Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40073
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Perdas de n-nh3 volatilizado da aplicação de nitrogênio, na cultura do milho, em dois sistemas de preparo de solo
Autor: Junqueira, Julio Cesar Vilela
Primer orientador: Cabezas, Waldo Alejandro Ruben Lara
Primer miembro de la banca: Komatuda, Célia Rodrigues
Segundo miembro de la banca: Mendonça, Fernando Campos
Resumen: Este experimento foi realizado sob um Latossolo Vermelho – Escuro, distrófico e muito argiloso, na Fazenda Floresta do Lobo – Pinusplan, a cerca de 25 km de Uberlândia, no sentido Uberlândia-Uberaba, no ano agrícola de 98/99 na a cultura do milho, com o intuito de quantificar as perdas por volatilização do nitrogênio amoniacal, decorrente da aplicação de 70 kg/ha de N (uréia e sulfato de amônio), 15 dias antes da semeadura utilizando a semeadora-adubadora desprovida dos depósitos e acessórios da semente, incorporando o adubo a uma profundidade de aproximadamente 7 a 10 cm, fazendo sulcos de 50 cm de espaçamento entre linhas. Após 18 dias da semeadura, foi realizada uma aplicação de 30 kg/ha de N (sulfato de amônio) na cobertura em superfície. A cada adubação foram instalados 7 coletores em cada sistema de semeadura, cada um contendo 2 discos absorvedores, sendo que o superior impede a interferência do nitrogênio atmosférico, e o inferior capta a amônia volatilizada. Em cada sistema, 2 coletores foram instalados em locais que não receberam adubação nitrogenada, servindo para quantificar o que o solo perde naturalmente. Os discos absorvedores eram embebidos com ácido sulfúrico e glicerina farmacêutica, permitindo a retenção da amônia volatilizada na forma de sulfato de amônio, e foram coletados aproximadamente num intervalo de quatro em quatro dias, identificados e armazenados a –18ºC. Após a realização de 6 coletas na pré-semeadura e 5 na cobertura, deu-se início à fase de laboratório, onde foi realizada a extração, destilação e titulação, tornando possível a determinação do nitrogênio contido em cada disco absorvedor. O valor acumulado da volatilização da amônia em relação à percentagem de nitrogênio aplicado na adubação de pré-semeadura, nos sistemas de solo preparado e semeadura direta foram de 0,45 % e 1,18 % respectivamente. Da mesma forma, na adubação de cobertura em superfície, os dois sistemas apresentaram valores de 11,87 % e 13,95 % respectivamente para solo preparado e semeadura direta. Realizando o teste de t de Student, onde estatisticamente foi avaliado contrastes entre as duas médias acumuladas nos dois sistemas de semeadura, ficou definido que para os dados relativos a adubação de pré-semeadura, que apresentaram grau de liberdade 10, o valor encontrado de t foi de 1,55 e o valor de t tabelado a uma probabilidade de 5% era 2,23. Para a adubação de cobertura, cujo grau de liberdade era 8, observou-se que o valor encontrado de t foi 0,23 e o valor tabelado referente a 5 % de probabilidade era 2,31. Contudo, pôde-se concluir que, como os valores de t-tabelados não foram superados pelos valores de t-calculados através das médias acumuladas, não houve diferença significativa nas perdas de N-NH3 na adubação de pré-semeadura da cultura do milho, o mesmo sendo verificado na adubação de cobertura em superfície.
Palabras clave: Milho
Nitrogênio
Sistema de Preparo de Solo
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: JUNQUEIRA, Júlio César Vilela. Perdas de n-nh3 volatilizado da aplicação de nitrogênio, na cultura do milho, em dois sistemas de preparo de solo. 2000. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40073
Fecha de defensa: 2000
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PerdasVolatilizadoAplicação.pdfTCC258.21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.