Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40945
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRanzatti, Ricardo Naves-
dc.date.accessioned2024-01-10T13:44:39Z-
dc.date.available2024-01-10T13:44:39Z-
dc.date.issued2022-04-05-
dc.identifier.citationRANZATTI, Ricardo Naves. Física quântica no ensino médio: possibilidades para o ensino do efeito fotoelétrico segundo o ensino híbrido. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40945-
dc.description.abstractThe teaching of Quantum Physics concepts in High School is seen as one of the major obstacles for students and teachers. The disruption of countless conceptions of Classical Physics, the elevated rigor required in some mathematical treatments and even lacks in the initial training of teachers are some factors that contribute to such observation. In addition, several studies indicate that Physics Teaching has become less and less interesting for students and, consequently, less significant. Part of this reality refers to the changes in social relations promoted by the increasingly and dynamic development of Digital Information and Communication Technologies, which change the way in which students build their knowledge. However, far from these changes, schools, and especially lectures, are most often based on the same dynamics of centuries ago. It is along these lines that the need of a transformation in the way of teaching arises. In this sense, this work brings a proposal of a methodological change based on the active methodologies of Blended Learning. To this end, we presented some possibilities of approaching the photoelectric effect in High School to provide greater protagonism and autonomy to students during the learning process of these concepts. It is worth mentioning that what is sought with this work is to propose possibilities of changing in the way in which Physics Teaching is carried out within a methodological perspective. However, it is important to emphasize that the practical applicability of this proposal requires adaptations according to the reality of each classroom, student, teacher and school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectEfeito fotoelétricopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFísica quânticapt_BR
dc.subjectBlended teachingpt_BR
dc.subjectPhotoelectric effectpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectQuantum physicspt_BR
dc.titleFísica quântica no ensino médio: possibilidades para o ensino do efeito fotoelétrico segundo o ensino híbridopt_BR
dc.title.alternativeQuantum physics in high school: possibilities for teaching the photoelectric effect according to hybrid teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Odashima, Mariana Mieko-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353107167077854pt_BR
dc.contributor.referee1De La Torre, Liliana Sanz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3187273888989883pt_BR
dc.contributor.referee2Tozoni, José Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1950470674042645pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ensino de conceitos da Física Quântica no Ensino Médio é visto como um dos grandes entraves para estudantes e para os professores. O rompimento com inúmeras concepções da Física Clássica, o elevado rigor em alguns tratamentos matemáticos e até mesmo algumas falhas na formação inicial dos professores são alguns fatores apontados para tal observação. Além disso, diversas pesquisas apontam que o Ensino de Física tem se tornado cada vez menos interessante para os estudantes e, consequentemente menos significativo. Parte dessa realidade refere-se às mudanças nas relações sociais promovidas com o desenvolvimento cada vez mais dinâmico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação mudando por consequência a forma com que os estudantes constroem o conhecimento. Entretanto, indiferente a essas mudanças, as escolas e, principalmente as aulas, na maioria das vezes estão ancoradas na mesma dinâmica de séculos atrás. É nessa direção que surge a necessidade de mudanças na forma com que se ensina. Desta maneira, esse trabalho traz uma proposta de mudança metodológica baseada nas metodologias ativas do Ensino Híbrido. Para tal, buscou-se elencar algumas possibilidades de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Médio de forma a proporcionar maior protagonismo e autonomia aos estudantes durante o processo de aprendizado desses conceitos. Vale destacar que como proposta, o que se busca com esse trabalho é vislumbrar possibilidades de mudança na maneira de como se faz o Ensino de Física em termos metodológicos. Todavia, é importante frisar que a aplicabilidade prática dessa proposta requer adaptações de acordo com a realidade de cada turma, estudante, professor e escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::INSTRUMENTACAO ESPECIFICA DE USO GERAL EM FISICApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FísicaQuânticaEnsino.pdfTCC1.39 MBAdobe PDFVista previa
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.