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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40018
ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-6010-4390 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma análise de produções da pós-graduação stricto sensu sobre a atuação da psicologia escolar e educacional no ensino superior |
Título(s) alternativo(s): | An analysis of stricto sensu postgraduate productions on the role of school and educational psychology in higher education |
Autor(es): | Rezende, Maria Olívia do Nascimento |
Primeiro orientador: | Silva, Silvia Maria Cintra da |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Daniela da Cunha Lopes |
Segundo membro da banca: | Silva, Laura Rafaella Ramos |
Resumo: | A Psicologia Escolar e Educacional é um dos campos pioneiros dentro da Psicologia e geralmente, o público com que lida pertence aos Ensinos Fundamental e Médio, sejam estudantes, docentes e demais segmentos envolvidos no processo educativo. Pode-se afirmar, porém, que o Ensino Superior também passou a compor esse público a partir do século XXI, nível que atualmente comparece em estudos, pesquisas e relatos de prática. Assim, o objetivo deste trabalho é levantar e analisar, à luz da Psicologia Escolar Crítica, produções referentes à atuação da Psicologia Escolar e Educacional no Ensino Superior nos últimos dez anos. Para tanto, foi realizado um levantamento na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio dos descritores Psicologia Escolar e Educacional; Ensino e/ou Educação Superior; Prática e Atuação e com recorte cronológico de 2012 a 2022. Dentre as dissertações e teses recuperadas, sete mostraram-se adequadas ao escopo e objetivo da pesquisa e, a partir da leitura do material encontrado, foram elaborados os seguintes eixos de análise: Eixo 1 - Assistência Estudantil: um campo em plena expansão, onde identificamos que a Assistência Estudantil é um dos principais campos de atuação da Psicologia na Educação Superior, com vistas ao desenvolvimento de estratégias enfocando a permanência das/os estudantes. A maioria dos trabalhos desenvolvidos ainda foca principalmente na/o discente; porém, foram identificadas propostas que visam a uma expansão que englobe outros agentes institucionais; Eixo 2 - Fracasso escolar: nuances e demandas, em que verificamos que ainda existe uma visão tradicional da compreensão do fenômeno do fracasso escolar, principalmente por parte de docentes e coordenadoras/es de curso, que ainda não assimilaram as possibilidades de atuação da/o psicóloga/o em uma perspectiva crítica, levando em consideração o contexto social das instituições. É necessário que pesquisas futuras abarquem mais trabalhos, além da BDTD, para que seja possível conhecer a produção nesse campo. |
Abstract: | School and Educational Psychology is one of the pioneering fields within Psychology and generally, the public it deals with belongs to Elementary and Secondary Education, whether students, teachers, and other segments involved in the educational process. It can be said, however, that the Higher Education has also become part of this audience since the 21st century, a level that currently appears in studies, research, and practice reports. Thus, the goal of this study is to survey and analyze, In light of the Critical School Psychology, productions relating to the performance of School and Educational Psychology in Higher Education in the past ten years. To this end, a survey was carried out in the database of the Brazilian Library of Theses and Dissertations – BDTD. Between the dissertations and theses recuperated, seven were found adequate to the scope and objective of this research, and after the reading of the material, the following axes of analysis were developed: Axis 1 – Student Assistance: a field in full expansion, where we identified that the Student Assistance is one of the main fields of activity of Psychology in Higher Education, aiming to develop strategies focusing on student retention. Most of the practices carried out still focus mainly on students, however, proposals were identified aiming for an expansion that encompasses other institutional agents. Axis 2 – School failure nuances and demands, in which we identified that there is still a traditional view of understanding the phenomenon of school failure, mainly on the part of teachers and course coordinators, who have not yet assimilated the psychologist’s possibilities of actions from a critical perspective, considering the social context of the institutions. It is necessary for future research to cover more works, beyond the BDTD, so that it is possible to know the production in this field. |
Palavras-chave: | Psicologia Escolar e Educacional Educação Superior Perspectiva crítica Atuação de psicólogos Prática de psicólogos School and educational psychology Higher education Critical perspective Performance of psychologists Practices of psychologists |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | REZENDE, Maria Olívia do Nascimento. Uma análise de produções da pós-graduação stricto sensu sobre a atuação da Psicologia Escolar e Educacional no Ensino Superior. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40018 |
Data de defesa: | 7-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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