Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39920
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mucci, Gabriel Simão | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T19:59:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12T19:59:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.citation | MUCCI, Gabriel Simão. Modelagem Matemática e GeoGebra: uma proposta educativa para a formação em Educação Ambiental de estudantes do Ensino Médio. 2023. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39920 | - |
dc.description.abstract | This work has as objective to present and to discuss an educational proposal, which addresses environmental issues from the perspective of Mathematical Modeling, for high school students, through a dynamic geometric construction in GeoGebra. We look to understand as an educational proposal, in this perspective, presents itself, highlighting the tools and courses used in GeoGebra and, in parallel, articulating with the skills and abilities provided for in the National Common Curricular Base (BNCC). Based on the assumption of qualitative research, we developed an educational proposal to be used by teachers and students in high school mathematics classes; we applied this proposal to students in the first year of high school at a public school; and we discussed this proposal regarding the tools and resources used in GeoGebra, highlighting the articulation with the BNCC predicted skills and abilities. From this, we were able to conclude that, in relation to the guiding question - How are the educational proposals, Mathematical Modeling, for training in Environmental Education for high school students? - it is possible to say that proposals are presented through social elements, related to potential of the proposals, regarding the recognition and treatment of environmental issues, conscience environmental and changes in habits; of pedagogical elements, related to a strategy teaching, which in this work was Mathematical Modeling, covering skills, of three, of the five specific competencies in Mathematics and its Technologies, from BNCC, for the high school; and technological elements, related to the use of digital technologies, such as software GeoGebra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematical modeling | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Function teaching | pt_BR |
dc.subject | Ensino de função | pt_BR |
dc.title | Modelagem Matemática e GeoGebra: uma proposta educativa para a formação em Educação Ambiental de estudantes do Ensino Médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical Modeling and GeoGebra: a educational proposal for training in Environmental Education for students from High schoo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Giselle Moraes Resende | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0155299909204810 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Junior, Arlindo José de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9047733954063404 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Danilo Elias de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0408223386608112 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4746897691328888 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta educativa, que aborda questões ambientais na perspectiva da Modelagem Matemática, para estudantes do Ensino Médio, por meio de uma construção geométrica dinâmica no GeoGebra. Buscamos compreender como uma proposta educativa, nessa perspectiva, se apresenta, destacando às ferramentas e recursos utilizados no GeoGebra e, paralelamente, articulando com as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pautados nos pressupostos da pesquisa qualitativa, elaboramos uma proposta educativa para ser utilizada por professores e estudantes em aulas de Matemática do Ensino Médio; aplicamos essa proposta para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública; e discutimos essa proposta quanto às ferramentas e aos recursos utilizados no GeoGebra, destacando a articulação com as competências e habilidades previstas BNCC. Assim, pudemos concluir que, em relação à questão norteadora – Como se apresentam as propostas educativas, de Modelagem Matemática, para a formação em Educação Ambiental, de estudantes do Ensino Médio? – é possível afirmar que as propostas se apresentam através de: elementos sociais, relacionados às potencialidades das propostas, quanto ao reconhecimento e tratamento das questões ambientais, consciência ambiental e mudanças de hábitos; de elementos pedagógicos, relacionados à uma estratégia de ensino, que neste trabalho foi a Modelagem Matemática, contemplando habilidades, de três, das cinco compentências específicas de Matemática e suas Tecnologias, da BNCC, para o Ensino Médio; e de elementos tecnológicos, relacionados ao uso de tecnologias digitais, como o GeoGebra. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 99 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ModelagemMatemáticaGeoGebra.pdf | 33.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.