar “caderno viajante”pt_BR
dc.title.alternativeWorking with writing and rewriting in the 7th year of elementary school: an analysis of the “traveling notebook” school projectpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Elisete Maria de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267543060230536pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Gysely-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0599156956668029pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Maura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2041898183933052pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257432224729802pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA escrita é uma habilidade crucial para a formação cidadã, pois promove a expressão de ideias, o pensamento crítico e a comunicação eficaz em diferentes contextos, principalmente os que se orientam pela informação e pela comunicação. Em se tratando do universo didático-pedagógico, o aprendizado da escrita pode ser significativamente facilitado por meio de projetos escolares, haja vista que essa é uma metodologia que promove a aprendizagem ativa, a motivação dos estudantes e a aplicação prática das habilidades relacionadas a essa prática social. Considerando essa realidade e, na tentativa de evidenciar a eficácia dos projetos escolares, apresentamos e discutimos o projeto "Caderno Viajante", realizado durante o nosso envolvimento com o programa de Residência Pedagógica (RP) oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Entendendo que a promoção da aquisição e do aprimoramento da escrita representa uma das principais responsabilidades da escola no contexto social, este trabalho de conclusão de curso tem como propósito analisar, a escrita de resumos, produzidos por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Frei Egídio Parisi, da cidade de Uberlândia (MG), a partir de reportagens e notícias veiculadas na sociedade.Para essa análise, fundamentamo-nos em Fiad; Mayrink-Sabinson (2001) e Menegassi; Gasparoto (2016),defensores da ideia de que a escrita não consiste apenas na reprodução de informações, mas sim em um complexo processo que envolve a construção de significados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabalhoComEscrita.pdfTCC1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.