Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41014
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-4470-2051
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior
Alternate title (s): Approaching the catenary curve in the classroom: a study on its history, applications and an activity proposal for secondary and higher education
Author: Nascimento, Natália Oliveira do
First Advisor: Pires, Rogério Fernando
First member of the Committee: Oliveira, Cristiane Coppe de
Second member of the Committee: Boiago, Carlos Eduardo Petronilho
Summary: A curva catenária pode ser observada desde pequenos detalhes do cotidiano, como as correntes de uma persiana, e até em grandes construções, como é caso das pontes pênseis. Essa curva também pode ser vista na natureza, a catenária está presente no ovo, na formação da teia de aranha e no perfil da barriga de uma grávida. A partir disso, a abordagem da catenária em sala de aula se torna relevante e pode levar os alunos a se aproximarem mais da Matemática através dessa curva que possui tantas aplicações. Com isso, o presente trabalho tem por objeto apresentar uma proposta de atividade para abordagem da catenária nos Ensinos Médio e Superior. Para isso, através da pesquisa bibliográfica, foi feito um estudo sobre o desenvolvimento histórico e acerca de abordagem que pudessem ser trabalhadas no ensino de Matemática. A atividade proposta no presente estudo, apresentará o contexto histórico, utilização da tecnologia em ambiente escolar e a importância da Modelagem Matemática no processo de ensino e aprendizagem. Com a finalidade de desenvolver o processo de Modelação da catenária, por meio de fotos de cenários reais da vida dos alunos, será feito o ajuste do gráfico da curva utilizando o software Geogebra, na tentativa de mostrar as diferentes aplicações da curva no cotidiano das pessoas, aproximar a Matemática da realidade e mostrar formas de abordar os conceitos envolvidos nesse objeto matemático que podem ser tratados tanto no Ensino Médio, quanto no Ensino Superior.
Abstract: The catenary curve can be seen in small everyday details, such as the chains on a shutter, and even in large constructions, such as suspension bridges. This curve can also be seen in nature: the catenary is present in the egg, in the formation of a spider's web and in the profile of a pregnant woman's belly. From this point of view, the catenary approach in the classroom becomes relevant and can bring students closer to mathematics through this curve that has so many applications. With this in mind, the objective of this paper is to present a proposal for an activity to insert the catenary in secondary and higher education. To this end, bibliographical research was used to study the historical development and approaches that could be used to teach mathematics. The activity proposed in this search will present the historical context, the use of technology in the school environment and the importance of Mathematical Modeling in the teaching and learning process. In order to develop the catenary modeling process, with photos of real scenarios from the students' lives, the graph of the curve will be adjusted using Geogebra software, in an attempt to show the differents applications of the curve in people's daily lives, bring mathematics closer to reality and show ways of approaching the concepts involved in this mathematical object that can be dealt with in both secondary and higher education.
Keywords: Catenária
Ensino de Matemática
Modelagem matemática
Geogebra no ensino
Tendências para o ensino de matemática
Catenary
Mathematics teaching
Mathematical modeling
Geogebra in teaching
Trends in mathematics education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NASCIMENTO, Natália Oliveira do. Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41014
Date of defense: 1-Dec-2023
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AbordagemCurvaCatenária.pdfTCC2.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.