Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Rafael de Lima-
dc.date.accessioned2024-01-16T13:25:34Z-
dc.date.available2024-01-16T13:25:34Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationCOSTA, Rafael de Lima. Avaliação dos mecanismos de desgaste de componentes de BCS operando em meio com água salgada, abrasivo e gás CO2. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40985-
dc.description.abstractSubmersible centrifugal pumping is one of the methods of artificial oil lift used in wells that lack sufficient energy to naturally lift it to the surface. Submersible centrifugal pumps (SCP) used in this application operate under severe conditions due to the presence of water, sand, and gases in the wells, causing operational drawbacks such as loss of efficiency and critical damage to internal components. In real situations, the effect of corrosion caused by CO2 is an additional concern in the degradation of structures and oil exploration equipment, including SCP components such as rotors, diffusers, and sliding bearings. The main objective of this project is to conduct SCP testing with CO2 gas injection (free) in a medium of saltwater and abrasives to minimize oxygen levels to below 500 ppb and assess the effect of this gas presence on pump component degradation. The mass of all pump components was measured before and after the tests to identify the most worn components. Subsequently, the mass loss was calculated, and critical components were identified. Microscopic degradation mechanisms were identified for these components using scanning electron microscopy (SEM), which also enabled access to the chemical composition of various mechanical components of the pumps. The obtained results indicated that first-stage components showed the highest mass loss rate (10.78 g/t – variation of 7.66%), while second and third stages presented rates of 10.11 g/t (variation of 7.21%) and 8.06 g/t (variation of 5.80%), respectively. Regarding wear mechanisms, it was observed that wear of SCP components occurs differently, including but not limited to: corrosion, erosion, and abrasion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBCSspt_BR
dc.subjectESPspt_BR
dc.subjectDesgastept_BR
dc.subjectWearpt_BR
dc.subjectCO2pt_BR
dc.subjectCO2pt_BR
dc.subjectAbrasãopt_BR
dc.subjectAbrasionpt_BR
dc.subjectErosãopt_BR
dc.subjectErosionpt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectCorrosionpt_BR
dc.subjectCavitaçãopt_BR
dc.subjectCavitationpt_BR
dc.subjectSinergismopt_BR
dc.subjectSynergismpt_BR
dc.titleAvaliação dos mecanismos de desgaste de componentes de BCS operando em meio com água salgada, abrasivo e gás CO2pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of wear mechanisms of BCS components operating in environments with salt water, abrasive and CO2 gaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arencibia, Rosenda Valdés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5680475427208141pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7676004124949982pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fernando Buiatti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1099383180239240pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO bombeio centrífugo submerso é um dos métodos de elevação artificial de petróleo utilizados em poços que não apresentam energia suficiente para elevá-lo naturalmente até à superfície. As bombas centrífugas submersíveis (BCS) utilizadas nessa aplicação trabalham em condições severas, pois nos poços há água, areia e gases, que provocam prejuízos em sua operação, como perda de eficiência e danos críticos nos componentes internos. Em situações reais, o efeito da corrosão causada por CO2 é uma preocupação adicional na degradação de estruturas e equipamentos de exploração de petróleo, incluindo os componentes de BCSs, como: rotores, difusores e mancais de deslizamento. O presente projeto traz como principal objetivo a realização de ensaio de bomba de BCSs com injeção de gás CO2 (livre) em meio com água salgada e abrasivo, com o objetivo de minimizar os teores de oxigênio a níveis inferiores a 500 ppb e avaliar o efeito da presença desse gás na degradação dos componentes da bomba. A massa de todos os componentes da bomba foi medida antes e após os ensaios visando a identificação dos componentes com maior desgaste. Em seguida a perda de massa foi calculada e os componentes críticos identificados. Para estes componentes foram identificados os micromecanismos de degradação usando microscopia eletrônica de varredura (MEV), através da qual se pode ainda acessar a composição química dos diversos componentes mecânicos das bombas. Os resultados obtidos mostraram que os componentes do primeiro estágio apresentaram a maior taxa de perda de massa (10,78 g/t – variação de 7,66 %), enquanto no segundo e terceiro estágios apresentaram taxas, respectivamente, de 10,11 g/t (variação de 7,21%) e 8,06 g/t (variação de 5,80 %). Em relação aos mecanismos de desgaste se observou que o desgaste dos componentes da BCS ocorre de maneira diferenciada, que inclui mas não se limita a: presença de corrosão, erosão e abrasão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecatrônicapt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.orcid.putcode150901594-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecatrônica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoDosMecanismos.pdfTCC4.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.