Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40983
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-1973-7622
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Representações do feminismo: uma investigação da retórica irônica na série fleabag
Alternate title (s): Representations of feminism: an investigation of ironic rhetoric in the fleabag series
Author: Alves, Giselle Medeiros
First Advisor: Trópia, Patrícia Vieira
First member of the Committee: Dias, Rafaela Cyrino Peralva
Second member of the Committee: Souza, Márcio Ferreira de
Summary: A monografia “Representações do feminismo: uma investigação da retórica irônica na série Fleabag” verifica a existência de possíveis novas tendências dentro da representação midiática sobre o feminismo, tomando a série Fleabag como estudo de caso. Desenvolve-se por meio de uma análise qualitativa, em que o uso exacerbado do pessimismo e da ironia como recurso narrativo fundamental são elementos que reformulam o modo midiático de retratar o feminismo, uma vez que a ironia tem como característica a coexistência de duas interpretações opostas dentro da sua enunciação, tornando possível uma leitura feminista sobre mídias como Fleabag, que, ao mesmo tempo, carregam em si algumas estruturas no discurso que corroboram para a ideologia sexista. Para a interpretação da série nesse contexto, usa-se a análise de conteúdo com o intuito de refletir sobre a conjuntura pós-moderna em que se encontra a produção de Fleabag, momento que tornou possível os novos manejos de representação da mídia defendidos na monografia; compara-se a narrativa da série com a sensibilidade pósfeminista (GILL, 2007) a fim de enquadrá-la diante de formatos midiáticos dominantes em tempos anteriores; e por fim, analisa-se a forma retórica da ironia e como ela corrobora para a manutenção da ideologia capitalista neoliberal.
Abstract: The monograph Representations of feminism: an investigation of ironic rhetoric in the Fleabag series verifies the existence of new possible tendencies within the mediatic representation of feminism, taking the Fleabag series as a case study. It develops by the means of a qualitative analysis, where the exacerbated use of pessimism and irony as a fundamental narrative resource are aspects that reformulate the way media portrays feminism, since irony has, as its fundamental part, the coexistence of two opposite interpretations within one single enunciation, and this facilitates a feminist reading of a TV series as Fleabag, even though the show also carries in its discourse some structures that corroborate with the sexist ideology. In this context, the interpretation of the series applies a content analysis with the prospect of reflecting upon the post-modern condition which surrounds the production of Fleabag, cultural moment that permitted other ways of depiction of feminism in the media, statement endorsed in this monograph; it also compares the narrative of the TV series with the postfeminist sensibility (GILL, 2007) with the intention of framming Fleabag in relation to prevailing media in previous times; and finally, it analyzes the rhetorical form of irony and the ways in which it contributes to the maintenance of neoliberal capitalist ideology.
Keywords: Feminismo
Mídia
Fleabag
Pós-feminismo
Ironia
Feminism
Media
Postfeminism
Irony
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ALVES, Giselle Medeiros. Representações do feminismo: uma investigação da retórica irônica na série fleabag. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40983
Date of defense: 1-Dec-2023
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RepresentaçõesDoFeminismo.pdfTCC887.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.