Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39958
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Roney Andrade da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T20:18:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-14T20:18:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Roney Andrade da. O ensino de juros simples e compostos em uma perspectiva investigativa. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39958 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to develop a didactic sequence based on inquiry, merging Mathematical Inquiry in the Classroom along with Scenarios for Inquiry within the context of Adult and Youth Education (AYE), contrasting it with the traditional practice of mathematical teaching. Guided by exploring the challenges and potentialities of this approach in teaching interest rates, a bibliographical study of the authors, the mathematical concept, productions with a similar approach and subject of study were conducted, followed by the development of a didactic sequence, implementation in the school, and subsequent qualitative analysis of the data produced during the process. After studying the main authors, Pedro da Ponte (2006) and Ole Skovsmose (2000), it was possible to establish a dialogue between them in a way that appropriately addressed simple and compound interest rates within the realm of Financial Education while simultaneously establishing a practical sense for concepts related to Financial Mathematics. Analysis of field notes highlighted the need to encourage a more argumentative and reflective approach towards mathematical concepts, contrasting mere exercise resolution, when aiming for active student participation in knowledge construction, in line with the authors' studies. The investigative methodology sparked greater engagement and stimulated students' mathematical reflection, demonstrating potential for the development of reasoning skills, problem-solving, and deeper conceptual understanding. However, challenges in the effective implementation of this methodology were identified, primarily related to students' familiarity and resistance to a change in thinking in mathematics education. These findings offer valuable insights to enhance the practice of teaching simple and compound interest rates, underscoring the relevance and challenges of applying Mathematical Inquiry as an innovative pedagogical strategy. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Investigação matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematical investigation | pt_BR |
dc.subject | Juros | pt_BR |
dc.subject | Interest rates | pt_BR |
dc.subject | Cenários para investigação | pt_BR |
dc.subject | Scenarios for investigation | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Financial education | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Financial mathematics | pt_BR |
dc.title | O ensino de juros simples e compostos em uma perspectiva investigativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching simple and compound interest from an investigative perspective | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Érika Maria Chioca | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0024613652139150 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza Junior, Arlindo José de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9047733954063404 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6136763314010047 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0117669740376715 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo buscou desenvolver uma sequência didática pautada na investigação, unindo a Investigação Matemática em Sala de Aula juntamente com os Cenários para Investigação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), confrontando-a com a prática tradicional de ensino matemático. Guiado pela busca dos desafios e potencialidades dessa abordagem no ensino de juros, foi feito um estudo bibliográfico dos autores, do conceito matemático, de produções com mesma abordagem e objeto de estudo, elaboração de uma sequência didática, desenvolvimento na escola e posterior análise qualitativa dos dados produzidos durante o processo. Após o estudo dos principais autores, Pedro da Ponte (2006) e Ole Skovsmose (2000), foi possível estabelecer um diálogo entre eles de maneira propícia a abordar juros simples e compostos dentro da esfera da Educação Financeira ao mesmo tempo que se estabeleceu um sentido prático para os conceitos relacionados com a Matemática Financeira. A análise das notas de campo evidenciou a necessidade de incentivar uma abordagem mais argumentativa e reflexiva em relação aos conceitos matemáticos, em contraposição à mera resolução de exercícios, quando se objetiva uma participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, em consonância com o que foi estudados dos autores. A metodologia investigativa despertou maior engajamento e estimulou a reflexão matemática dos alunos, evidenciando um potencial para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio, resolução de problemas e compreensão conceitual mais aprofundada. Contudo, os desafios na implementação eficaz dessa metodologia foram identificados, principalmente relacionados à familiaridade e resistência dos alunos à mudança de paradigma no ensino de matemática. Esses resultados fornecem insights valiosos para aprimorar a prática de ensino de juros simples e composto, destacando a relevância e os desafios da aplicação da Investigação Matemática como uma estratégia pedagógica inovadora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 80 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 148773705 | - |
Appears in Collections: | TCC - Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoJurosSimples.pdf | TCC | 4.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.