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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-0174-2972
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: “É tudo pra ontem!”: Escolarização de crianças venezuelanas na Educação Infantil em Uberlândia-MG e o papel da afetividade
Autor(es): Oliveira, Josy Marianny Gomes
Primeiro orientador: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
Segundo membro da banca: Silva, Silvia Maria Cintra da
Terceiro membro da banca: Lima, Luciana Pereira de
Quarto membro da banca: Silva, Cirlei Evangelista
Resumo: A presente pesquisa objetivou compreender como se dá a escolarização de uma criança venezuelana que vive no Brasil, bem como investigar como a língua e a afetividade se constituem nesse processo. O Brasil se tornou um dos principais destinos para imigrantes e refugiados venezuelanos. Ainda que exista uma legislação que atenda a esse público, a língua se constitui como obstáculo para a garantia de direitos. A evasão escolar entre estudantes venezuelanos é maior que entre brasileiros e, um dos motivos, seria o baixo número de docentes que falam espanhol. Sendo assim, a língua também se constitui como um desafio para a escolarização. Buscamos compreender como a afetividade pode ser importante para a inclusão e para que sejam pensadas coletivamente novas formas de comunicação possíveis. Realizamos observação participante no período de quatro meses em turma de Educação Infantil da cidade de Uberlândia-MG e entrevista individual e semi-estruturada com as profissionais que atuavam na turma. A análise fundamentou-se nos Núcleos de Significação, sob o viés da abordagem da Psicologia Histórico-Cultural. Constatamos a importância da afetividade no processo de apropriação do espaço escolar e para a própria aprendizagem. As cenas mediadas pela afetividade mostraram novas formas de comunicação que transcendem a comunicação verbal. Entendemos que a afetividade pode e deve ser utilizada para a constituição coletiva de aprendizagens. Nas entrevistas, observamos que as profissionais se sentem solitárias e desamparadas no que diz respeito à atuação com crianças imigrantes. Para elas, sua formação inicial e continuada não as ajudou a lidar com esse novo contexto. Assim, urge a necessidade da criação de políticas públicas que assegurem de fato a inclusão de crianças imigrantes e que garantam às profissionais da educação o apoio frente a esse público crescente em nosso país.
Abstract: The present research aimed to understand how the schooling of a Venezuelan child living in Brazil takes place, as well as to investigate how language and affectivity are constituted in this process. Brazil has become one of the main destinations for Venezuelan immigrants and refugees. Even though there is legislation that serves this audience, language constitutes an obstacle to guaranteeing rights. School dropout among Venezuelan students is higher than among Brazilians and, one of the reasons, would be the low number of teachers who speak Spanish. Therefore, language also constitutes a challenge for schooling. We seek to understand how affectivity can be important for inclusion and for new possible forms of communication to be collectively thought of. We carried out participant observation over a period of four months in an Early Childhood Education class in the city of Uberlândia-MG and individual and semi-structured interviews with the professionals who worked in the class. The analysis was based on the Cores of Meaning, under the perspective of the Historical-Cultural Psychology approach. We noted the importance of affection in the process of appropriating school space and for learning itself. The scenes mediated by affectivity showed new forms of communication that transcend verbal communication. We understand that affectivity can and should be used to create collective learning. In the interviews, we observed that the professionals feel lonely and helpless when it comes to working with immigrant children. For them, their initial and continued training did not help them deal with this new context. Therefore, there is an urgent need to create public policies that actually ensure the inclusion of immigrant children and that guarantee support to education professionals in the face of this growing population in our country.
Palavras-chave: Psicologia escolar
School psychology
Educação infantil
Child education
Crianças venezuelanas
Venezuelan children
Afetividade
Affectivity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Josy Marianny Gomes. É tudo pra ontem!”: Escolarização de crianças venezuelanas na Educação Infantil em Uberlândia-MG e o papel da afetividade. 2023. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39949
Data de defesa: 7-Dez-2023
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