Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39826
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Title: Mulheres em cargos técnicos no voleibol profissional: produção do conhecimento em periódicos da Educação Física
Author: Vieira, Gabryella Maria de Avelar
First Advisor: Nicolino, Aline da Silva
First member of the Committee: Ribeiro, Gabriela Machado
Second member of the Committee: Bertoni, Sônia
Summary: O interesse em investigar sobre o tema surgiu da minha experiência e vivência que as mulheres estão presentes nos jogos, mas como jogadoras ou na arquibancada. Diante dessa realidade, que não é pontual, mas nacional, este estudo busca conhecer, por meio da produção acadêmica da Educação Física, o que os trabalhos trazem sobre essa não ocupação das mulheres em cargos de liderança no voleibol profissional. A partir de pesquisa do tipo descritiva, valendo-se da abordagem qualitativa, foi realizado buscas em periódicos da Educação Física com Qualis CAPES no quadriênio 2013-2016 (A2-B3), por meio dos descritores voleibol, treinadoras e técnicas. Ao todo, foram encontradas 219 produções que abarcavam os termos, contudo, somente três (3) trabalhos entraram para a amostra de análise, por tratar sobre mulheres ocupando cargos de liderança no voleibol profissional. São eles: FERREIRA, Heidi. et al (2017), ROMARIZ, Sandra. B.; VOTRE, Sebastião. J.; MOURÃO, Ludmila e MOURÃO, Ludmila. et al. (2015). A análise dos textos mostra que as maiores dificuldades enfrentas pelas mulheres em ocupar esses cargos estão relacionadas aos preconceitos sofridos, como a desigualdade salarial, a falta de oportunidade para ocupar esses cargos e as questões de gênero, como ter que conciliar a vida pessoal com a falta de profissionalização no esporte, impossibilitando que a maior parte das mulheres permaneçam nessa profissão.
Abstract: The interest in investigating the topic arose from my experience and experience that women are present at games, but as players or in the stands. Faced with this reality, which is not specific, but national, this study seeks to understand, through the academic production of Physical Education, what the works bring about this non-occupation of women in leadership positions in professional volleyball. Based on descriptive research, using a qualitative approach, searches were carried out in Physical Education journals with Qualis CAPES in the four-year period 2013-2016 (A2-B3), using the descriptors volleyball, coaches and techniques. In total, 219 productions were found that covered the terms, however, only three (3) works were included in the analysis sample, as they dealt with women occupying leadership positions in professional volleyball. They are: FERREIRA, Heidi. et al (2017), ROMARIZ, Sandra. B.; VOTE, Sebastião. J.; MOURÃO, Ludmila and MOURÃO, Ludmila. et al. (2015). The analysis of the texts shows that the greatest difficulties faced by women in occupying these positions are related to the prejudices suffered, such as salary inequality, the lack of opportunity to occupy these positions and gender issues, such as having to reconcile personal life with work. lack of professionalization in sport, making it impossible for most women to remain in this profession.
Keywords: Ausência
Gênero
Treinadoras
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: VIEIRA, Gabryella Maria de Avelar. Mulheres em cargos técnicos no voleibol profissional: produção do conhecimento em periódicos da Educação Física. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39826
Date of defense: 23-Nov-2023
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MulheresCargosTécnicos.pdf
  Until 2025-11-23
190.57 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.