Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41039
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-5431-6671
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino e aprendizagem do sistema cardiovascular para estudantes com deficiência visual: recursos didáticos e possibilidades
Alternate title (s): The teaching and learning of the cardiovascular system for students with visual impairments: didactic resources and possibilities
Author: Cardoso, Iara Maria Dâmaso
First Advisor: Sposito, Neusa Elisa Carignato
First member of the Committee: Tavares Júnior, Melchior José
Second member of the Committee: Vieira, Daniela Melaré Barros
Summary: Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo a inclusão de estudantes com deficiência visual (DV) no ensino da disciplina de Ciências na especificidade do conteúdo do sistema cardiovascular humano e para isso pesquisamos dissertações e teses no BDTD que abordavam a temática e elaboramos um material didático. Problematiza-se que o professor pode ter dificuldade em elaborar um planejamento específico para inserir estudantes com DV e estes terem dificuldade de aprendizagem. Dessa forma, justifica-se a elaboração desta pesquisa diante da necessidade de contribuir com um material didático de apoio e que colabore com o trabalho do professor e com a aprendizagem do aluno com DV. A metodologia é a abordagem qualitativa realizada a partir do referencial teórico pertinente ao tema pesquisado. O Produto Educacional resultante desta pesquisa é um livro digital com audiodescrição do Sistema Cardiovascular humano, relacionado ao conteúdo que é ministrado no Ensino Fundamental II, mais especificamente no 8º ano de acordo com a BNCC. Os resultados da pesquisa revelaram que há poucas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de ciências para os estudantes com DV. Os estudantes com BV citaram em sua validação a necessidade de haver materiais com audiodescrição e caixa de texto maiores para que haja melhor compreensão do conteúdo. As professoras da educação básica avaliaram o PE e deram contribuições de melhoria, mostrando outras possibilidades de utilização, tanto por estudantes videntes como em conjunto com peças anatômicas, enriquecendo e agregando o material. A professora do ensino superior deu sugestões de modificações na figura do coração constante no PE, sugerindo reformulações tanto na imagem quanto na explicação da mesma. A validação do produto educacional intitulado livro digital do Sistema Cardiovascular com audiodescrição mostrou-se positiva, tanto pelas professoras quanto pelos estudantes com BV, havendo, no entanto, segundo as análises, necessidade de reformulações na estrutura do livro digital para melhor adequar-se ao público-alvo desta pesquisa. Sugerimos que mais pesquisas sejam realizadas visando suprir a ausência de recursos didáticos.
Abstract: This qualitative research aimed to promote the inclusion of students with visual impairments (VI) in the teaching of the Science subject, specifically in the context of the human cardiovascular system content. To achieve this, we conducted a search within the BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations) for theses and dissertations addressing this theme and developed educational materials. The research addresses the challenge that teachers may face in creating specific plans for including students with VI and the difficulties these students may encounter in their learning process. Thus, the justification for this research arises from the need to provide supportive educational materials that assist teachers in their work and enhance the learning experience of students with VI.The methodology employed is a qualitative approach based on the relevant theoretical framework related to the research topic. The Educational Product resulting from this research is a digital book with audio descriptions of the human cardiovascular system, specifically tailored to the content taught in Middle School, more specifically in the 8th grade, in alignment with the National Common Core Curriculum (BNCC). The research findings revealed a shortage of studies related to the development of educational resources for teaching science to students with VI. Students with VI emphasized the need for materials with audio descriptions and larger text boxes in their validation, to facilitate better content comprehension. Elementary school teachers evaluated the Educational Product and provided contributions for improvement, showcasing alternative uses, both for sighted students and in conjunction with anatomical models, enriching and augmenting the material. A higher education teacher offered suggestions for modifying the heart illustration featured in the Educational Product, proposing adjustments to both the image and its explanation. The validation of the educational product, titled 'Digital Book of the Cardiovascular System with Audio Description,' proved positive, both by teachers and students with VI. Nevertheless, according to the analyses, there is a need for structural adjustments in the digital book to better suit the target audience of this research. We suggest that further research be conducted to address the absence of educational resources.
Keywords: Inclusão escolar
Inclusive education
Material didático sobre Sistema Cardiovascular Humano
Educational materials on the Human Cardiovascular System
Baixa visão
Low vision
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Subject: Ciências - Estudo e ensino
Estudantes com deficiência visual
Sistema cardiovascular
Recursos Didáticos Multidisciplinares
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: CARDOSO, Iara Maria Dâmaso. O ensino e aprendizagem do sistema cardiovascular para estudantes com deficiência visual: recursos didáticos e possibilidades. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.524
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.524
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41039
Date of defense: 24-Aug-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoAprendizagemSistema.pdfDissertação1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons