Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39923
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Matheus José da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T12:00:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T12:00:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Matheus José da. Sistema de equivalência de disciplinas. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39923 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Análise de equivalência | pt_BR |
dc.subject | Graduação | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Banco de dados | pt_BR |
dc.title | Sistema de equivalência de disciplinas | pt_BR |
dc.title.alternative | Subject Equivalence System | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Renato Aparecido Pimentel da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4751495Y3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miani, Rodrigo Sanches | - |
dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4299824Z3 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maia, Marcelo de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4791753E8 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As universidades de todo o Brasil, durante certas partes do ano, fazem processos seletivos, seja para o ingresso de novos alunos; ou de transferências, que podem ser tanto internas – de um curso para outro, da própria instituição – ou externas – quando um aluno é oriundo de outra instituição de ensino superior, tanto pública quanto privada. Com isso, os alunos que previamente matriculados noutro curso ou noutra universidade – e que, portanto, já cursaram disciplinas diversas – podem tentar equivalência para determinadas disciplinas do curso em que estão ingressando, por meio de uma solicitação de equivalência. No caso da Universidade Federal de Uberlândia, o aluno preenche um requerimento e preenche uma planilha onde informa, dentre outros dados, qual a carga horária e a ementa das disciplinas, tanto daquelas previamente cursadas quanto das quais deseja obter equiva- lência, através das anteriores. Um professor, membro do Colegiado do curso, analisa se são de fato equivalentes, em um determinado prazo estabelecido pelas Normas da Gra- duação. Este trabalho propõe um Sistema de Equivalência de Disciplinas para auxiliar a Coordenação no cadastro das solicitações feitas, alocando-se um professor para a análise de equivalência, estipulando um prazo máximo para a mesma. O professor por sua vez entrará no sistema e fará tal análise, que possui como forma de auxílio um parecer prévio do sistema a partir de Inteligência Artificial. Dado o registro de equivalência ou não, o mesmo é armazenado numa base de dados que posteriormente poderá ser reutilizada em novas solicitações, visando agilizar todo o processo de análise e reduzir a carga horária empenhada tanto pela Coordenação quanto pelos membros do Colegiado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 48 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 148696709 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SistemaEquivalênciaDisciplinas.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License