Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41015
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: As representações da arte por via do teatro em sala de aula: a educação como um ato político
Alternate title (s): Representations of art through theater in the classroom: education as a political act
Author: Almeida, Francisco da Silva
First Advisor: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
First member of the Committee: Ribeiro, José Mauro Barbosa
Second member of the Committee: Santana, Arão Nogueira Paranaguá de
Summary: Esta pesquisa é uma análise, além de um levantamento de como ações teatrais e pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Elon Machado Moita, no município de Lagoa Alegre/PI, podem contribuir para melhorar o processo de emancipação dos alunos e, conseqüentemente, produzir melhor rendimento escolar. O principal objetivo dessa análise é verificar se a partir de técnicas e métodos teatrais é possível construir alunos emancipados, livres e com noção de igualdade nas inteligências. A proposta da pesquisa pauta-se na utilização do teatro como recurso didático, com a finalidade de estimulação da autonomia do aluno e melhoria na aprendizagem. A questão problema da pesquisa é: com o teatro é possível desenvolver estratégias capazes de fomentar a autonomia dos alunos? Durante a escrita da dissertação há um olhar crítico e mais detalhado sobre as práticas docentes do professor de artes, além de questionar metodologias e estratégias de ação. Nas experiências analisadas é possível abordar as concepções de Paulo Freire, a fim de criar condições para que a educação seja libertadora ao invés de opressora. A escolha metodológica para este estudo foi uma pesquisa-ação com caráter descritivo nos moldes de um pesquisador- participante. Ao longo de todo o processo de pesquisa prática foram gerados diversos dados que serviram como fontes para análise: fotos, vídeos, diário de bordo, depoimentos, entrevistas e protocolos (registro em forma de texto ou desenho). A partir disso, ficou evidente que o teatro é uma ferramenta muito potente na transformação da escola e na construção de sujeitos livres e comprometidos com questões sociais e políticas. Porém, a escola ainda se omite em usar o corpo como mecanismo de transmissão de ideias, sendo esse um problema que encontramos, o que poderá abrir horizontes para outros estudos. O aporte teórico da pesquisa ficou delimitado após um levantamento bibliográfico dos seguintes autores: Bertolt Brecht, ao enxergar no teatro uma possibilidade de aguçar o senso crítico dos indivíduos; Jaques Rancière, ao apresentar a política como um processo coletivo que garante a autonomia da fala; Augusto Boal, através de sua atuação criadora que objetiva uma ação política capaz de transformar a sociedade.
Abstract: This research is an analysis, in addition to a survey of how theatrical and pedagogical actions developed at the Elon Machado Moita State School, in the municipality of Lagoa Alegre/PI, can contribute to improving the process of emancipation of students and, consequently, produce better academic performance . The main objective of this analysis is to verify whether, using theatrical techniques and methods, it is possible to create emancipated, free students with a sense of equality in intelligence. The research proposal is based on the use of theater as a teaching resource, with the aim of stimulating student autonomy and improving learning. The research question is: is it possible to develop strategies capable of fostering student autonomy with theater? During the writing of the dissertation there is a critical and more detailed look at the teaching practices of the arts teacher, in addition to questioning methodologies and action strategies. In the experiences analyzed, it is possible to approach Paulo Freire's conceptions, in order to create conditions for education to be liberating instead of oppressive. The methodological choice for this study was action research with a descriptive character along the lines of a researcher-participant. Throughout the entire practical research process, various data were generated that served as sources for analysis: photos, videos, logbooks, statements, interviews and protocols (records in text or drawing form). From this, it became clear that theater is a very powerful tool in transforming schools and building free subjects committed to social and political issues. However, the school still fails to use the body as a mechanism for transmitting ideas, which is a problem we encountered, which could open horizons for other studies. The theoretical contribution of the research was delimited after a bibliographical survey of the following authors: Bertolt Brecht, seeing in theater a possibility of sharpening the critical sense of individuals; Jaques Rancière, when presenting politics as a collective process that guarantees the autonomy of speech; Augusto Boal, through his creative actions that aim for political action capable of transforming society.
Keywords: Pedagogia do Teatro
Educação
Emancipação
Política
Escola
Theater Pedagogy
Education
Emancipation
Politics
School
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Artes
Teatro
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Quote: ALMEIDA, Francisco da Silva. As representações da arte por via do teatro em sala de aula: a educação como um ato político. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6018.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6018
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41015
Date of defense: 22-Mar-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RepresentaçõesArteTeatro.pdfDissertação4.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.