Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40112
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Controle de doenças fúngicas na cultura do pepino com adubação de silício via solo e foliar
Autor(es): Gama, Ailton Junio Manzi
Primeiro orientador: Korndörfer, Gaspar Henrique
Primeiro membro da banca: Juliatti, Fernando César
Segundo membro da banca: Lana, Regina Maria Quintão
Resumo: O experimento foi conduzido na casa de vegetação da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2002. O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito de fontes silicatadas em diferentes doses no controle de doenças fúngicas na cultura do pepino e determinar o teor foliar de Si nas plantas. Os tratamentos consistiram de dois tipos de adubação com Si, via solo e via foliar, totalizando 48 tratamentos com 4 repetições. As fontes silicatadas aplicadas no solo foram: silicato de cálcio (Wolastonita), silicato de cálcio e magnésio (Recmix) e silicato de cálcio (Silifertil) nas doses 0, 250, 500 e 1000 Kg.ha-1. Nas adubações foliares utilizou-se as fontes silicato de potássio e silicato de sódio em uma única dose de 1000 mg.dm-3de Si. O ensaio foi conduzido utilizando-se um delineamento inteiramente casualizado. As análises estatísticas dos tratamentos com adubação de Si via solo foram realizadas conforme o fatorial 3 x 4 (3 fontes e 4 doses), enquanto nos tratamentos com adubação foliar 2 x 1 (2 fontes e 1 dose) realizou-se o contraste de média pelo teste de t juntamente do tratamento testemunha (Ausência de Si). As análises foram realizadas pelo programa SANEST. O cultivo das plantas de pepino foi realizado com a semeadura do Híbrido Hokushin do tipo japonês, onde após a emergência das plantas inoculou-se o fungo Colletotrichum gloesporioides f. sp.cucurbitae causador da doença de antracnose e o fungo Erysiphe cichoracearum causador da doença de oídio. As avaliações das doenças foram realizadas semanalmente pelos critérios da incidência e severidade e após a obtenção dos dados realizou-se análise pelo software AVACPD com vistas à obtenção da área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). As fontes silicatadas utilizadas mostraram-se eficientes no fornecimento de Si para as plantas de pepino, as quais apresentou um acréscimo quanto o teor foliar deste nutriente. A adubações de Si via solo proporcionaram uma redução na incidência das doenças de oídio e antracnose, enquanto as adubações foliares apresentaram redução na incidência e severidade das doenças.
Palavras-chave: Doenças Fungicas
Pepino
Silicio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GAMA, Ailton Junio Manzi. Controle de doenças fúngicas na cultura do pepino com adubação de silício via solo e foliar. 2003. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40112
Data de defesa: 2003
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ControleDoençaFúngicas.pdfTCC485.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.