Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39831
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-0144-731X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Entre o ideal e o possível: uma revisão narrativa sobre o efeito dos ideais sociais na possível maternidade da mulher contemporânea
Autor(es): Soares, Yasmim Mendonça de Freitas
Primeiro orientador: Clemens, Juçara
Primeiro membro da banca: Elias , Marisa Aparecida
Segundo membro da banca: Teixeira , Bruna Caixeta Alves
Resumo: A inclusão da mulher no mercado de trabalho, os avanços tecnológicos e a ampliação da liberdade de escolha diante da maternidade, somou-se ao resultado do censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o qual indicou que houve uma queda na taxa de natalidade prevista. Essas informações não impedem que as mulheres continuem atreladas às representações sociais e culturais, as quais a relacionam aos trabalhos reprodutivos, tal como cuidar de crianças. O objetivo deste trabalho foi conhecer como o ideal de maternidade, construído ao longo do tempo pela sociedade, influencia a decisão e o exercício da maternidade. Para tal foi realizada uma revisão narrativa a partir da análise de artigos encontrados em plataformas eletrônicas que demonstrou que o ideal de maternidade gera uma gama de expectativas, influenciadas pelo mito do amor materno e pela imagem da mãe perfeita, criando um conflito na inserção da mulher contemporânea no mundo profissional e em relação aos seus próprios projetos de vida, diante da constante exigência da maternidade. As mães se queixam de sobrecarga, ausência de rede de apoio, culpa e solidão diante da dificuldade de experienciar as previsões do ideal de maternidade. Conclui-se que o discurso maternalista objetivando a permanência da mulher nos espaços privados socialmente destinados a elas, cria uma realidade opressiva e limitante ao desconsiderar limites físicos e emocionais na maternidade. No entanto, ao abordar o tema é necessário levar em consideração particularidades contextuais como raça, classe social, idade e a existência de experiência prévia com a maternidade, por isso, mais estudos são necessários para uma compreensão aprofundada.
Palavras-chave: Maternidade
Ideal de maternidade
Ideais sociais
Psicanálise
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOARES, Yasmim Mendonça de Freitas. Entre o ideal e o possível: uma revisão narrativa sobre o efeito dos ideais sociais na possível maternidade da mulher contemporânea. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39831
Data de defesa: 24-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EntreIdealPossível.pdfTCC163.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons