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dc.creatorGoulart, Gustavo Sinezio-
dc.date.accessioned2023-12-08T20:21:36Z-
dc.date.available2023-12-08T20:21:36Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationGOULART, Gustavo Sinezio. Efeitos do feedback de comparação social na aprendizagem motora em condições com diferentes frequências de conhecimento de resultado. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39858-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the effects of positive social comparison feedback on motor learning under conditions with different frequencies for providing knowledge of results (KR). The sample consisted of 64 adults with no prior experience in the proposed task, with a mean age of 26.6 ± 5.3 years, distributed into three groups: positive social comparison feedback plus 100% KR (GS100%), positive social comparison feedback plus 33% KR (GS33%), and positive social comparison feedback without KR (GS). The task involved performing sequences of clicks on a mouse in response to targets on the screen. The study was divided into four phases: baseline (20 attempts), acquisition (105 attempts) on the first day of practice, and, after 24 hours, retention test (20 attempts), and transfer test (20 attempts). Positive social comparison feedback was provided six times, along with different frequencies of KR only in the acquisition phase. Additionally, self-efficacy, perception of competence, and interest questionnaires were administered at different points in the study. The results did not reveal differences between groups in serial reaction time task performance and motivational measures at any phase of the study. It is concluded that providing different frequencies of KR, whether 100%, 33%, or exclusively without KR, does not influence the effects of positive social comparison feedback on motor learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotor learningpt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.titleEfeitos do feedback de comparação social na aprendizagem motora em condições com diferentes frequências de conhecimento de resultadopt_BR
dc.title.alternativeEffects of social comparison feedback on motor learning in conditions with different frequencies of outcome knowledgept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Drews, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro , Gabriela Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122795180034348pt_BR
dc.contributor.referee2Bitter , Sigrid-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525441527450254pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266438741094320pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo verificar os efeitos do feedback de comparação social positivo na aprendizagem motora em condições com diferentes frequências de fornecimento de conhecimento de resultado (CR). A amostra incluiu 64 adultos sem experiência prévia na tarefa proposta, com idade media de 26,6 ± 5,3 anos anos, distribuíduos em três grupos: feedback de comparação social positivo mais 100% de CR (GS100%), feedback de comparação social positivo mais 33% de CR (GS33%) e feedback de comparação social positivo sem fornecimento de CR (GS). A tarefa consistiu em realizar sequências de cliques em um mouse em resposta a alvos na tela de um computador. O estudo foi dividido em quatro fases: baseline (20 tentativas), aquisição (105 tentativas) no primeiro dia de prática e, após 24h, teste de retenção (20 tentativas) e teste de transferência (20 tentativas). O feedback de comparação social positivo foi fornecido seis vezes, junto a diferentes frequências de CR apenas na fase de aquisição. Além disso, questionários de autoeficácia, percepção de competência e interesse foram aplicados em diferentes momentos do estudo. Os resultados não revelaram diferença entre os grupos no desempenho da tarefa de tempo de reação seriado e nas medidas motivacionais em nenhum fase do estudo. Conclui-se que fornecer diferentes frequências de CR, sejam elas de 100%, 33% e exclusivamente sem fornecimento de CR, não influenciam os efeitos do feedback de comparação social positivo na aprendizagem motora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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