Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39879
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lisboa, Carlos Augusto Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T17:04:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-11T17:04:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | LISBOA, Carlos Augusto Vieira. A independência entre sopro, articulação e dedilhado da flauta doce: os desafios técnicos das duas primeiras partes de Gesti (1966), de Luciano Berio. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39879 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Flauta doce | pt_BR |
dc.subject | Gesti | pt_BR |
dc.subject | Luciano Berio | pt_BR |
dc.title | A independência entre sopro, articulação e dedilhado da flauta doce: os desafios técnicos das duas primeiras partes de Gesti (1966), de Luciano Berio. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Callegari, Paula Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8135954665948577 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Callegari, Paula Andrade | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8135954665948577 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Felipe, Geisa Cerqueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9581750301619250 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vianna, Rosiane Lemos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8277526073539231 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3853058409514388 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a independência entre sopro, articulação e dedilhado da flauta doce na obra de Luciano Berio, intitulada Gesti (gestos, em italiano), publicada em 1966. Frans Brüggen, flautista holandês ao qual a obra foi dedicada, a estreou no ano seguinte, em 1967. O objetivo geral da pesquisa consiste em identificar os desafios técnicos das duas primeiras partes de Gesti, de Luciano Berio, a partir da visão de quatro flautistas entrevistados nesta pesquisa. E os objetivos específicos são: investigar como esses quatro flautistas estudaram a peça; identificar, por meio das entrevistas, os desafios técnicos presentes nestas duas partes da obra; e apresentar estratégias mencionadas pelos entrevistados para superar cada um dos desafios identificados. A pesquisa é de caráter qualitativo e o método utilizado para a investigação foi a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados quatro flautistas em três entrevistas no total: a primeira entrevista realizou-se com dois entrevistados simultaneamente (E1 e E2) e as segunda (E3) e terceira (E4) entrevistas, com um flautista em cada. Nessas entrevistas, relataram os desafios técnicos que a obra pode oferecer ao flautista ao estudá-la, bem como as estratégias que cada um elaborou para superá-los. Dentre estes desafios, a independência entre os aspectos técnicos, a realização das dinâmicas indicadas pelo compositor, as articulações e os dedilhados se mostraram como desafios recorrentes nos relatos de todos os entrevistados. E as estratégias para superá-los foram: apreciar várias versões da peça, com interpretações de flautistas diferentes; desmembrar a obra em pequenos trechos de estudo para trabalhar os elementos técnicos isoladamente; levar em consideração a teatralidade e os gestos nos momentos em que os limites da organologia da flauta doce se impõem, como em situações em que há a indicação de dinâmica 7 na região grave do instrumento; fazer uso das regras de articulação presentes nos tratados publicados entre os séculos XVI e meados do XVII para a execução de diferentes configurações rítmicas; e, para os dedilhados do ostinato da primeira parte, utilizar forquilhas e dar preferência à região grave da flauta para o favorecimento dos harmônicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Carlos Augusto Vieira Lisboa.pdf | TCC | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License