Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMucci, Gabriel Simão-
dc.date.accessioned2023-12-12T19:59:44Z-
dc.date.available2023-12-12T19:59:44Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationMUCCI, Gabriel Simão. Modelagem Matemática e GeoGebra: uma proposta educativa para a formação em Educação Ambiental de estudantes do Ensino Médio. 2023. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39920-
dc.description.abstractThis work has as objective to present and to discuss an educational proposal, which addresses environmental issues from the perspective of Mathematical Modeling, for high school students, through a dynamic geometric construction in GeoGebra. We look to understand as an educational proposal, in this perspective, presents itself, highlighting the tools and courses used in GeoGebra and, in parallel, articulating with the skills and abilities provided for in the National Common Curricular Base (BNCC). Based on the assumption of qualitative research, we developed an educational proposal to be used by teachers and students in high school mathematics classes; we applied this proposal to students in the first year of high school at a public school; and we discussed this proposal regarding the tools and resources used in GeoGebra, highlighting the articulation with the BNCC predicted skills and abilities. From this, we were able to conclude that, in relation to the guiding question - How are the educational proposals, Mathematical Modeling, for training in Environmental Education for high school students? - it is possible to say that proposals are presented through social elements, related to potential of the proposals, regarding the recognition and treatment of environmental issues, conscience environmental and changes in habits; of pedagogical elements, related to a strategy teaching, which in this work was Mathematical Modeling, covering skills, of three, of the five specific competencies in Mathematics and its Technologies, from BNCC, for the high school; and technological elements, related to the use of digital technologies, such as software GeoGebra.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectFunction teachingpt_BR
dc.subjectEnsino de funçãopt_BR
dc.titleModelagem Matemática e GeoGebra: uma proposta educativa para a formação em Educação Ambiental de estudantes do Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeMathematical Modeling and GeoGebra: a educational proposal for training in Environmental Education for students from High schoopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Giselle Moraes Resende-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0155299909204810pt_BR
dc.contributor.referee1Junior, Arlindo José de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Danilo Elias de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0408223386608112pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746897691328888pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta educativa, que aborda questões ambientais na perspectiva da Modelagem Matemática, para estudantes do Ensino Médio, por meio de uma construção geométrica dinâmica no GeoGebra. Buscamos compreender como uma proposta educativa, nessa perspectiva, se apresenta, destacando às ferramentas e recursos utilizados no GeoGebra e, paralelamente, articulando com as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pautados nos pressupostos da pesquisa qualitativa, elaboramos uma proposta educativa para ser utilizada por professores e estudantes em aulas de Matemática do Ensino Médio; aplicamos essa proposta para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública; e discutimos essa proposta quanto às ferramentas e aos recursos utilizados no GeoGebra, destacando a articulação com as competências e habilidades previstas BNCC. Assim, pudemos concluir que, em relação à questão norteadora – Como se apresentam as propostas educativas, de Modelagem Matemática, para a formação em Educação Ambiental, de estudantes do Ensino Médio? – é possível afirmar que as propostas se apresentam através de: elementos sociais, relacionados às potencialidades das propostas, quanto ao reconhecimento e tratamento das questões ambientais, consciência ambiental e mudanças de hábitos; de elementos pedagógicos, relacionados à uma estratégia de ensino, que neste trabalho foi a Modelagem Matemática, contemplando habilidades, de três, das cinco compentências específicas de Matemática e suas Tecnologias, da BNCC, para o Ensino Médio; e de elementos tecnológicos, relacionados ao uso de tecnologias digitais, como o GeoGebra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration99pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModelagemMatemáticaGeoGebra.pdf33.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.