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ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-4210-0666
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Algoritmo Evolutivo aplicado ao Problema do Percurso do Cavalo
Título (s) alternativo (s): Evolutionary Algorithm applied to the Knight's Tour
Autor: Nascimento, Murielly Oliveira
Primer orientador: Brasil, Christiane Regina Soares
Primer miembro de la banca: Melo, Wendel Alexandre Xavier de
Segundo miembro de la banca: Gabriel, Paulo Henrique Ribeiro
Resumen: A Computação Bioinspirada é uma área de pesquisa focada no desenvolvimento de técnicas inspiradas em fenômenos da natureza para a solução de problemas intratáveis em tempo polinomial (NP). Neste trabalho, o Algoritmo Evolutivo (AE) é implementado para a solução do Problema do Percurso do Cavalo (PPC). Este algoritmo é fortemente baseado na Teoria Evolucionista de Darwin, em especial, a Seleção Natural. O PPC, por sua vez, é um problema combinatório amplamente utilizado como base para o aprimoramento ou desenvolvimento de algoritmos e para a solução de problemas reais, como a criptograĄa de imagens. Leonhard Euler foi o primeiro a estudá-lo formalmente. O PPC consiste em encontrar uma sequência de movimentos — realizados pela peça de xadrez correspondente ao cavalo — que percorra todo o tabuleiro sem visitar uma casa mais de uma vez. Portanto, este trabalho teve como objetivo implementar o AE para a solução do PPC, melhorando os resultados encontrados na literatura, por meio da implementação de um novo operador de seleção e mutação. Sendo o primeiro, baseado na exploração de um campo de busca maior através do cruzamento de pais dissimilares; e o segundo na troca de genes (casas do percurso) por vizinhos válidos. Os experimentos mostraram que o AE implementado foi capaz de resolver o PPC para tabuleiros 𝑛𝑥𝑛, com 5 ≤ 𝑛 ≤ 20.
Abstract: Bioinspired Computing is an area of research focused on developing techniques inspired by natural phenomena to solve intractable problems in polynomial time (NP). In this work, Evolutionary Algorithm (EA) is implemented to solve the Knight's Tour. This algorithm is strongly based on Darwin's Evolutionary Theory, in particular, Natural Selection. The Knight's Tour, in turn, is a combinatorial problem widely used as a basis for improving or developing algorithms and for solving real problems, such as image encryption. Leonhard Euler was the first to formally study it. The Knight's Tour consists of finding a sequence of moves — made by the chess piece corresponding to the knight — that travels across the entire board without visiting a square more than once. Therefore, this work aimed to implement EA for the Knight's Tour solution, improving the results found in the literature, through the implementation of a new selection and mutation operator. The first is based on the exploration of a larger search field through the crossing of dissimilar parents, and the second is the exchange of genes (pathways) for valid neighbours. The experiments showed that the implemented EA was able to solve Knight's Tour for 𝑛𝑥𝑛 boards, with 5 ≤ 𝑛 ≤ 20.
Palabras clave: Algoritmos Evolutivos
Métodos de otimização
Problema do Percurso do Cavalo
Evolutionary algorithms
Optimization methods
Knight's tour
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: NASCIMENTO, Murielly Oliveira. Algoritmo Evolutivo aplicado ao Problema do Percurso do Cavalo. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39913
Fecha de defensa: 4-dic-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

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