Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39900
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-6740-6792
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-11-27
Título: Efeito antitumoral e antiparasitário de frações proteicas presentes no endocarpo de Caryocar brasiliense
Autor(es): Pereira, Bruna Vilalon
Primeiro orientador: Santiago, Fernanda Maria
Primeiro coorientador: Gardenghi, Carolina de Souza
Segundo membro da banca: Scussel, Ana Carolina de Morais Oliveira
Terceiro membro da banca: Torres, Jhoan David Aguillón
Resumo: A pesquisa de produtos naturais desempenha um papel crucial no avanço do conhecimento e no desenvolvimento de estratégias terapêuticas para doenças de grande impacto, tais sejam elas infecciosas ou crônicas. Caryocar brasiliense, conhecido popularmente como Pequi, é um fruto oleaginoso predominante no cerrado brasileiro. Estudos anteriores evidenciaram a presença de propriedades antitumorais, antioxidantes, antiparasitárias, anti-microbianas e fungicidas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a atividade biológica das frações protéicas presentes no endocarpo de C. brasiliense in vitro, frente às células tumorais MDA-MB 231 e PC3, e contra taquizoítas de Toxoplasma gondii. As frações proteicas foram obtidas por extração fenólica, seguida de purificação e fracionamento por coluna de gel filtração Sephadex G-75, em três picos denominados I, II e III. O ensaio de hemaglutinação não demonstrou atividade lectínica nas amostras. A avaliação da atividade hemolítica indicou citotoxicidade do extrato bruto do endocarpo em concentrações variando de 300 a 4,68 µg/ml. Quanto aos picos obtidos após cromatografia de gel filtração foram observadas hemólise nas concentrações de 300 e 150 µg/ml para os Picos I e II e hemólise para o Pico III na concentração de 300 µg/ml. A atividade antitumoral foi estatisticamente significativa para as células tumorais MDA-MB 231 quando na presença do Pico I e Pico III demonstrando efeito antitumoral de 67,07% e 73,45% respectivamente. Para o ensaio clonogênico foi observado que todos os picos interferiram na expansão das linhagens tumorais, destacando o Pico I que reduziu em 100% as células PC3 e o Pico III reduziu em 71,42% as células MDA-MB 231. Em relação à atividade antiparasitária, o Pico II de C. brasiliense foi a amostra com efeito mais relevante, sendo capaz de inibir a invasão dos taquizoítas de T. gondii em 48,38% e consequentemente no processo de proliferação. Com base nos resultados alcançados, pode-se concluir que frações protéicas quando purificadas do fruto de C. brasiliense apresentam atividades antitumoral e antiparasitária. Portanto futuros estudos são necessários para compreender melhor os mecanismos subjacentes a essas atividades, bem como explorar o potencial dessas frações presentes no endocarpo do Pequi como uma fonte promissora de compostos bioativos com possíveis aplicações terapêuticas.
Palavras-chave: Caryocar brasiliense
Frações proteicas
Antitumoral
Antiparasitário
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Bruna Vilalon. Efeito antitumoral e antiparasitário de frações proteicas presentes no endocarpo de Caryocar brasiliense. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39900
Data de defesa: 27-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biomédicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoAntitumoralAntiparasitário.pdf
  Até 2025-11-27
Artigo de defesa de TCC da aluna de graduação em biomedicina Bruna Vilalon Pereira793.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons