Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39808
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Efeitos do feedback de vídeo na aprendizagem do passe do futebol |
Título (s) alternativo (s): | Effects of video feedback on learning to pass in soccer |
Autor: | Sousa, Bruno Alves |
Primer orientador: | Drews, Ricardo |
Primer miembro de la banca: | Ribeiro, Gabriela Machado |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Vinícius Jordão |
Resumen: | O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito do feedback de vídeo na aprendizagem do passe do futebol. A amostra foi composta por 28 adultos voluntários, de ambos os sexos (8 homens e 20 mulheres), com idade média de 21,25 ± 2,73 anos. A tarefa motora analisada foi o passe do futebol e tinha como meta acertar a um alvo, centralizado, localizado a uma distância de 13 metros. O estudo foi composto de quatro etapas denominadas de pré-teste (5 tentativas), fase de aquisição (50 tentativas), teste de retenção (10 tentativas) e teste de transferência (10 tentativas, com a realização do passe a uma distância de 18 metros). Os participantes foram designados quase-aleatoriamente para o grupo de feedback de vídeo (n = 14), que recebeu o feedback de vídeo após 50% das tentativas da fase de aquisição; e o grupo controle (n = 14), que não recebeu o feedback de vídeo após nenhuma tentativa. As medidas utilizadas para avaliar o desempenho dos passes foram a distância do pé de apoio, que se refere à distância do centro da bola até o calcanhar do pé de apoio; a maior distância do pé de passe, que se refere como a maior distância entre o centro da bola e o maléolo lateral do pé de passe, no momento em que o participante começa a iniciar o passe; a velocidade resultante e a velocidade horizontal da bola depois do passe. Para extração dos dados, foi o utilizado o software Kinovea 0.9.5. Os resultados encontrados não revelaram diferenças significativas entre o grupo de feedback de vídeo e o grupo controle nas medidas analisadas no pré-teste, teste retenção e teste de transferência. Conclui-se que o fornecimento de feedback de vídeo não levou a parâmetros distintos de padrão de movimento do passe do futebol na análise do seu processo de aprendizagem motora. |
Abstract: | The objective of this study was to verify the effect of video feedback on learning to pass the ball in soccer. The sample consisted of 28 adult volunteers of both sexes (8 men and 20 women), with an average age of 21.25 ± 2.73 years. The motor task analyzed the soccer pass and its goal was to kick a ball towards a centralized target located at a distance of 13 meters. The study consisted of four stages: a pre-test (5 attempts), an acquisition phase (50 attempts), a retention test (10 attempts) and a transfer test (10 attempts, with a pass at a distance of 18 meters). Participants were assigned almost randomly to the video feedback group (n = 14), which received video feedback after 50% of the trials in the acquisition phase; and the control group (n = 14), which did not receive video feedback after any attempt. The measurements used to assess passing performance were the distance of the supporting foot, which refers to the distance from the center of the ball to the heel of the supporting foot; the greatest distance from the kicking foot, which is defined as the greatest distance between the center of the ball and the lateral malleolus of the kicking foot, at the moment the participant starts to kick; the resultant velocity and the horizontal velocity of the ball after the kick. Kinovea 0.9.5 software was used to extract the data. The results showed no significant differences between the video feedback group and the control group in the measures analyzed in the pre-test, retention test and transfer test. It is concluded that the provision of video feedback did not lead to different movement pattern parameters of the soccer pass in the analysis of its motor learning process. |
Palabras clave: | Aprendizagem motora Esporte Feedback |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SOUSA, Bruno Alves. Efeitos do feedback de vídeo na aprendizagem do passe do futebol. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39808 |
Fecha de defensa: | 29-nov-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EfeitosFeedbackVídeo.pdf | 359.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.