Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40053
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Características de crescimento e produção da soja (Glycine Max (L.) Merrill), cultivada no inverno submetida a diferentes níveis de irrigação
Author: Villela, Leonardo
First Advisor: Teodoro, Reges Eduardo Franco
First member of the Committee: Hamawaki, Oswaldo T.
Second member of the Committee: Mendonça, Fernando Campos
Summary: O objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento da cultura da soja, cultivada no inverno sob diferentes lâminas de irrigação e sua relação com as variáveis de crescimento e produção, bem como a produtividade da cultura. O experimento foi conduzido na Fazenda do Glória, pertencente à Universidade Federal de Uberlândia-MG, no período de 27 de maio de 1999 a 17 de setembro de 1999. A cultivar utilizada foi o M-SO-109, de ciclo semi-tardio (126-145 dias). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados 9DBC), com 4 repetições e 5 tratamentos. Os tratamentos basearam-se na evaporação do tanque “Classe A” (ECA), onde adotou-se as porcentagens 25, 50, 75, 100 e 125% ECA, para reposição de água, com turno de rega (TR) de 3 dias. Os caracteres avaliados foram: dias para maturação, altura da planta na maturação, acamamento, altura de inserção da 1a vagem, “stand final”, peso de 100 sementes, número de nós por planta e produtividade. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância pelo teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os caracteres altura da planta e produtividade foram submetidos a uma regressão polinomial. O caracter altura da planta apresentou uma variação linear e crescente da altura de plantas à medida que se aplicou maiores lâminas d’água. Não foi detectado o ponto de máxima resposta. Observou-se que a melhor lâmina foi a 125% ECA, que proporcionouum aumento de até 59,5% na altura da planta, em relação à menor lâmina (25% ECA). Altura da planta correlacionou-se positiva e significativamente com número de nós por planta ( = +0,92), produtividade ( = +0,94) e peso de 100 sementes ( = +0,94). A máxima reposição de água (125% ECA) foi superior às demais lâminas de reposição, para os caracteres número de nós por planta, “stand final” e peso de sementes. A máxima lâmina (125% ECA) proporcionou um acréscimo de 58% no número de nós por planta em relação ao tratamento de menor lâmina (25% ECA) e um aumento de 80,8% no peso de 100 sementes, se comparado também, a maior lâmina de reposição em relação à lâmina de mínima reposição. Observa-se um aumento linear da produtividade de grãos, da menor lâmina de reposição (25% ECA) para a maior lâmina (125% ECA), com acréscimo de até 286% na produtividade. Conclui-se com isso, que a cultivar M-SOY-109 não se mostrou adaptada às condições de plantio no período do experimento. As variáveis analisadas foram afetadas pelos fatores climáticos (fotoperíodo, temperatura e escassez hídrica) e a lâmina de 125% ECA foi a que melhor satisfez as condições de desenvolvimento da cultura.
Keywords: Soja
Cultivada no Inverno
Níveis de Irrigação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Language: por
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VILLELA, Leonardo. Características de crescimento e produção da soja (Glycine Max (L.) Merrill), cultivada no inverno submetida a diferentes níveis de irrigação. 2000. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40053
Date of defense: 2000
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracterísticasCrescimentoProdução.pdfTCC87.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.